Ford Bronco Sport 2024: o que saber antes de comprar um
Lançado há três anos no Brasil, o Ford Bronco Sport estranhamente não parece ter envelhecido, ao menos quando tratamos do visual do SUV médio que briga diretamente com modelos como Jeep Compass. É verdade que na linha de SUVs da marca do oval azul ainda temos o Territory posicionado logo abaixo, mas é o Bronco que tem mais potência e desenvoltura no off-road.
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Quando surgiu, o SUV médio da Ford foi bastante criticado pelo seu preço de lançamento, mas desde que o mercado teve uma alta de valores, os concorrentes acabaram ficando alinhados ao preço do Bronco Sport. O SUV já ganhou uma atualização nos Estados, mas enquanto ele não chega aqui, confira agora o que você deve saber antes de comprar um Ford Bronco Sport 2025.
Ford Bronco Sport 2024 – Características
1) Motor: 2.0 turbo de quatro cilindros da Ford com 253 cv e 38,7 kgfm de torque.
2) Câmbio: automático de 8 marchas.
3) Dimensões: 4.386 mm de comprimento; 2.670 mm de entre-eixos; 1.888 mm de largura; 1.813 mm de altura; 482 litros de porta-malas; 64 litros de tanque de combustível; 1.718 kg de peso em ordem de marcha.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 11.832
Ford Bronco Sport 2024 – Pontos positivos
Motor 2.0 turbo
Desde que surgiu no mercado nacional, o Ford Bronco Sport foi elogiado pelo seu motor turbo 2.0 Ecoboost. Na primeira safra rendia 240 cv, mas desde 2022 o SUV passou a entregar bons 253 cv, se igualando a configuração da picape Maverick. O que não mudou desde então é que o utilitário entrega bastante força, não parecendo sentir o peso mais elevado em acelerações. As retomadas são ágeis em uso rodoviário, o que transmite bastante segurança para um carro familiar. A parceria com o câmbio automático de oito marchas é telepática e tem trocas suaves, formando um ótimo conjunto que é um dos seus chamarizes ao longo desses três anos à venda.
Desenho
Atire a primeira pedra quem nunca parou para observar com maior atenção as linhas do Bronco Sport. É verdade que em seu lançamento as linhas tinham mais destaque pelo fator novidade, mas ao rodar nos dias de hoje pelas ruas fica evidente o quanto o modelo ainda desperta olhares, ainda mais nessa bela cor verde Fuji, que deixa o SUV com desenho ainda mais destacado. Os faróis redondos com assinatura em LED e as lanternas verticais na traseira dão tom da robustez em um segmento no qual a concorrência aposta em estilo mais esportivo e de carro de passeio. Ou seja, quem comprar um Bronco Sport terá um modelo com uma certa exclusividade, seja pelo design ou por ser pouco visto nas ruas.
Suspensão
A calibração da suspensão do Bronco Sport é outro ponto notável do utilitário. A maciez do conjunto é elogiável tanto quando se passa em lombas e valetas em grandes cidades, como também na rodagem em estradas de terra. Mas nem por isso o SUV deixa de ser divertido, já que a carroceria não oscila muito para um utilitário desse e ainda transmite segurança em curvas mais fechadas, mérito da configuração da suspensão traseira independente. Felizmente foge do daquele estereótipo de SUV norte-americano molenga.
Modos de condução
Equipado com tração integral sob demanda, o Bronco Sport conta ainda com modos de condução para que o utilitário se adapte a diferentes situações. Ao todo são sete modos: Normal, Eco, Escorregadio, Esportivo, Lama/Terra, Areia, Rock Crawl. No modo escorregadio o SUV pode tracionar as rodas de forma mais progressiva em ambientes de pista molhada ou neve (algo para a América do Norte), enquanto no modo esportivo o acelerador fica mais reativo com uma leve pisada. É uma versatilidade interessante e que na prática funciona bem.
Bancos
Além do conforto propiciado pela suspensão bem calibrada, o SUV médio da Ford também capricha nos bancos. O assento do motorista oferece bom apoio para as pernas e lombar, enquanto a espuma tem boa densidade sem ser desconfortável. A posição de dirigir também é cômoda e não cansa em longas viagens, sem contar que a ergonomia também é favorável para acessar o multimídia e os demais comandos.
Vidro basculante
Pode parecer besteira, mas o Ford Bronco Sport conta com vidro traseiro basculante. Ou seja, se o porta-malas de 482 litros estiver abarrotado, é possível acessar o bagageiro pela abertura do vidro. É um recurso que parece simples, mas que ajuda bastante na convivência.
