Mitsubishi L200 Triton GL diesel vs. Fiat Strada Endurance 1.4 flex: qual seminovo é melhor?
Os SUVs não são os únicos queridinhos do mercado. As picapes também disputam essa vaga e tentam todos os dias desbancar a categoria dos utilitários esportivos para ganhar a preferência dos brasileiros. Exemplo disso é o volume bem alto de lançamentos da categoria no último ano.
Fiat Strada é provavelmente um dos modelos mais lembrados quando o assunto é picapes. Ela é a mais vendida do Brasil, inclusive disputando com hatches entre os veículos mais vendidos do nosso mercado. Já a L200 é sempre mencionada quando o assunto é robustez, já que é uma picape média de motor diesel e que até disputa rali
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Ambas têm seus predicados e querem um lugar na garagem do brasileiro, cada uma do seu jeito. Mobiauto foi até o estoque da Seminovos Movida e conheceu os dois modelos, e passa agora em 10 tópicos o que eles têm de melhor.
1 – Visual
As duas têm visual mais simplório. São pintadas na cor branca e totalmente voltadas ao trabalho. A Fiat Strada Endurance tem os para-choques em plástico preto, enquanto a Mitsubishi L200 GL conta com essa peça pintada na cor da carroceria. A unidade da picape da marca italiana tem o mesmo visual da linha 2024, enquanto o da marca japonesa já tem atualização.
2 - Dimensões
Aqui sem dúvidas a L200 leva a melhor. Afinal, estamos falando de uma picape média. Para se ter uma ideia, ela mede 5.280 mm de comprimento e 3.000 mm de entre-eixos. Enquanto uma Strada tem 4.470 mm de comprimento e 2.737 mm de entre-eixos.
Enquanto a L200 oferece mais robustez e até cabine dupla com essas medidas, a Strada entrega a solução de ser uma boa picape para uso urbano, principalmente para alcançar locais mais apertados.
3 - Caçamba
Já que a L200 é maior, sua caçamba será maior também, correto? A história não é bem assim. A L200 tem capacidade volumétrica para levar 1.046 litros de carga, enquanto a Stradinha oferece 1.354 litros no compartimento.
4 – Capacidade de carga
O jogo vira mesmo quando falamos da capacidade de carga, que é quantos quilos um veículo consegue levar. Aqui a picape da Mitsubishi leva a melhor. O fato de ter um motor a diesel a obriga a levar mais de 1.000 kg de carga, enquanto a Strada aguenta no máximo 720 kg.
5 - Espaço interno
É inevitável dizer que a L200 oferece mais espaço, afinal, tem capacidade para levar cinco passageiros, contra dois da Strada – isso sem contas a diferença das dimensões. No entanto, não dá para negar também que a picape da Fiat tem um espaço digno para motorista e passageiro.
6 - Acabamento interno
O nível de acabamento das duas é bem parelho. Vale lembrar que historicamente as picapes médias não são de oferecer revestimentos requintados nas portas e painel frontal. Essas superfícies são tomadas por plásticos, mas de boa qualidade, e os bancos são de tecido. A Strada tem a mesma receita, mas ainda aposta em plásticos texturizados para quebrar a simplicidade.
7 - Potência e torque
O motor da L200 é mais forte. Seu 2.4 turbo diesel entrega 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque, gerenciado aqui por um câmbio manual de cinco marchas. A Strada conta com um motor 1.4 aspirado flex bem conhecido no mercado e que rende até 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque.
8 – Desempenho
A L200 é mais potente e mais rápida que a Strada. Seu 0 a 100 km/h acontece em 10,2 segundos, contra 12,3 segundos na picape da Fiat na mesma prova, usando etanol. Ainda que leve a pior contra o modelo da Mitsubishi, o desempenho da Strada está dentro do esperado para essa motorização e categoria.
9 - Consumo
Mais uma vez a Mitsubishi leva vantagem contra a Strada. Mas com o preço do diesel elevado, usar etanol na picape da Fiat pode ser uma boa saída para poupar o bolso, embora seu consumo seja mais baixo.
Fiat Strada Endurance CS 1.4 flex: 11,8 km/l (G) e 8,3 km/l (E) na cidade / 12,4 km/l (G) e 8,3 (E) na estrada
Mitsubishi L200 GL 2.4 turbo diesel CD: 10,5 km/l na cidade / 12,5 km/l na estrada
10 - Preço
Levando em consideração que são picapes de mesmo ano de fabricação, temos aqui a Strada levando a melhor em preços. A picape da Fiat é uma modelo de entrada entre as picapes, enquanto a L200 já pertence ao segmento de médias que parte com preços na casa dos R$ 200 mil.
Tudo isso mais os Argumentos Movida:
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- Garantia de um ano
- Entrada parcelável em até 12x sem juros no cartão
- Compra parcelável em até 12x no cartão (com agravo de 2%)
Fiat Strada Endurance 1.4 CS flex 2022 - Ficha técnica
Motor: 1.4, 8V, aspirado, flex, injeção eletrônica
multiponto, comando variável de válvula
Taxa de compressão: 12,35:1
Potência: 85/88 cv a 5.750 rpm
Torque: 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm
Peso/potência: 12,25 kg/cv
Peso/torque: 86,24 kg/kgfm
Câmbio: manual, de cinco marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 12,3 segundos (com etanol)
Velocidade máxima: 157 km/h (com etanol)
Dimensões: comprimento, 4.474 mm; entre-eixos, 2.737; largura, 1.732 mm; altura, 1.608 mm; caçamba, 1.354 litros; tanque de combustível, 55 litros; peso em ordem de marcha, 1.078 kg.
