Mitsubishi L200 Triton Savana 2024: o que você deve saber antes de comprar
Quem olha para o segmento de picapes médias, geralmente está em busca das versões mais equipadas e repleta de cromados. Na gama da Mitsubishi para atender esse público temos a L200 Triton Sport HPE-S, mas a marca japonesa também tem uma outra configuração que honra as raízes off-road da marca muito bem: a Mitsubishi L200 Triton Savana 2024.
Atualmente em sua quinta geração, a L200 Triton Savana mantém a tradição do visual aventureiro, que vai além do estilo para focar na usabilidade também. Traz diversos acessórios para atender quem busca uma picape média com pegada off-road de verdade, seja pelos pneus todo-terreno ou pelo rack de teto. Vendida atualmente por R$ 299.990, a L200 Savana é a escolhida para o nosso quadro “O que você deve saber antes de comprar” da Mobiauto, confira os detalhes a partir de agora.
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Mitsubishi L200 Savana 2024 – Características
1) Motor: 2.8 turbodiesel da Mitsubishi com 190 cv e 43,9 kgfm e torque
2) Câmbio: automático de seis marchas
3) Dimensões: 5.300 mm comprimento, 3.000 mm entre-eixos, 1.820 mm largura, 1.795 mm altura, 1.046 litros de caçamba, 1.000 kg de capacidade de carga na caçamba; 76 litros do tanque de combustível, 1.950 kg de peso.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 11.031
Mitsubishi L200 Savana 2024 – Pontos positivos
1) Visual
A história da Mitsubishi L200 Triton Savana já tem 20 anos no Brasil e seu visual até hoje chama a atenção, principalmente se você adquirir a caminhonete nesse belo tom amarelo gema. Sem dúvidas o estilo aventureiro combina com essa cor, que faz parte com o contraste em preto com os diversos acessórios como rack de teto, alargadores nos para-lamas, retrovisores e o snorkel que vai do para-lama até a coluna A da picape.
Na dianteira chama a atenção a grade em X sem pintura e o detalhe prateado, tudo para contrastar e deixa a versão Savana com visual ainda mais parrudo. As rodas em aço pintadas de preto dão o toque final, assim como o skid plate na porção inferior do para-choque frontal.
2) Suspensão
A suspensão é a mesma das demais versões, inclusive da versão HPE na qual é baseada. Mas vale destacar que a picape oferece um nível de conforto interessante na cabine, mesmo que a versão Savana tenha sua proposta off-road para superar os obstáculos mais difíceis, onde o seu habitat natural é as vias de terra e trilhas. A cabine não sacoleja tanto quanto seu estilo mais robusto nos faz acreditar, mas ainda assim está um passo atrás da Ranger e S10 nesse quesito.
3) Pneus
Equipada com rodas aço de 17 polegadas calçadas com pneus GoodYear Duratrack de medidas 265/60 R17, a L200 Triton Savana foi colocada em alguns pavimentos mais desafiadores. Assim caminhonete passou com muita facilidade em vias com valetas profundas e com bastante lama, bastando apenas acionar a tração 4x4 padrão para seguir caminho. Com isso vale a máxima: um bom pneu todo-terreno ainda tem papel importante para quem quer se aventurar em vias mais judiadas e trilhas mais difíceis. Mesmo que a tração 4x4 esteja por ali, um bom conjunto de pneus faz diferença. Só não vale reclamar do maior ruído em rodagem no asfalto, algo inerente a esse tipo de composto.
4) Sem atolar
O rack de teto faz a diferença para utilização da picape no fora de estrada, seja para carregar algum objeto ou ferramenta ou mesmo deixar o estilo da L200 Triton Savana ainda mais parrudo. O interessante é que a marca japonesa dispõe de um acessório para a caminhonete que vai guardado no rack: as pranchas de desencalhe, que servem para desatolar a picape em lamaçais ou seja aonde você for com ela.
5) Box
Outro ponto positivo da versão aventureira da caminhonete é a chamada Caixa MitSmart Box na caçamba, que serve para guardar cargas, entre outros objetos menores, algo que é bastante útil para nada ficar solto na caçamba durante a condução. Bacana também que essas caixas trazem compartimento com chave, com isso pode-se trancá-las para maior segurança no transporte de alguns objetos.
