Honda Civic Type R 2023, o hot hatch de 300 cv em 11 detalhes arrebatadores
Mais rápido, mais exclusivo e mais caro. Tudo isso conta um pouco do novo Honda Civic Type R, que acaba de ser lançado em nosso mercado. Depois de uma série de ensaios para a chegada da versão mais esportiva do modelo nos últimos anos, a configuração enfim está no Brasil, mas será limitada a 100 unidades, que devem ser vendidas até o fim deste ano.
O primeiro lote será vendido por R$ 434.990 e é composto de 17 unidades. As demais unidades virão depois, custando R$ 429.990. Ficarão mais baratas por perderem o alerta de tráfego cruzado traseiro, item que será exclusivo dos exemplares iniciais.
A versão mais esportiva do Civic nunca havia sido vendida no Brasil, que se contentava com a Si. Agora, chega com um poderoso motor 2.0 turbo a gasolina de quase 300 cv de potência e mais de 40 kgfm de torque, aliado a um câmbio manual de seis marchas para conquistar os fãs da marca, e ainda colocar uma pedra no sapato da Toyota, que trará o GR Corolla em breve ao Brasil.
A Mobiauto foi convidada pela Honda para conhecer o modelo e testá-lo no Autódromo Veloccita, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, e conta todos os detalhes agora.
Honda Civic Type R 2023 - Preço: R$ 434.990
11 detalhes matadores do Civic Type R
1) Visual chamativo: um bom esportivo chama atenção pelo seu visual, e com o Civic Type R não é diferente. A versão aposta em para-choques robustos, com grandes tomadas de ar, e saias por todo o perímetro da carroceria, deixando o visual ainda mais agressivo e baixo. O que mais chama atenção, claro, são as rodas de 19 polegadas com pneus de perfil baixo, o escapamento traseiro com três saídas e um grande aerofólio traseiro.
2) Acabamento: por dentro, o vermelho é a cor que mais chama atenção. Os bancos recebem essa cor e revestimento em alcântara. Já o banco traseiro é preto e em couro, mas as costuras também são vermelhas, assim como a dos cintos de segurança. Todas as superfícies de portas e painel são macias ao toque, enquanto console central e manopla de câmbio são de alumínio.
3) Banco que abraça o motorista: o acabamento em alcântara, por si, já prende um pouco mais o motorista ao assento, mas os bancos dianteiros do Civic Type R são esportivos, têm laterais maiores que limitam bem a movimentação do tronco e das pernas do condutor, que ajuda bastante a mantê-lo sempre na mesma posição.
4) Volante que não escapa: assim como os bancos, o volante tem acabamento em alcântara. Além de não fazer a mão suar e escorregar tanto quanto o couro, tem mais aderência e prende mais que outros revestimentos.
5) Câmbio manual preciso: o Civic Type R tem câmbio manual, o que deixa a brincadeira ainda mais divertida. São seis marchas e engates precisos, com alavanca curta, e com passagem da quarta para quinta marcha quase que em linha reta. Para dirigir em pista é um ponto louvável.
6) Ronco diferenciado: o escapamento sai do motor e vai até a traseira quase em linha reta. São três ponteiras de saída, que garantem um ronco aproximado ao dos lendários Civic V-TEC aspirados. Dentro da cabine, o som é ainda mais alto e instiga o condutor a acelerar.
7) Estável e bom de curva: apenas 1,40 m de altura, quase 1,90 m de largura e quase grudado ao solo. Essa é uma parte da receita do Type R para colar ao chão. A suspensão é independente nos dois eixos. Com esse conjunto, mais rodas com banda de rodagem larga (embora a fabricante não tenha informado a tala), o Type R gruda no chão e passa com facilidade pela prova de slalon, e contorna curvas com maestria, mesmo a altas velocidades.
8) Acelera firme, mas ninguém sabe o 0 a 100: a Honda tampouco divulga os dados de 0 a 100 km/h, mas o Type R é rápido a ponto de se tornar o carro de rua mais rápido do mundo com tração dianteira, cravando 7m44s881 no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. O motor 2.0 turbo a gasolina de 297 cv de potência e 42,8 kgfm de torque é forte nas acelerações e retomadas.
