Ghost Car: a história do carro fantasma construído na década de 1930
Passa ano, vem ano, e o setor automotivo sempre é surpreendido por modelos bizarros apresentados em feiras de tecnologia. Sejam veículos com design controverso, modelos construídos por empresas de telefonia e uma série de outros projetos inusitados.
Entretanto, basta viajar para o século passado para entender que ideias desse tipo acompanharam a indústria automobilística desde os primórdios. Em 1939, a General Motors apresentou na exposição “New York World’s Fair”, o “Ghost Pontiac”, um modelo Deluxe Six de quatro portas da Pontiac, com a carroceria produzida totalmente em acrílico transparente.
Para aumentar a transparência do “carro fantasma”, a GM ainda teve o cuidado de colocar borrachas brancas, inclusive pneus brancos, na unidade exposta. O modelo fazia parte de um pavilhão com invenções que a marca acreditava que fariam parte do futuro do setor, chamado de “Futurama”.
Naquele momento, o conglomerado automotivo aproveitava o boom do plástico, visto como material do futuro pela indústria nos anos 1930, para surpreender os visitantes da feira. Afinal, esse tipo de material ainda era raro na época, e o projeto era o primeiro veículo fabricado em escala real nos Estados Unidos com esse tipo de polímero.
A General Motors aproveitou o sucesso da exposição e os olhares voltados ao modelo para fazer uma ação de marketing da Pontiac, dizendo que o projeto mostrava o valor oculto dos carros da marca.
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Foi uma boa sacada, já que o protótipo era totalmente funcional, equipado com motor seis-cilindros em linha de 3,6 litros e 85 cv, e uma caixa manual de três marchas selecionáveis pela coluna de direção. Ele ainda abria e fechava portas e janelas.
Porém, ao que tudo indica, o objetivo inicial da GM era realmente chamar atenção para o material que tinha um forte potencial para modificar a fabricação de veículos. E que anos depois se mostraria uma previsão certeira, já que o plástico é usado atualmente em larga escala nos automóveis.
Não se sabe ao certo por quem foi tocado o projeto, afinal, há publicações indicando que o veículo é todo idealizado pela General Motors, assim como há os que apontam uma parceria entre o grupo com a Rohm and Hass - grupo químico que inventou o Plexiglass.
O “carro fantasma" fez tanto sucesso que ganhou uma segunda unidade em 1940, e ambas eram enviadas para as concessionárias da Pontiac para exposição. Ao que tudo indica, o primeiro projeto custou cerca de US$ 25 mil, e foi leiloado em 2011 por US$ 308 mil. Infelizmente, desde então não fez mais aparições públicas.
Imagens: reprodução/internet e Autoevolution
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.