Dados técnicos: direção hidráulica; suspensão tipo Independente McPherson na dianteira e eixo rígido com molas parabólicas longitudinais; freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira); vão livre do solo, 208 mm.
Fiat Strada Endurance 1.4 CS flex 2022 - Itens de série
- Airbag duplo (motorista e passageiro)
- Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
- Apoia-pé para o motorista
- Apoios de cabeça com regulagem de altura
- Ar-condicionado
- Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Computador de bordo
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Conta-giros
- Controle eletrônico de estabilidade
- Direção hidráulica
- E-Locker - Controle de Tração Avançado (TC+)
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Grade de proteção no vidro traseiro
- Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Indicador de marchas
- Indicador digital do nível de combustível
- Limpador e lavador do para-brisas
- Luz de iluminação da caçamba
- Luz de leitura
- Luzes de posição diurnas
- Maçanetas e retrovisores externos na cor preta
- Moldura dos para-lamas
- Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
- Porta objetos nas portas
- Porta-escadas
- Predisposição para Rádio
- Retrovisores externos com comando interno mecânico
- Revestimento do vão de carga
- Roda em chapa na cor chumbo 5.5 x 15' + Pneus 195/65 R15
- Suspensão elevada
- Suspensão traseira com eixo ômega e molas parabólicas longitudinais
- Tampa da caçamba com nova tecnologia
- Tomada 12V
Mitsubishi L200 GL CD 2.4 turbo diesel 2022 - Ficha técnica
Motor: 2.4 turbo, diesel, 4 cilindros, 16 válvulas,
injeção direta de combustível, corrente
Taxa de compressão: 15,5:1
Potência: 190 cv a 3.500 rpm
Torque: 43,9 kgfm a 2.500 rpm
Peso/Potência: 10 kg/cv
Peso/torque: 18 kg/kgfm
Câmbio: manual, cinco marchas
Tração: 4x2 traseira, 4x4 e 4x4 com reduzida
0 a 100 km/h: 10,2 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Dimensões e capacidades: 5.280 mm de comprimento, 3.000 mm de entre-eixos, 1.785 mm de largura e 1.785 mm de altura; caçamba: 1.046 litros; tanque de combustível, 75 litros; peso: 1.900 kg em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção hidráulica; suspensão dianteira de braços sobrepostos com mola helicoidal e suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas; freios dianteiros a disco ventilados e freios traseiros a tambor; altura mínima do solo 210 mm.
Mitsubishi L200 GL CD 2.4 turbo diesel 2022 - Itens de série
- Ar-condicionado manual
- Trailer Stabilty Assist (TSA) - Assistente de condução com trailer
- TPMS – Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
- Vidros elétricos com travamento dos vidros traseiros no comando de acionamento do motorista
- Volante com ajuste de altura e profundidade
- Capota marítima (acessório)
- DRL - Luz de condução diurna halógena
- Engate traseiro com gancho de reboque e tomada elétrica integrada (acessório)
- Faróis halógenos com máscara negra
- Grade dianteira na cor preta
- Luzes indicadoras de direção laterais nos para-lamas
- Maçanetas na cor preta
- Molduras das caixas de rodas na cor do veículo
- Para-choque dianteiro e traseiro na cor do veículo
- Protetor de caçamba (acessório)
- Retrovisores externos elétricos na cor preta
- Abertura interna da tampa do tanque de combustível
- Assoalho revestido em carpete
- Banco do motorista com ajuste de altura manual
- Banco traseiro inteiriço
- Bancos em tecido
- Console central com descansa-braço
- Display Multi informação
- Dupla vedação nas portas
- Pacote anti-ruído
- Sensor estacionamento traseiro (acessório)
- Sobre-tapetes em borracha (acessório)
- Tomada 12V no console
- Volante convencional
- Active Stability Control (ASC) - Controle ativo de Estabilidade
- Active Traction Control (ATC) - Controle ativo de tração
- Airbag frontal duplo
- Aviso sonoro para cinto de segurança do motorista
- Barra de proteção de impactos laterais (4x)
- Brake Assist System (BAS) - Assistente de Frenagem de Emergência
- Brake light - Luz auxiliar de freio integrado na tampa da caçamba
- Brake Override System (BOS) - Sistema de monitoramento de emergência freio e acelerador
- Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos c/ ajuste de altura e pré-tensionador
- Coluna de direção, espelho retrovisor interno e pedais colapsáveis
- Emergency Stop Signal (ESS) - Sinal de Parada de Emergencia
- Freios ABS com EBD - Anti-travamento com Distribuição eletrônica dos freios
- Hill Start Assist System (HSA) - Assistente de Partida em Rampa
- Keyless - Travamento automático das portas através do controle
- Protetor de cárter
- Trava elétrica central automática com sensor de velocidade
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