Nissan Sentra Advance x VW Virtus Exclusive: qual levo para casa?
Nissan Sentra Advance e Volkswagen Virtus Exclusive são dois dos sobreviventes entre os sedans. O segmento foi duramente atacado pelo crescimento dos SUVs. As marcas desse crescimento estão nas opções deixadas de lado nos últimos anos, saíram de linha no Brasil: Ford Focus, Peugeot 408, Citroën C4 Lounge e Volkswagen Jetta (ficando apenas o esportivo GLI), além do Honda Civic, que virou um híbrido importado e caro.
Apesar das diferenças, uma vez que o Volkswagen é um sedan compacto, tido como intermediário, enquanto o Nissan é um legítimo sedan médio, ambos têm preços na casa dos R$ 150 mil.
Você também pode se interessar por:
- Avaliação: VW Virtus Comfortline é o melhor sedan compacto do Brasil?
- Avaliação: Fiat Cronos 2024 finalmente vende bem e graças ao motor 1.0
- Avaliação: novo Nissan Sentra entrega tudo que um sedan médio deve ter?
- VW Virtus 2023 terá 5 versões sempre acima de R$ 100.000. Veja preços
Essa diferença se mostrará fundamental para o vencedor desse comparativo, aquele que merece mais o espaço na sua garagem.
Nissan Sentra Advance x Volkswagen Virtus Exclusive – Espaço
Naturalmente, quando falamos de comparar um sedan médio contra um sedan intermediário, o leitor imagina que a diferença de tamanho é grande, mas não é o caso de Virtus e Sentra.
São 4,64 m de comprimento para o Sentra contra 4,56 m do Virtus, portanto, apenas 8 cm. No entre-eixos se concentra a maior parte da diferença, já que são 2,70 m contra 2,65 m, respectivamente. Apesar disso, com a inclinação dos bancos e a espessura de cada um, a diferença interna nesta medida não é tão sentida.
No entanto, a largura do Sentra é de 1,81 m, enquanto o Virtus tem 1,75 m. E se 5 cm parecer pouco, é o suficiente para acomodar três passageiros com mais tranquilidade e espaço para os ombros.
No porta-malas, o Volkswagen Virtus dá o troco, já que são 521 litros contra 466 litros do Nissan Sentra. De maneira geral, o Sentra leva vantagem nesse aspecto, que costuma ser um fator importante na compra de um sedan.
Nissan Sentra Advance x Volkswagen Virtus Exclusive – Desempenho
Mais uma diferença filosófica entre os modelos. O Virtus Exclusive nasceu como sucessor do Virtus GTS e manteve sua alma esportiva, mas com um toque extra de classe para fazer mais sentido nesse segmento. Dessa forma, mantém o motor 1.4 TSI com 150 cv e 25,5 kgfm de torque e o câmbio automático de seis marchas.
Já o Nissan Sentra Advance é equipado com o 2.0 aspirado de 150 cv e 20 kgfm de torque associado a um câmbio automático do tipo CVT com simulação de oito marchas. O Virtus é reflexo do downgrade de mototres, enquanto o Sentra mantém a receita já clássica.
Ao ouvir motor turbo contra aspirado, o leitor pode imaginar que há uma grande superioridade do Virtus, mas não é bem por aí. O 0 a 100 km/h do sedan compacto é feito em 8,5 segundos, enquanto o sedan da marca japonesa faz em 9,4 segundos.
O motivo para isso, além da pouca diferença de torque, está principalmente no turbo lag do Volkswagen. É bem nítido esse delay entre pisar no acelerador e o carro de fato responder e isso iguala o jogo par ao Nissan Sentra, que tem em seu câmbio um trabalho bem competente para entregar de torque.
O consumo também é parecido. São 11 km/l na cidade para o Nissan Sentra contra 11,7 km/l do Volkswagen Virtus, considerando gasolina, único combustível para o sedan da marca japonesa. Na estrada o número é ainda mais próximo: 13,9 km/l contra 14 km/l, respectivamente. No frigir dos ovos, o Volkswagen Virtus empata a disputa.
