Hyundai HB20 e HB20S 2025 ficarão mais econômicos no Brasil
Os Hyundai HB20 e Creta puxam a fila como protagonistas em volume de vendas para marca sul-coreana no Brasil, são 63.991 e 48.937 unidades, respectivamente até setembro deste ano. Recentemente, o SUV foi renovado e recebeu uma atualização no seu motor 1.0 turbo, e isso é bom também para HB20 e HB20S.
Durante a apresentação do novo Creta, Hyundai revelou que o 1.0 TGDi de três cilindros passou por uma atualização, a qual aumentou a eficiência energética do trem de força. Ou seja, a usina precisa de menos força mecânica para gerar energia, o resultado é uma queda de 6% no consumo de combustível.
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Assim, o Creta atualizou seus números de consumo:
Etanol
De: 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada
Para: 8,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada
Gasolina
De: 11,6 km/ na cidade para 12 km/l na estrada
Para: 12 km/l na cidade para 12, 7 km/l na estrada
Tanto o SUV como o hatch e o sedan compartilham o motor 1.0 TGDi, que é turbo de três cilindros. O Creta usa o motor Kappa em todas as versões, exceto na N Line. Já o HB20 hatch é equipado com o TGDi em cinco das oito variantes e na carroceria sedan em quatro das seis opções.
O 1.0 TGDi oferta 120 cavalos de potência a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm. A transmissão pode ser a automática de seis velocidades ou manual de cinco marchas.
Entre os pontos fortes desse motor está a entrega do torque máximo em baixa rotação. Não é preciso elevar o giro em saídas e acelerações para receber o torque da usina sobrealimentada pela turbina.
Dessa forma, as mudanças no motor do Creta vão beneficiar a linha 2025 do Hyundai HB20 e HB20S. Claro que o ganho de 6% em eficiência do SUV não será o mesmo para os modelos compactos.
Existem variáveis distintas para o SUV que influenciam no cálculo para determinar uma melhora exata. Mas de fato, tanto o sedan como o hatch vão apresentar números melhores de consumo.
Por falar em carrocerias, a Mobiauto trouxe com exclusividade que o HB20 terá uma nova geração, inclusive com versão SUV. Vale lembrar que o modelo já passou por dois facelifts, mas ainda tem a mesma plataforma do HB20 lançado em 2012.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.