Honda City Hatchback EXL 2024: o que saber antes de comprar um

Hatch traz espaço interno generoso e motor 1.5 com bom consumo
Diego Dias
Por
31.05.2024 às 19:25 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Hatch traz espaço interno generoso e motor 1.5 com bom consumo

Presente no mercado brasileiro desde 2021, a atual geração do Honda City surgiu com a missão de tentar ocupar a lacuna deixada pelo Civic, enquanto o City Hatchback surgiu para substituir o saudoso Fit. Três anos se passaram e em breve a família ganhará um facelift, mas enquanto isso não acontece, apontamos o que você deve saber antes de comprar o hatch.

Você também pode se interessar por:

Tivemos contato com o Honda City Hatchback EXL 2024, configuração intermediária do hatch japonês que fica posicionada acima da versão EX e logo abaixo da topo de linha Touring. É verdade que o modelo não deve demorar para mudar em terras tupiniquins, mas ainda sim traz uma proposta interessante para o segmento, mesmo que seu preço seja elevando em relação a concorrência.

Honda City Hatchback EXL – Características

1) Motor: 1.5 aspirado de quatro cilindros da Honda com 126 cv e 15,8 kgfm de torque.

2) Câmbio: automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas.

3) Dimensões: 4.341 mm de comprimento; 2.600 mm de entre-eixos; 1.748 mm de largura; 1.498 mm de altura; 268 litros de porta-malas; 400 kg de carga útil; 39,5 litros de tanque de combustível; 1.177 kg de peso em ordem de marcha.

4) Revisões até 60.000 km: R$ 6.015,56

Honda City Hatchback EXL 2024 – Pontos positivos

Câmbio CVT

Equipado com motor 1.5 aspirado de injeção direta de até 126 cv de potência, o City traz um desempenho até que interessante, por mais que não tenha se convertido a moda dos motores turbinados. Mas o destaque mesmo dele é seu câmbio automático tipo CVT com simulação de sete marchas, que simula bem as trocas e sempre roda em giro baixo na cidade, baixando o giro conforme as trocas virtuais são feitas no câmbio. Tem até paddle shift para o motorista “ficar mais no controle”.

Espaço interno

Não há dúvidas que o espaço interno do City Hatchback é um de seus destaques, tanto que é possível até cruzar as pernas no assento traseiro mesmo que um motorista de maior estatura dirija. Destaque ainda para o piso quase plano na parte traseira, que permite que o passageiro do meio vá melhor acomodado.

Acabamento

Quando comparamos com o que temos no segmento, o acabamento interno do Honda City Hatchback EXL também é um dos seus chamarizes. É verdade que há bastante plástico rígido, como é padrão no segmento, mas o hatch capricha bela boa montagem e partes macias ao toque em parte do painel e painéis das portas.

Conforto

Ponto positivo também do City Hatchback é o conforto, seja pela suspensão bem calibrada entre maciez e boa estabilidade ou mesmo pela boa densidade de espuma dos bancos. Vale dizer que a marca japonesa é uma das referências em calibração de suspensão no mercado nacional.

Economia

Mesmo na escola tradicional de motor aspirado, o City Hatchback é um dos carros mais econômicos em seu segmento, tanto que faz até 13,3 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina. Quando abastecido com combustível vegetal, os números caem para 9,1 km/l e 10,5 km/h, respectivamente.

Magic Seat

O sistema de bancos Magic Seat é a maior herança do saudoso Fit nos carros da Honda. No City o esquema modular do assento traseiro transforma o hatchback em uma verdadeira perua quando tem a segunda fileira rebatida, já que ela fica alinhada ao porta-malas, deixando o piso totalmente plano.

Honda City Hatchback EXL – Pontos negativos

Porta-malas

Um dos maiores pênaltis do hatch é o seu porta-malas, que disparadamente tem uma das menores capacidades no segmento, comportando somente 268 litros. Para efeito de comparação, o VW Polo e Hyundai HB20 tem porta-malas com 300 litros, enquanto o Chevrolet Onix comporta 275 litros.

