GAC Aion UT: como é o hatch elétrico rival de BYD Dolphin
GAC Aion UT. Guarde esse nome. O novo hatch elétrico apresentado no Salão de Guangzhou, na China, pode surgir nas ruas brasileiras em breve para concorrer com BYD Dolphin e GWM Ora. Em setembro a Guangzhou Automobile Group (GAC) anunciou sua chegada ao Brasil com um investimento de quase R$ 6 bilhões para os próximos cinco anos.
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Com design leve e linhas arredondadas, o modelo tem carroceria em dois tons, faróis de LED e lanternas em formato de “C” que lembram um Mini Cooper antigo. Dependendo da versão de acabamento, as rodas podem ser aro 16 ou 17.
O porte é de carro compacto, com 4,27 metros de comprimento, porém o entre-eixos de 2,75 m é apenas 4 cm menos que o de um Jeep Commander, por exemplo. Elétrico, o GAC Aion UT tem o equivalente a 134 cv de potência e pode atingir 150 km/h de velocidade máxima.
Já a bateria de fosfato ferro-lítio (LFP) tem 68,1 kWH de capacidade — no Dolphin são 44,9 kWh, por exemplo — e, pelo ciclo chinês NEDC, a autonomia chega a 600 km. Quando desembarcar no Brasil e for homologado pelo Inmetro, o hatch chinês deve ter um número perto entre 400 km e 450 km. O BYD tem 291 km.
O minimalismo de fora se reverbera para o interior do Aion UT. Saem os botões e entram as telas. São duas: de 8,8 polegadas do quadro de instrumentos digital e outra de 14,6” do sistema de entretenimento que flutua pelo painel. Reúne os principais comandos do carro, além de ser compatível com Apple Carplay e assistência por voz com inteligência artificial.
Na China, o hatch será posicionado como um carro elétrico de entrada, justamente para rivalizar com os conterrâneos chineses de BYD e GWM, além do Volkswagen ID.3.