Nissan Sentra Advance x Volkswagen Virtus Exclusive – Conforto e acabamento
Aqui o Sentra apresenta mais um sinal dos tempos e das economias dos demais. Como se trata de um sedan médio, usa suspensão multilink na traseira. Esse cuidado e refino são sentidos dentro da cabine, uma vez que o Sentra se sai bem em curvas e filtra bem os buracos. Só tenha atenção com valetas, a longa dianteira costuma raspar.
O Volkswagen Virtus não faz feio, mas a versão Exclusive herdou o acerto mais firme do GTS, além de usar eixo de torção na traseira. Portanto, traz mais impactos aos ocupantes do que o rival deste comparativo.
Há ainda mais dois pontos a favor do Sentra. O primeiro deles são os bancos, que possuem tecnologia Zero Gravity – que a Nissan sempre se vangloriou como tecnologia da Nasa, que de fato ajuda no conforto e evita a fadiga em longas horas atrás do volante.
O segundo é o acabamento. Os Volkswagen nacionais são duramente criticados pelo fraco acabamento, e é bem verdade que o Virtus Exclusive tenta disfarçar isso com um novo revestimento em vinil em parte do painel, mas ainda está distante do nível encontrado no Sentra.
O Nissan tem revestimento macio ao toque por todo o painel, presente ainda nas portas. Uma pena essa versão não contar com o pacote premium, que adiciona imitação de couro em tom de caramelo ao acabamento.
Nissan Sentra Advance x Volkswagen Virtus Exclusive – Revisão
Se sua escolha se der pelo bolso, a revisão é uma das despesas para levar em consideração. E aqui o vencedor vai depender do tempo ou quilometragem que você pretende ficar com o carro.
O Volkswagen Virtus Exclusive faz parte do programa de revisões programadas da Volkswagen. Isso quer dizer que as três primeiras revisões, que devem ser feitas a cada 12 meses ou 10.000 km, são gratuitas. No entanto, durante esse período há itens com trocas obrigatórias para manter a garantia, especialmente os filtros.
Em todo caso, com o Volkswagen Virtus você gastará R$ 833,95 nos três primeiros anos ou 30.000 km rodados. Já no Nissan Sentra são necessários R$ 2.466. É uma diferença bem considerável, mas que começa a reduzir com o passar dos anos.
Se for obrigado a fazer a revisão dos 48 meses ou 40.000 km, você desembolsará mais R$ 1.254 no Sentra, chegando aos R$ 3.720. Já o Volkswagen Virtus tem custo de R$ 1.683,97 da revisão e outros R$ 505,95 de itens de troca obrigatório. Somando, o Volkswagen chega a R$ 3.023,87.
Só que o salto mais assustador está na revisão dos 50.000 km ou 60 meses. O Nissan Sentra custa R$ 606, totalizando até aqui R$ 4.326. Já o Volkswagen Virtus tem revisão de R$ 761,74, além de R$ 2.989,27 extras para trocas de correias e filtros, chegando a R$ 6.774,88.
Por fim, aos 60.000 km ou 72 meses, o Nissan Sentra tem revisão programada ao custo de R$ 1.254, totalizando R$ 5.580 durante todo o período. Por outro lado, o Volkswagen Virtus cobra R$ 856,65 da revisão e outros R$ 898,84 de peças extras, totalizando R$ 8.530,37.
Portanto, se você pretende manter o carro por três anos, a escolha mais acertada será o Volkswagen Virtus, no entanto, como mostrado acima, se você rodar muito por ano ou pretende manter um dos sedans em questão por mais tempo na garagem, o Nissan Sentra custará consideravelmente menos.
Nissan Sentra Advance x Volkswagen Virtus Exclusive – Equipamentos
Após vencer em desempenho, perder em acabamento, praticamente empatar em espaço e depender do uso para decidir a revisão, chegamos aos equipamentos. Aqui é vitória clara do Volkswagen Virtus Exclusive, afinal, estamos falando de uma versão topo de linha contra uma de entrada.
No entanto, o Nissan Sentra poderia se espelhar um pouco nesse rival. O Virtus entrega ACC e frenagem de emergência, além de painel digital em todas as versões. Confira abaixo os equipamentos de cada um dos sedans.
