Hyundai Ioniq 5 chega ao Brasil com porta-malas dos sonhos para o Jeep Compass
Confirmado para o Brasil em 2024 pela Hyundai, o Hyundai Ioniq 5 finalmente deu suas caras sem camuflagem, o que revela seu lançamento próximo. O flagra foi feito pelo editor da Mobiauto, Renan Rodrigues, nas ruas de São Paulo (SP).
Nas imagens, o hatch elétrico aparece pronto para o lançamento. Com um visual que une modernidade e estilo retrô, o Ioniq 5 será importado, assim como confirmado pela montadora sul-coreana em março deste ano.
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Fora do Brasil, o Ioniq 5 ainda possui a versão N Line, mais apimentada e com detalhes esportivos. Para cá, a versão mais mansa do hatch elétrico é que deve chegar, mas não se engane, essa configuração oferta quase a mesa potência que um VW Golf R, por exemplo, com mais de 300 cavalos.
A Hyundai considera o Ioniq 5 um crossover, pois são 4,63 metros de comprimento, 3 metros de entre-eixos, 1,90 m de largura e 1,60 m de altura. O porta-malas nem parece de um hatch, são 531 litros e mais 51 litros em compartimento sob o capô, devido a ausência do motor a combustão.
Por dentro, o destaque fica por conta da central multimídia e painel de instrumentos inteiriço, com 12 polegadas cada um, combinado com um painel minimalista. A Hyundai ainda equipou a nova versão do Ioniq 5 com um head-up display, ou seja, projeção das informações de bordo no para-brisa.
O Ioniq 5 estreou a plataforma E-GMP da Hyundai, que é a base global da marca para veículos elétricos. Ela inclusive já desembarcou no Brasil, mas em outro modelo do grupo coreano. Estamos falando do Kia EV5, lançado há pouco.
O projeto do Ioniq 5 foi uma inspiração do Hyundai Pony, dos anos 70, modelo percursor da marca. Com isso, o design no elétrico é uma mistura entre modernidade e hatches dos anos 80.
Voltando a falar de motorização, lá fora, o Ioniq 5 possui versão como motor elétrico traseiro de 228 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque. Em outra configuração, o hatch oferta tração integral com motor dianteiro de 101 cv e 26 kgfm a outro traseiro, ambos rendem 325 cavalos. Nessas duas versões, a bateria é a mesma, com 84 KWh de capacidade, mas com 570 km de autonomia no ciclo WLTP na versão com tração integral.
Recentemente, o Ioniq 5 passou por uma reestilização, essa por sinal é a que deve desembarcar aqui no Brasil. A chegada do Ioniq 5 ao Brasil é fruto da nova parceria entre a Hyundai e a Caoa. A dúvida também fica em termos de precificação, o previsto é que o elétrico esportivo chegue com preço por menos de R$ 300 mil.