Mitsubishi L200 Savana 2024 – Pontos negativos
1) Espaço interno
Assim como todas as versões, a Mitsubishi L200 Triton Savana não tem como ponto forte o espaço interno. Basta reparar à primeira vista na carroceria dela que suas proporções são menores, idem para a cabine, que é mais estreita e mais curta. Com isso o espaço dentro da caminhonete fica reduzido, principalmente para quem vai acomodado no banco traseiro, onde o espaço para as pernas não é dos melhores, assim como o espaço para ombros, o que acaba complicando uma boa acomodação de três passageiros na segunda fileira.
2) Ruído de vento
Apesar de ser um acessório de fábrica, o rack de teto feito em aço bastante resistente tem seu ônus, mesmo que quebre o galho para carregar objetos por ali. Isso porque em velocidades mais elevadas, principalmente acima dos 100 km/h, o ruído de vento será bastante intenso por ali. Conforme a velocidade aumenta, o barulho do vento passando sobre o teto da picape só aumenta. Questões de aerodinâmica...
3) Multimídia
Mesmo sendo assinado pela empresa JBL, a central multimídia com tela de 7 polegadas não é das mais modernas disponíveis no mercado. Além de trazer um display que não tem uma imagem tão definida para os padrões atuais, o que acaba incomodando mesmo é a resposta da tela sensível ao toque aos comandos, sem contar que não é nada intuitiva, exigindo muitos toques para acessar determinada função. Os botões touch de volume também não ajudam, sendo o ponto mais interessante do sistema as informações de inclinação lateral e longitudinal, bem como altímetro e temperatura.
4) Luz de caçamba
Fica difícil defender que uma picape na faixa dos R$ 300.000 não tenha iluminação na caçamba. Obviamente isso acaba complicando a vida de quem quer pegar algo na área de carga, seja alguma ferramenta importante ou apenas mesmo descarregar as malas depois de chegar em uma chácara a noite, por exemplo.
Mitsubishi L200 Savana 2024 - Ficha técnica
Motor: 2.8, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16V, turbo, diesel, duplo comando de válvulas, injeção direta
Taxa de compressão: 15,5:1
Potência: 190 cv a 3.500 rpm
Torque: 43,9 kgfm a 2.500 rpm
Peso/potência: 10,3 kg/cv
Peso/torque: 44,4 kg/kgfm
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida
0 a 100 km/h: 10,4 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Consumo: 9,4 e 10,8 km/l, respectivamente nos ciclos urbano e rodoviário.
Dimensões: 5.379 mm comprimento, 3.000 mm entre-eixos, 1.877 mm largura, 1.930 mm altura, 1.046 litros de caçamba, capacidade de carga 1.000 kg, 76 litros do tanque de combustível, 2.020 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção hidráulica, tração 4x4 com reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial, suspensões independentes com braços sobrepostos (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas semielípticas (traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira), 11,8 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, ângulo de ataque 33°, ângulo central 26°, ângulo de saída 24°, 233 mm vão livre do solo, pneus 265/60 R17
Mitsubishi L200 Savana 2024 – Itens de série
- Snorkel
- Bagageiro com rampa
- Estribos laterais tubulares
- Caçamba com acabamento anti-riscos X-Liner
- Caixa multifunções integrada.
- Rack de teto
- Prancha de desencalhe para desatolar a picape
- Controle de descida em rampas
- Multimídia JBL 7” com GPS Offline
- Ar condicionado automático digital de duas zonas
- 6 Airbags
- Banco com ajustes elétrico para o motorista
- Volante com ajuste de altura e profundidade
- Assistente de condução com trailer
- Faróis DRL
- Lanternas em LED
- Para-choque dianteiro de impulsão com detalhe em x-liner
- Rodas de aço de 17 polegadas
- Pneus todo-terreno GoodYear Duratrack de medidas 265/60 R17
- Controle Ativo de Tração e Estabilidade
- Computador de bordo
- Volante multifuncional
- Navegador GPS offline (não depende de internet)
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.