Ford Ranger gabarita teste e VW Amarok fica com três estrelas no Latin NCAP
As picapes Ford Ranger e Volkswagen Amarok participaram da última rodada de testes de segurança do Latin NCAP. A picape americana conseguiu nota máxima, enquanto a veterana da marca alemã ficou com apenas três estrelas.
Começando pela Ford Ranger, a picape da marca norte-americana igualou a Mitsubishi Triton, que também foi testada recentemente em sua nova geração. Segundo o Latin NCAP, a Ranger tem estrutura estável após as colisões e bons índices de proteção nos impactos frontal, lateral e contra poste.
Você também pode se interessar por:
- Mitsubishi Triton é primeira picape cinco estrelas do Latin NCAP
- Por que os testes do Latin NCAP mais enganam do que ajudam o brasileiro
- Ford Ranger e Volkswagen Amarok usam o mesmo motor V6 turbodiesel?
- Ford prepara 10 lançamentos para 2025; veja quais são
As notas foram as seguintes: 93% de proteção aos adultos, 90% para crianças, 75% para proteção de pedestres e 92% em sistemas de assistência à segurança, o que caracteriza a nota de cinco estrelas.
O pior desempenho da Ranger foi no teste de whiplash, ou seja, do efeito chicote quando há um acidente envolvendo a traseira do veículo. Neste teste, a proteção foi considerada marginal.
Já a Volkswagen Amarok, que passou por uma reestilização, mas não trocou de geração – lembrando que a atual geração da Amarok para outros mercados é feita em parceria justamente com a Ford Ranger – também manteve integridade da estrutura.
No entanto, as proteções para peito do motorista e do passageiro ficaram como marginal e adequada, respectivamente. Além disso, a picape da Volkswagen tirou notas consideravelmente menores na proteção para pedestre (62%) e em assistência à segurança (66%).
Vale ressaltar que as duas possuem itens como seis airbags, além dos controles de tração e estabilidade. Todavia, a Ranger ainda é equipada com airbag de joelho e frenagem automática de emergência, ambos como itens de série.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.