Ford Bronco Sport 2024 – Pontos negativos
Consumo
De acordo com os números divulgados pelo Inmetro, o Bronco Sport 2.0 turbo a gasolina pode rodar até 8,6 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Mas em nosso convívio, principalmente no trajeto casa-trabalho e retorno as médias não eram empolgantes, pois no trânsito diário o modelo não passava muito de 7,2 km/litro. É algo que você tem que colocar na conta quando adquire um SUV com mais de 250 cv e tração nas quatro rodas, que penaliza o consumo.
Central multimídia
Equipado com uma central multimídia com tela de 8 polegadas, o Bronco Sport já não disfarça a idade do projeto por conta da definição de imagem e pelo layout mais datado que basicamente é o mesmo do antigo Ford Ka. Assim o SUV já poderia oferecer no mercado nacional um display de melhor resolução, que, curiosamente, parece até pior mesmo que da pequena tela colorida que vai no quadro de instrumentos.
Espelhamento
Outro pênalti do SUV é o sistema de espelhamento de smartphones. Enquanto até carros de entrada hoje no Brasil contam com suporte a Apple CarPlay e Androi Auto sem fio, no Bronco Sport você terá que tirar aquele cabo USB da mochila e conectá-lo para ter a opção de espelhar seu celular no multimídia. O tamanho da central e a conexão sem fio já estão presentes no novo Bronco Sport 2025 nos EUA e não deve demorar para desembarcar por aqui.
Ford Bronco Sport 2024 – Ficha técnica
Motor: 2.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 10:1
Potência (G): 253 cv a 5.500 rpm
Torque (G): 38,7 kgfm a 3.000 rpm
Peso/potência: 6,79 kg/cv
Peso/torque: 44,4 kg/kgfm
Câmbio: automático, 8 marchas
Tração: 4x4 com bloqueio de diferencial
0 a 100 km/h: 8 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h (controlados eletronicamente)
Consumo Inmetro: 8,6 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com gasolina
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira) e MultiLink (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 11,4 m; Cx, não divulgado; vão livre do solo, 223 mm; ângulo de ataque 30,4°; ângulo central, 24,4°, ângulo de saída, 33,1°; capacidade de imersão, 600 mm; peso em ordem de marcha, 1.718 kg; carga útil, 441 kg; capacidade de reboque, 900 kg; tanque de combustível, 64 litros.
Ford Bronco Sport 2024 – Equipamentos de série
- Alarme
- Controles de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampas
- Controle eletrônico anticapotamento
- Nove airbags (frontais, laterais dianteiros, laterais traseiros, de cortina e de joelho para o motorista)
- Frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestre
- Alerta de ponto cego
- Assistente de permanência em faixa
- Leitor de placas de velocidade
- Assistente de manobras evasivas
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Controle de cruzeiro off-road (até 32 km/h à frente e 10 km/h à ré)
- Sensores traseiros de estacionamento;
- Câmera de ré
- Câmera frontal para off-road
- Sensores de luminosidade e chuva
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Pintura bicolor com teto em preto brilhante
- Faróis full-LED com farol alto automático
- Faróis de neblina dianteiros
- Gancho para reboque dianteiro,
- Protetor de cárter
- Faróis de LED
- Lanternas traseiras parcialmente em LED
- Rodas de liga leve aro 17” com acabamento escurecido
- Pneus Pirelli Scorpion AT de uso misto
- Barras longitudinais de teto
- Retrovisores externos com luzes de direção integradas
- Vidro do porta-malas com abertura independente
- Sete modos de condução (Normal, Eco, Escorregadio, Esportivo, Lama/Terra, Areia e Pedra)
- Painel de instrumentos analógico com computador de bordo digital colorido de 7”
- Central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay via cabo
- Carregador de celulares por indução
- Som Bang&Ollufsen com 10 alto-falantes, um subwoofer e 1.000 Watts
- Tomada USB e 12V dianteira; tomada 12V e 110V traseira; tomada 110V no porta-malas;
- Aplicativo Ford Pass para acesso a funções e comandos do veículo via celular
- Navegador GPS
- Chave presencial
- Partida do motor por botão
- Volante revestido em couro com regulagem manual de altura e profundidade
- Borboletas para troca de marchas na coluna de direção
- Freio de estacionamento eletrônico com auto hold
- Retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos
- Retrovisor fotocrômico
- Ar-condicionado digital de duas zonas com duto para o banco traseiro
- Tomada 12V
- Bancos dianteiros com aquecimento em três níveis
- Banco do motorista com regulagem elétrica e do passageiro dianteiro com ajustes manuais
- Banco traseiro com encosto rebatível bipartido
- Porta-objetos sob o assento direito
- Apoio de braço com porta-copos central
- Console de teto com porta-óculos
- Teto solar
O que saber antes de comprar um
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.