Balanço dianteiro

Com 4,34 metros de comprimento, o City Hatchback é um dos modelos de maior dimensão do segmento, mas o tamanho avantajado do seu balanço dianteiro o faz raspar o para-choque com maior facilidade. Por isso fica a atenção na hora de passar por valetas e entradas de garagem.

Tanque de combustível

O City Hatchbak é um carro econômico, mas sua autonomia em viagens, principalmente, seria ainda melhor caso tivesse um tanque de combustível de maiores dimensões. Afinal, estamos falando de um tanque de 39,5 litros.

Preço

Tabelado em R$ 129.100, o Honda City Hatchback EXL não é exatamente o rei do custo x benefício. Isso porque seu preço é maior até do que versões topo de linha de concorrentes, com o detalhe que o hatch japonês se trata de uma variante intermediária.

Honda City Hatchback EXL 2024 - Ficha técnica

Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, DOHC, comando variável de válvulas de admissão, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: não divulgada

Potência: 126/126 cv (G/E) a 6.200 rpm

Torque: 15,5/15,8 kgfm (G/E) a 4.600 rpm

Peso/potência: 9,4/9,4 kg/cv (G/E)

Peso/torque: 76,1/74,7 kg/kgfm

Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 10,6 segundos

Velocidade máxima: 186 km/h

Dimensões: comprimento, 4.341 mm; entre-eixos, 2.600 mm; largura, 1.748 mm; altura, 1.498 mm; porta-malas, 268 litros; tanque de combustível, 39,5 litros; peso em ordem de marcha, 1.180 kg.

Honda City Hatchback EXL 2024 – Itens de série

  • Alarme de segurança com imobilizador
  • Freios com sistemas ABS e EBD (Anti-Lock Braking System / Electronic Brake Distribution)
  • EBA (Emergency Brake Assist)
  • Sistema VSA (Vehicle Stability Assist - Assistente de tração e estabilidade)
  • Sistema HSA (Hill Start Assist - Assistente de partidas em aclive)
  • ESS (Emergency Stop Signal) - Sistema de luzes de emergência
  • Airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags)
  • Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento
  • Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
  • Trava infantil nas portas traseiras
  • Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
  • Câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas)
  • Alerta de pressão dos pneus
  • Lanternas traseiras em LED
  • Luz de placa em LED
  • Antena tipo Tubarão
  • Limpador de para-brisa com função intermitente com ajuste de velocidade
  • Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico, com rebatimento automático
  • Conjunto óptico com DRL em LED (Luzes de Rodagem Diurna)
  • Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular)
  • Faróis de neblina
  • myHonda Connect - Conexão única entre você e o seu Honda
  • Sensores de estacionamento com aviso sonoro traseiros
  • Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
  • Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com "um toque" em todas as portas com anti-esmagamento
  • Piloto automático (Cruise Control)
  • Alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Porta-revistas no banco passageiro e motorista
  • Desligamento automático dos fárois após 15 segundos
  • Tomada 12 Volts dianteira
  • Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
  • Espelhos no quebra sol
  • Ar-condicionado Digital Automático com ventilação para os ocupantes traseiros
  • Botão de partida do motor (START/STOP)
  • Banco traseiro Bipartido (60/40) Com exclusiva tecnologia Magic Seat
  • Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro*
  • Revestimento dos bancos de couro na cor Preta
  • Bancos com Estabilizador Corporal - Maior conforto e ergonomia
  • Interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto™ com Voice Tag
  • Alto-falantes de 20W cada - 4 alto-falantes
  • Multimídia 8” touchscreen com interface sem fio para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto™ com Voice Tag, câmera de ré e USB
  • Controle de áudio no volante
  • Painel digital TFT 7" de alta resolução (Thin-Film Transistor)
  • Chave com função Smart Entry de destravamento e travamento das portas por sensor de aproximação, abertura do porta-malas, abertura e fechamento dos vidros.
  • Console central com acabamento em couro e apoio de braço

O que você deve saber antes de comprar um

Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários