Mitsubishi L200 Triton GL diesel vs. Fiat Strada Endurance 1.4 flex: qual seminovo é melhor?

São duas picapes de entrada, cada uma em sua categoria. E elas têm bons predicados para ganhar sua garagem
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03.07.2024 às 18:20 • Atualizado em 12.11.2024
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São duas picapes de entrada, cada uma em sua categoria. E elas têm bons predicados para ganhar sua garagem

Os SUVs não são os únicos queridinhos do mercado. As picapes também disputam essa vaga e tentam todos os dias desbancar a categoria dos utilitários esportivos para ganhar a preferência dos brasileiros. Exemplo disso é o volume bem alto de lançamentos da categoria no último ano.

Fiat Strada é provavelmente um dos modelos mais lembrados quando o assunto é picapes. Ela é a mais vendida do Brasil, inclusive disputando com hatches entre os veículos mais vendidos do nosso mercado. Já a L200 é sempre mencionada quando o assunto é robustez, já que é uma picape média de motor diesel e que até disputa rali

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Ambas têm seus predicados e querem um lugar na garagem do brasileiro, cada uma do seu jeito. Mobiauto foi até o estoque da Seminovos Movida e conheceu os dois modelos, e passa agora em 10 tópicos o que eles têm de melhor.

1 – Visual

As duas têm visual mais simplório. São pintadas na cor branca e totalmente voltadas ao trabalho. A Fiat Strada Endurance tem os para-choques em plástico preto, enquanto a Mitsubishi L200 GL conta com essa peça pintada na cor da carroceria. A unidade da picape da marca italiana tem o mesmo visual da linha 2024, enquanto o da marca japonesa já tem atualização.

2 - Dimensões

Aqui sem dúvidas a L200 leva a melhor. Afinal, estamos falando de uma picape média. Para se ter uma ideia, ela mede 5.280 mm de comprimento e 3.000 mm de entre-eixos. Enquanto uma Strada tem 4.470 mm de comprimento e 2.737 mm de entre-eixos.

Enquanto a L200 oferece mais robustez e até cabine dupla com essas medidas, a Strada entrega a solução de ser uma boa picape para uso urbano, principalmente para alcançar locais mais apertados.

3 - Caçamba

Já que a L200 é maior, sua caçamba será maior também, correto? A história não é bem assim. A L200 tem capacidade volumétrica para levar 1.046 litros de carga, enquanto a Stradinha oferece 1.354 litros no compartimento.

4 – Capacidade de carga

O jogo vira mesmo quando falamos da capacidade de carga, que é quantos quilos um veículo consegue levar. Aqui a picape da Mitsubishi leva a melhor. O fato de ter um motor a diesel a obriga a levar mais de 1.000 kg de carga, enquanto a Strada aguenta no máximo 720 kg.

5 - Espaço interno

É inevitável dizer que a L200 oferece mais espaço, afinal, tem capacidade para levar cinco passageiros, contra dois da Strada – isso sem contas a diferença das dimensões. No entanto, não dá para negar também que a picape da Fiat tem um espaço digno para motorista e passageiro.

6 - Acabamento interno

O nível de acabamento das duas é bem parelho. Vale lembrar que historicamente as picapes médias não são de oferecer revestimentos requintados nas portas e painel frontal. Essas superfícies são tomadas por plásticos, mas de boa qualidade, e os bancos são de tecido. A Strada tem a mesma receita, mas ainda aposta em plásticos texturizados para quebrar a simplicidade.

7 - Potência e torque

O motor da L200 é mais forte. Seu 2.4 turbo diesel entrega 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque, gerenciado aqui por um câmbio manual de cinco marchas. A Strada conta com um motor 1.4 aspirado flex bem conhecido no mercado e que rende até 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque.

8 – Desempenho

A L200 é mais potente e mais rápida que a Strada. Seu 0 a 100 km/h acontece em 10,2 segundos, contra 12,3 segundos na picape da Fiat na mesma prova, usando etanol. Ainda que leve a pior contra o modelo da Mitsubishi, o desempenho da Strada está dentro do esperado para essa motorização e categoria.

9 - Consumo

Mais uma vez a Mitsubishi leva vantagem contra a Strada. Mas com o preço do diesel elevado, usar etanol na picape da Fiat pode ser uma boa saída para poupar o bolso, embora seu consumo seja mais baixo.

Fiat Strada Endurance CS 1.4 flex: 11,8 km/l (G) e 8,3 km/l (E) na cidade / 12,4 km/l (G) e 8,3 (E) na estrada

Mitsubishi L200 GL 2.4 turbo diesel CD: 10,5 km/l na cidade / 12,5 km/l na estrada

10 - Preço

Levando em consideração que são picapes de mesmo ano de fabricação, temos aqui a Strada levando a melhor em preços. A picape da Fiat é uma modelo de entrada entre as picapes, enquanto a L200 já pertence ao segmento de médias que parte com preços na casa dos R$ 200 mil.

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Fiat Strada Endurance 1.4 CS flex 2022 - Ficha técnica

Motor: 1.4, 8V, aspirado, flex, injeção eletrônica multiponto, comando variável de válvula
Taxa de compressão: 12,35:1
Potência: 85/88 cv a 5.750 rpm
Torque: 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm
Peso/potência: 12,25 kg/cv
Peso/torque: 86,24 kg/kgfm
Câmbio: manual, de cinco marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 12,3 segundos (com etanol)
Velocidade máxima: 157 km/h (com etanol)

Dimensões: comprimento, 4.474 mm; entre-eixos, 2.737; largura, 1.732 mm; altura, 1.608 mm; caçamba, 1.354 litros; tanque de combustível, 55 litros; peso em ordem de marcha, 1.078 kg.

Dados técnicos: direção hidráulica; suspensão tipo Independente McPherson na dianteira e eixo rígido com molas parabólicas longitudinais; freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira); vão livre do solo, 208 mm. 

Fiat Strada Endurance 1.4 CS flex 2022 - Itens de série

  • Airbag duplo (motorista e passageiro)
  • Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
  • Apoia-pé para o motorista
  • Apoios de cabeça com regulagem de altura
  • Ar-condicionado
  • Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Computador de bordo
  • Console central com porta-objetos e porta-copos
  • Conta-giros
  • Controle eletrônico de estabilidade
  • Direção hidráulica
  • E-Locker - Controle de Tração Avançado (TC+)
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • Follow me home
  • Freios ABS com EBD
  • Ganchos para amarração de carga na caçamba
  • Grade de proteção no vidro traseiro
  • Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
  • Hodômetro digital (total e parcial)
  • Indicador de marchas
  • Indicador digital do nível de combustível
  • Limpador e lavador do para-brisas
  • Luz de iluminação da caçamba
  • Luz de leitura
  • Luzes de posição diurnas
  • Maçanetas e retrovisores externos na cor preta
  • Moldura dos para-lamas
  • Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
  • Porta objetos nas portas
  • Porta-escadas
  • Predisposição para Rádio
  • Retrovisores externos com comando interno mecânico
  • Revestimento do vão de carga
  • Roda em chapa na cor chumbo 5.5 x 15' + Pneus 195/65 R15
  • Suspensão elevada
  • Suspensão traseira com eixo ômega e molas parabólicas longitudinais
  • Tampa da caçamba com nova tecnologia
  • Tomada 12V 

Mitsubishi L200 GL CD 2.4 turbo diesel 2022 - Ficha técnica

Motor: 2.4 turbo, diesel, 4 cilindros, 16 válvulas, injeção direta de combustível, corrente
Taxa de compressão: 15,5:1
Potência: 190 cv a 3.500 rpm
Torque: 43,9 kgfm a 2.500 rpm
Peso/Potência: 10 kg/cv

Peso/torque: 
18 kg/kgfm
Câmbio:
 manual, cinco marchas
Tração:
 4x2 traseira, 4x4 e 4x4 com reduzida
0 a 100 km/h: 10,2 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h

Dimensões e capacidades: 5.280 mm de comprimento, 3.000 mm de entre-eixos, 1.785 mm de largura e 1.785 mm de altura; caçamba: 1.046 litros; tanque de combustível, 75 litros; peso: 1.900 kg em ordem de marcha.

Dados técnicos: direção hidráulica; suspensão dianteira de braços sobrepostos com mola helicoidal e suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas; freios dianteiros a disco ventilados e freios traseiros a tambor; altura mínima do solo 210 mm. 

Mitsubishi L200 GL CD 2.4 turbo diesel 2022 - Itens de série

  • Ar-condicionado manual
  • Trailer Stabilty Assist (TSA) - Assistente de condução com trailer
  • TPMS – Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • Vidros elétricos com travamento dos vidros traseiros no comando de acionamento do motorista
  • Volante com ajuste de altura e profundidade
  • Capota marítima (acessório)
  • DRL - Luz de condução diurna halógena
  • Engate traseiro com gancho de reboque e tomada elétrica integrada (acessório)
  • Faróis halógenos com máscara negra
  • Grade dianteira na cor preta
  • Luzes indicadoras de direção laterais nos para-lamas
  • Maçanetas na cor preta
  • Molduras das caixas de rodas na cor do veículo
  • Para-choque dianteiro e traseiro na cor do veículo
  • Protetor de caçamba (acessório)
  • Retrovisores externos elétricos na cor preta
  • Abertura interna da tampa do tanque de combustível
  • Assoalho revestido em carpete
  • Banco do motorista com ajuste de altura manual
  • Banco traseiro inteiriço
  • Bancos em tecido
  • Console central com descansa-braço
  • Display Multi informação
  • Dupla vedação nas portas
  • Pacote anti-ruído
  • Sensor estacionamento traseiro (acessório)
  • Sobre-tapetes em borracha (acessório)
  • Tomada 12V no console
  • Volante convencional
  • Active Stability Control (ASC) - Controle ativo de Estabilidade
  • Active Traction Control (ATC) - Controle ativo de tração
  • Airbag frontal duplo
  • Aviso sonoro para cinto de segurança do motorista
  • Barra de proteção de impactos laterais (4x)
  • Brake Assist System (BAS) - Assistente de Frenagem de Emergência
  • Brake light - Luz auxiliar de freio integrado na tampa da caçamba
  • Brake Override System (BOS) - Sistema de monitoramento de emergência freio e acelerador
  • Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos c/ ajuste de altura e pré-tensionador
  • Coluna de direção, espelho retrovisor interno e pedais colapsáveis
  • Emergency Stop Signal (ESS) - Sinal de Parada de Emergencia
  • Freios ABS com EBD - Anti-travamento com Distribuição eletrônica dos freios
  • Hill Start Assist System (HSA) - Assistente de Partida em Rampa
  • Keyless - Travamento automático das portas através do controle
  • Protetor de cárter
  • Trava elétrica central automática com sensor de velocidade

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