Na terra dos sedans, BYD King vende mais que Corolla, Sentra e até Passat
Maior mercado automotivo do mundo, a China contabiliza 11,8 milhões de veículos vendidos no acumulado de janeiro a julho, mesmo com uma queda de -3,9% em relação ao sétimo mês de 2023. Para comparar, no Brasil o setor registrou 1,5 milhão de emplacamentos no período, considerando os segmentos de automóveis e comerciais leves.
De acordo com a consultoria Focus2Move, a BYD lidera o mercado chinês com 1,62 milhão de veículos vendidos (alta de 23,1%), seguida pela Volkswagen, com 1,07 milhão na segunda posição.
Você também pode se interessar por:
- BYD King: 7 truques para enfrentar o Toyota Corolla
- Novo BYD King chega em duas versões e mais barato que Corolla híbrido; veja preços
- BYD King chega para desafiar Corolla e dar sobrevida aos sedans
- BYD King será o próximo lançamento da marca no Brasil
A Toyota fecha o pódio com mais de 831 mil veículos comercializados. Geely (615.176) e Changan (541.052) completam a primeira metade do ranking. Honda (498.354), BMW (410.975 unidades), Mercedes-Benz (395.692), Audi (369.716) e Wuling (349.638) encerram o Top 10.
Rei da China
Entre os modelos mais vendidos na China, o BYD King lidera com folga. O sedã vendeu mais de 281 mil unidades de janeiro a julho, volume consideravelmente superior ao do Toyota Corolla (160.659 unidades), o carro mais vendido globalmente e considerado pela marca chinesa o grande rival do King no mercado brasileiro.
No Brasil, entretanto, a história é bem diferente. Por aqui, o Corolla é líder absoluto do segmento de sedãs médios com mais de 23.500 emplacamentos contabilizados entre janeiro e agosto, de acordo com a Fenabrave (associação de concessionários).
O BYD King, por sua vez, é um concorrente muito recente. Com apenas dois meses de mercado, o sedã chinês chega por aqui somente em versões híbridas, que somam 1.055 emplacamentos – menos de um terço dos 3.515 Corollas vendidos em agosto. Ainda assim, o King superou por pouco o Honda Civic (1.008 unidades), que no passado chegou a liderar a categoria, mas atualmente é vendido somente na variante híbrida importada da Tailândia por cerca de R$ 250 mil.
Outro carro da BYD que também vem se destacando na China, o Dolphin Mini figura como o segundo elétrico mais vendido em seu país de origem (202.650 unidades), enquanto o Tesla Model Y (246.028) lidera entre os modelos movidos a bateria.
Os carros mais vendidos da China de janeiro a julho de 2024:
1 – BYD King/Qin Plus (281.082 unidades)
2 – BYD Song (246.028)
3 – Tesla Model Y (246.028)
4 – BYD Dolphin Mini/Seagull (202.650)
5 – Nissan Sentra (182.997)
6 – Volkswagen Lavida (161.808)
7 – Toyota Corolla (160.659)
8 – BYD Yuan Plus (144.477)
9 – BYD Song Pro (139.057)
10 – Volkswagen Passat (128.486)