9) Chefe de equipe na central multimídia: o Civic Type R é brinquedo de gente grande, principalmente para quem gosta de correr em autódromo aos finais de semana. A central multimídia carrega o software LogR, que é uma espécie de chefe de equipe virtual. Com a pista cadastrada na plataforma, ele estuda a volta do condutor, indicando como ele pode melhorar frenagens, acelerações e entradas em curva. Além disso, o motorista (ou seria piloto?) pode compartilhar dados de desempenho com outros proprietários do hatch, a fim de iniciar uma competição.
10) Painel estilo F1: quando o modo +R é acionado, o quadro de instrumentos muda o visual para um estilo pista, com conta-giros de luzes horizontais na parte superior. Ele se torna uma espécie de guia para o condutor trocar as marchas no tempo certo, mantendo torque e potência em entrega máxima.
11) Controle de estabilidade e tração amigável: o sistema deixa o motorista entrar firme nas curvas e atua sutilmente quando o hatch começa a escapar demais. Ou seja, não é tão intrusivo quanto em outros modelos, o que também agrada.
Honda Civic Type R 2023 - Ficha técnica
Motor: | 2.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha,
16V, turbo, a gasolina, comando de válvulas no cabeçote, injeção direta de
combustível, taxa de compressão 9,8:1 |
Potência: |
297 cv a 6.500 rpm |
Torque: | 42,8 kgfm a 2.600~3.500 rpm |
Peso/potência: | 4,88 kg/cv |
Peso/torque: | 33,9 kg/kgfm |
Câmbio: | manual, seis marchas |
Tração: | dianteira |
0 a 100 km/h: | não divulgado |
Velocidade máxima: | não divulgada |
Consumo (Inmetro): | 8,8 km/l
(G) na cidade e 11,1 km/l (G) na estrada. |
Dimensões | |
Comprimento: |
4.598 mm |
Largura: | 1.890 mm |
Altura: |
1.407 mm |
Entre-eixos: | 2.735 mm |
Porta-malas: | 337 litros |
Tanque de combustível: | 47 litros |
Peso: | 1.451 kg |
Dados técnicos: | |
Direção: | elétrica progressiva |
Suspensões: | McPherson com duplo eixo (dianteira) e multlink (traseira) |
Freios: | a discos ventilados (dianteira e traseira) |
Diâmetro de giro: | não divulgado |
Cx: | não divulgado |
Vão livre do solo: | 123 mm |
Ângulo de ataque | 10,9º |
Ângulo de saída | 15,9º |
Ângulo central | não divulgado |
Carga útil: | 349 kg |
Pneus: | 265/30 R19 |
Honda Civic Type R 2023 - Equipamentos de série
- 10 airbags;
- Cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros
- Lembrete de não afivelamento dos cintos
- Câmera de ré com linhas dinâmicas
- Sensor de pressão dos pneus
- Controle de Cruzeiro Adaptativo
- Sistema de frenagem autõnoma de emergência
- Sistema de permanência em faixa
- Sistema de mitigação de evasão de pista
- Farol alto automático
- Lanternas de LED
- Faróis de LED
- Sensor de chuva
- Chave presencial
- Partida por botão
- Aerofólio com apoios de alumínio
- Capô em alumínio
- Ajuste de altura dos faróis
- Multmídia de 9 polegadas com conexão de Android Auto e Apple CarPlay
- Painel digital de 10,2 polegadas colorido
- Modos de condução (Comfort, Sport, Individual, +R)
- Ar-condicionado automático, digital e de duas zonas
- Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro
- Vidros dianteiros elétricos e com função um toque
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Alavanca do câmbio em alumínio
- Rodas de liga leve de 19 polegadas
Vale a pena comprar o Honda Civic Type R?
A etiqueta acima de R$ 400.000 pode espantar, mas dentro do segmento de esportivos o Type R é, acredite se quiser, o mais barato. Um Porsche 718 Cayman, por exemplo, parte de R$ 535 mil, enquanto um Mercedes-Benz A35 AMG custa R$ 439.900.
Além disso, o Honda Civic Type R 2023 é um carro exclusivo, já que a Honda desconversou sobre a chegada de um novo lote no próximo ano, indicando que devemos receber apenas as 100 unidades previamente prometidas. É, ainda, um carro cheio de predicados, com visual arrojado, interior bem-feito e muito prazeroso ao dirigir. Se os R$ 430.000 não forem um problema para o seu bolso, a diversão estará garantida.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.