Jeep Commander Overland é SUV de 7 lugares que acelera mais que VW Polo GTS
O rótulo de carro familiar se enquadra no estilo do Jeep Commander. SUV vendido nas configurações de cinco e sete lugares ainda tem 233 litros de porta-malas com sua lotação máxima. Mas a linha 2025 do Commander trouxe duas versões para dificultar a vida de qualquer oponente: Overland e Blackhawk.
O motivo? Basta acelerar a versão Overland que você entenderá. O motor 2.0 turbo Hurricane a gasolina não vai deixá-lo na mão quando buscar por uma simples saída de semáforo. Sem falar no desempenho na estrada, mesmo com os sete assentos ocupados.
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Além da versão Overland, a Blackhawk é a única a ser equipada com o Hurricane de 272 cavalos e potência e 40,8 kgfm de torque. Sport, Longitude, Limited e Serie S são versões que tem o T270 sob o capô, o 1.3 turbo flex rende 185 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque, enquanto a variante Limited TD380 a diesel oferta 170 cv.
Não dá para negar que 100 cv a mais em relação a versão diesel e 93 cv de vantagem contra a turbo flex são um grande reforço na cavalaria. O 0 a 100 km/h pode ser feito em 7 segundos, isso é mais que os 8,3 s do Volkswagen Polo GTS.
Por isso, ao guiar o Commander com mais ocupantes, a pergunta “com emoção ou sem emoção” poderá fazer sentido, claro que sempre respeitando as leis de trânsito e segurança dos passageiros. Mas será comum você olhar para o lado e ver um SUV de 1.886 kg e 4,76 metros de comprimento passando sem muito esforço por um mo/delo mais compacto.
Jeep Commander Overland 2025 – pontos positivos
Acabamento
A versão Overland é vendida atualmente por R$ 311.290 e a topo da gama Blackhawk por R$ 327.590. São R$ 16.300 de diferença que na realidade não se reflete no acabamento. O nível de refino dos bancos mescla couro com suede, presente também no painel. E a versão Overland já vem com a saída dupla de escapamento que dá outro visual para a traseira do SUV.
Claro que esse nível de material é esperado para o carro que custa mais de R$ 300.000, mas não é sempre que na prática o casamento entre materiais, isolamento acústico e visual encontram um caminho em comum como no Commander Overland.
Combustível
Em terra onde os automóveis a diesel perdem cada vez mais valor, o Commander Overland com motor Hurricane movido a gasolina sai na frente e ganha em um ponto bastante conceituado pelos brasileiros. Como a Mobiauto jámostrou no início deste ano, modelos a diesel têm sofrido com preços derevenda.
Dinâmica
As leis da Física deixam pouco espaço para questionamentos, mas ao guiar o Commander em vias mais sinuosas, fica difícil entender como um SUV desse porte oferta um nível alto de conforto e consegue não jogar tanto a carroceria de um lado para o outro. A plataforma Small Wide realmente faz belo trabalho aliado com suspensão McPherson independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora na dianteira e McPherson independente, links transversais/laterais e barra estabilizadora na traseira. Na versão Overland, o Commander ainda tem o reforço da tração 4x4.
Jeep Commander Overland 2025 – pontos negativos
Ar-condicionado
São até sete velocidades para o ar-condicionado do Jeep Commander, mas em dias mais quentes, o interior do SUV levou mais de 10 minutos com cinco ocupantes para realmente fazer efeito. Ainda tem o som emitido pelas saídas de ar, que em sua potência máxima tomam conta do interior.
Consumo
Quem paga R$ 311.290 em um Commander não tem como prioridade consumo de combustível. Pelo Inmetro, o gasto indica 8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Porém, rodando no ciclo urbano, o Commander não passou dos 6,1 km/l e nem de perto atingiu os 9 km/l na rodovia.
O foco aqui não é o custo de abastecer o SUV de 7 lugares, mas como o tanque do Commander tem 61 litros, isso dá uma autonomia de apenas 372 km na cidade e pouco mais de 572 km na estrada. Com isso, o trajeto para o posto de combustível será feito com frequência.
Somente câmera de ré
Não há o que reclamar da definição da câmera de ré do Commander, só sentimos falta de uma opção de câmera 360°, algo que não é uma exclusividade da versão Overland, mas sim de toda a gama do SUV. Rivais chineses, ainda que não tenham sete lugares, contam com essa tecnologia que é esperada para um produto desse valor.
Jeep Commander Overland 2024 – vale a pena comprar?
Basta olhar para os pontos negativos acima e entender que não é preciso pensar muito para ver o Jeep Commander Overland como uma boa escolha. Além disso, o SUV de sete lugares está no modo “Procura-se um rival”, pois ainda não há concorrentes para ele com suas características de preço e tudo o que ele oferta.
O Caoa Chery Tiggo 8 Pro é um veículo mais barato e que passa longe de oferecer um motor tão potente quanto o T400. Já os modelos mais parrudos como Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer têm preços bem maiores e propostas diferentes.
A diferença da versão Overland para Blackhawh está no acabamento: logotipos, grades e rodas escurecidas; pinças de freio vermelhas; painel em suede preto e filme escurecido e desenho das rodas.Assim, quem procura o combo: SUV familiar com sete lugares e ainda desempenho para rodar de pulmão cheio, o Overland é um prato cheio.
Jeep Commander Overland 2024 – ficha técnica
Motor: 2.0, dianteiro, turbo, gasolina, 4 cilindros em linha, 16V, injeção eletrônica de combustível;
Potência: 272 cv a 5.200 rpm;
Torque: 40,8 kgfm a 3.000 rpm;
Freios: dianteiro ventilado com pincha flutuante e traseiro com disco sólido e pinça flutuante;
Câmbio: automático de nove marchas;
Tração: 4x4
0 a 100 km/h: 7 segundos;
Velocidade máxima: 220 km/h;
Consumo Inmetro: 8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada na gasolina (tanque de 61 litros)
Diâmetro de giro: 11,5
Dimensões: 4,76 metros de comprimento, 1,72 m de altura, 1,85 m de largura e 2,79 m de entre-eixos;
Porta-malas: 661 litros (5 pass.)/ 233 litros (7 pass.)/ 1.760 litros (2 pass.)
Jeep Commander Overland 2024 – itens de série
- Conjunto Ótico Full Led
- Cluster Digital de 10,25”
- Multimídia de 10,1”
- Bancos de couro com suede
- 7 airbags
- Abertura elétrica do porta-malas
- Espelhamento sem fio
- Jeep Traction Control+
- Tecnologias de condução semiautônoma Nível 2
- Som Premium Harman Kardon de 9 alto-falantes + subwoofer e 450w
- Rodas de liga leve 19” com pneus Seal Inside
- Bancos em couro e suede marrom exclusivo
- Banco do passageiro elétrico
- Teto solar panorâmico
- Molduras inferiores na cor do veículo
- Banco com memória de posição
- Tração 4x4
- Modo 4x4 Low
- Seletor de terrenos
- Hill Descent Control
- Jeep Offroad Pages
- Novo motor Hurricane 2.0T (272 CV de potência e 40,8 kgfm)
- Performance Pages
- Nova grade frontal
- Novo design de roda
- Saída dupla do escapamento
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.