Honda CR-V volta híbrido ao Brasil com preço de BMW e conjunto do Accord

SUV está na sexta geração e será tratado como carro de imagem da marca no Brasil
Renan Rodrigues
Por
26.02.2024 às 14:01 • Atualizado em 12.11.2024
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SUV está na sexta geração e será tratado como carro de imagem da marca no Brasil

O Honda CR-V de sexta geração finalmente desembarcou no Brasil. O SUV, apresentado em 2022, chega por R$ 352.950, e cumpre a promessa da marca japonesa em vender três híbridos no Brasil. Os demais são o Accord e Civic, este importado da Tailândia, assim como o CR-V.

O SUV médio será vendido em versão única, a Touring, e chega para concorrer basicamente contra o Toyota RAV4, seu grande rival histórico. Apesar de ser híbrido, é difícil imaginar que consiga competir com a BYD e GWM, que apostam em preços mais agressivos.

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Visual mais agressivo

O visual do novo CR-V é diretamente inspirado no Passport, irmão maior. As linhas são cobertas por vincos e a linha de cintura é mais aparente. Na dianteira, os faróis mais afilados e a grade hexagonal chamam atenção.

No entanto, há um possível problema. O emblema da grade dianteira abriga o radar dos sistemas de assistência ao condutor. Como vimos recentemente com o Nivus, isso pode se tornar um prejuízo para os proprietários. Por falar em assistência ao condutor, o CR-V tem o pacote Honda Sensing com acc, frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa.

Aliás, uma crítica importante está na ausência do sensor de ponto cego, em seu lugar está uma câmera no retrovisor direito, chamado de lane watching, porém, a qualidade da imagem deveria ser melhor. Esse problema também acontece com a câmera de ré. Por outro lado, o CR-V tem 10 airbags, com direito a proteção para os joelhos de motorista e carona.

Voltando ao visual do CR-V, a traseira tem lanternas verticais com as pontas invadindo a tampa do porta-malas, ao melhor estilo Volvo. Por falar no porta-malas, a tampa possui abertura e fechamento elétrico, enquanto a capacidade é de 581 litros.

Em termos de medidas, o CR-V está 1 cm mais largo, 6,8 cm mais comprido e 4 cm a mais de entre-eixos. Agora são 4,70 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,69 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.

Apesar do entre-eixos igual ao do Corolla, o aproveitamento de espaço é melhor. Muito disso por conta do recuo feito pela Honda no painel dos seus lançamentos mais recentes, além de ter nivelado os vidros das portas dianteiras com o para-brisas.

Interior sóbrio

O interior do CR-V segue o padrão dos demais Honda, portanto, há cluster de instrumentos digital com tela TFT de 10,2 polegadas, enquanto a central multimídia de 12,3 polegadas com Apple Carplay sem fio, já o Android Auto precisa de cabo.

Todo o painel é revestido com material macio ao toque, enquanto as saídas de ar são ocultadas por uma grelha, igual ao Civic. Há ainda uma faixa no painel e nas portas que imita madeira. O couro do banco pode ser branco ou preto, dependendo da cor da carroceria.

Como anda e quanto bebe o Honda CR-V 2024

O Honda CR-V mantém o conjunto que estreou no Accord aqui no Brasil. Portanto, um 2.0 16V a gasolina de ciclo Atkinson com injeção direta que rende 146 cv a 6.100 rpm e 19,2 kgfm a 4.500 rpm. No entanto, esse motor quase não traciona o carro. Explicaremos mais abaixo.

O grande segredo está nos motores elétricos. São dois, um gerador e outro de tração, que funcionam em eixos paralelos. O câmbio é batizado de e-CVT com tração integral. O motor elétrico que propulsiona o carro tem 184 cv e 34,1 kgfm de torque.

Ele quem é responsável por levar o carro na maior parte do tempo, já que a tecnologia e-HEV privilegia o motor elétrico, fazendo o 2.0 operar quase sempre como um gerador. Ainda assim, ele é utilizado em duas faixas, uma intermediária, adotado pela primeira vez no CR-V possivelmente para compensar o peso adicional, enquanto a segunda faixa de atuação é em velocidades de cruzeiro.

A potência combinada é de 207 cv, enquanto o torque, segundo a Honda, eles consideram o do motor elétrico apenas, portanto, 34,1 kgfm. O que garante um bom desempenho e funcionamento suave, com dinâmica muito parecida com a de um carro elétrico.

Segundo o Inmetro, o consumo médio de gasolina é de 14,2 km/l, enquanto na rodovia é de 11,6 km/l. Durante nosso pequeno período com o veículo, conseguimos marcar 16 km/l na cidade.

Honda CR-V Touring 2024 – Ficha técnica

  • Motor: 2.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, gasolina, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por corrente
  • Potência: 146 cv a 6.100 rpm
  • Torque: 19,2 kgfm a 4.500 rpm
  • Taxa de compressão: 13,9:1
  • Motor elétrico: dois motores paralelos, um de propulsão e outro gerador
  • Potência motor elétrico: 184 cv
  • Torque motor elétrico: 34,1kgfm
  • Potência combinada: 207 cv
  • Torque combinado: não divulgado
  • Peso/potência: 8,78 kg/cv
  • Câmbio: e-CVT (transmissão direta dos motores ao diferencial)
  • Tração: dianteira
  • 0 a 100 km/h: não divulgado
  • Velocidade máxima: não divulgado
  • Consumo Inmetro: Cidade 14,2 km/l / Estrada 11,6 km/l (gasolina)
  • Dimensões: comprimento, 4.706 mm; entre-eixos, 2.700 mm; largura, 1.866 mm; altura, 1.691 mm; porta-malas, 581 litros; tanque de combustível, 53 litros; peso em ordem de marcha, 1.819 kg
  • Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão tipo McPherson (dianteira) e Multi-link (traseira); freios, não divulgado; vão livre do solo, não divulgado; ângulo de ataque: não divulgado; ângulo central: não divulgado; ângulo de saída: não divulgado; pneus 235/55 R19.

Honda CR-V Touring 2024 – Itens de série

  • Luz Ambiente Maçanetas, Portas e Console Central
  • HDC (Hill Descent Control) - Assistente de Controle de Descida
  • ASC - Controle Sonoro Ativo
  • ANC - Cancelador Ativo de Ruídos
  • Sistema de áudio Premium BOSE
  • Bancos do motorista e passageiro com ajustes elétricos
  • Memória para o banco do motorista
  • Ajuste de posição dos bancos traseiros
  • Bancos com Estabilizador Corporal - Maior conforto e ergonomia
  • Ar-condicionado digital dual zone com a função de ajuste automático de temperatura e saída para o banco traseiro
  • Seleção de modo de direção: ECON, NORMAL e SPORT
  • myHonda Connect - Conexão única entre você e o seu Honda
  • OTA (Over The Air Update) - Atualizações de softwares via wi-fi
  • Multimídia 9” com interface para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto™
  • Painel digital TFT 10.2" de alta resolução
  • Carregador por indução (wireless) para celular (15w)
  • Head Up Display (HUD) - Projeção de informações no parabrisa
  • Banco traseiro Bipartido 60/40
  • Painel de instrumentos com acabamento macio ao toque
  • Revestimento dos bancos, volante e das portas em couro
  • Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com "um toque" em todas as portas
  • Tampa traseira automático com sensor de presença (abertura e fechamento) e função Hands Free
  • Abertura elétrica de tampa de combustível
  • Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos
  • Câmera de ré multivisão (três vistas) com linhas dinâmicas
  • Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
  • Ajuste elétrico de altura dos faróis
  • Porta-revistas nos bancos do motorista e do passageiro
  • Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
  • Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro
  • Controles de áudio e botão de assistente de voz no volante
  • Partida do motor à distância
  • Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
  • Luzes internas com acionamento ao toque
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
  • Amortecedores de abertura e fechamento do capô
  • Porta-Luvas com amortecedor e iluminação
  • Botão de partida do motor (START/STOP)
  • Entradas USB: 2 dianteiras (1 USB e 1 USB-C), 2 entradas traseiras USB-C
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico
  • Honda SENSING
  • ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) - Sistema que auxilia o motorista a manter
  • uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente
  • CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão - Sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes
  • LKAS - Sistema de permanência de faixa - Sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação
  • RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista - Sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes
  • AHB - Ajuste automático de farol alto - Sistema de assistência automática de farol alto, que se ajusta de acordo com a situação
  • Driver Attention Monitor - Monitor de atenção do motorista
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro e luminoso
  • VSA (Vehicle Stability Assist) - Assistente de tração e estabilidade
  • HSA (Hill Start Assist) - Assistente de partidas em rampas
  • EBA (Emergency Brake Assist) - Assistente de frenagem de emergência
  • ESS (Emergency Stop Signal) - Sistema de luzes de emergência
  • TPMS (Tire Pressure Monitoring System) - Alerta de pressão dos pneus
  • Honda LaneWatch - Assistente para redução de ponto cego
  • Airbags frontais, laterais, de cortina e para joelhos (10 airbags)
  • Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
  • Freios com sistemas ABS e EBD - Sistema de Freio Antibloqueio / Distribuição Eletrônica de Freio
  • Freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold
  • Alarme de segurança com imobilizador ECU
  • Teto solar panorâmico com função One-Touch (Acionamento através de toque)
  • Conjunto óptico Full Led: Faróis, faróis de neblina, luzes de rodagem diurna
  • Lanternas traseiras em LED
  • Grade dianteira ativa e automática - Melhora da eficiência aerodinâmica
  • Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico
  • Antena tipo Tubarão
  • Chave com função Smart Entry com controle remoto, partida à distância e travamento e destravamento das portas por sensor aproximação na chave
  • Kit de reparo de pneus
  • Limpador de para-brisa e sensor de chuva e lavadores integrados

Honda CR-V Touring 2024 – Vale a pena comprar?

É sempre difícil fazer conta com o dinheiro dos outros, mas nessa faixa de preço o consumidor tende a começar a olhar para o mercado de luxo. Pelos R$ 352.900 pedidos pela Honda, dá para levar o BMW X1 que custa entre R$ 299.950 e R$ 354.950, ou até um Volvo XC40, elétrico por R$ 342.950.

Dessa forma, é difícil justificar a escolha pelo Honda CR-V, se tornando uma opção para os entusiastas da marca e apenas um carro de imagem para a Honda, que pelas suas qualidades, é um desperdício.

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