Para nosso controle, o jogo está praticamente empatado. Sentra ganha em espaço e acabamento, enquanto o Virtus é melhor em desempenho e equipamentos.
Volkswagen Virtus Exclusive – Equipamentos
- Alarme
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TC)
- Direção elétrica progressiva
- Travas elétricas
- Vidros elétricos
- Retrovisores externos elétricos com tilt-down à direita
- Ar-condicionado manual
- Sistema de som com quatro alto-falantes
- Carregador de celular por indução
- Controle de cruzeiro
- Faróis e lanternas de LED
- Volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade
- Controle de pressão dos pneus
- Sensores de estacionamento traseiros
- Frenagem automática pós-colisão
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Frenagem autônoma de emergência (AEB)
- Start-stop
- Volante revestido em couro com shift paddles
- Descansa-braço dianteiro central
- Duplo difusor para saída de ar traseira
- Duas portas USB-C na traseira
- Faróis de neblina de LED
- Freios traseiros a disco
- Chave com sensor presencial
- Partida do motor por botão
- Ar-condicionado digital Climatronic Touch
- Câmera de ré
- Sistema de som com seis alto-falantes
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico
- Função frenagem de manobra
- Painel com faixa revestida em vinil (couro sintético)
- Quadro de instrumentos digital Active Info Display de 10,1 polegadas
- Sensores de estacionamento dianteiros
- Sensor crepuscular
- Sensor de chuva
- Central multimídia VW Play de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Detector de fadiga
- Rodas de liga leve aro 17
Nissan Sentra Advance – Equipamentos
- Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta
- Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
- Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6)
- Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)
- Alerta de Objetos no Banco Traseiro
- Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
- Assinatura dos faróis dianteiros em LED
- Banco do motorista com regulagem elétrica
- Banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity®
- Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity®
- Câmera de estacionamento traseira
- Central multimídia de oito polegadas
- Faróis dianteiros e de neblina de LED
- Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
- Freios a disco nas 4 rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e
- Assistência de frenagem (BA)
- Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas
- Portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A)
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção
- Rodas de liga leve de 17” diamantadas e pneus 215/50 R17
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
- Sistema de som com 6 alto-falantes
- Troca de marchas no volante (paddle shift)
Volkswagen Virtus Exclusive – Ficha técnica
Motor: 1.4, dianteiro, transversal, quatro
cilindros 16V, turbo, flex, injeção direta de combustível, duplo comando de
válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por correia
dentada
Taxa de compressão: 10:1
Potência: 150 (E/G) cv a 5.500 rpm
Torque: 25,5 (E/G) kgfm a 1.750 rpm
Peso/potência: 8,39 kg/cv
Peso/torque: 49,3 kg/kgfm
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 8,5 segundos
Velocidade máxima: 198 km/h
Consumo (Inmetro): 8,2 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina na cidade; 10 km/l com etanol e 14,2 km/l com gasolina na estrada
Dimensões: comprimento, 4.561 mm; largura, 1,751 mm; altura, 1,476 mm; entre-eixos, 2.651 mm; porta-malas, 521 litros; tanque de combustível, 52 litros; carga útil, 398 kg; capacidade de reboque, 400 kg; peso em ordem de marcha, 1.202 kg
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões tipo McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro, 10,9 m; vão livre do solo, 149 mm; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo central, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; coeficiente aerodinâmico, 0,299 Cx; pneus 205/55 R17.
Nissan Sentra Advance – Ficha técnica
Motor: 2.0, dianteiro, transversal,
quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, gasolina, injeção indireta, duplo
comando de válvulas no cabeçote
Taxa de compressão: 10,6:1
Potência: 151 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm
Peso/potência: 9,3 kg/cv (G)
Peso/torque: 70,2 kg/kgfm (G)
Câmbio: automático tipo CVT, 8 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 11 km/L na cidade e 13,9 km/L na estrada
Dimensões: 4.646 mm de comprimento, 2.707 mm de entre-eixos, 1.816 mm de largura, 1.456 mm de altura, 466 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível.
Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e multi-link (traseira); freios a discos ventilados nas quatro rodas; vão livre do solo, 18,45 cm; ângulo de ataque, 20,7°; ângulo de saída, pneus 215/50 R17.
Nissan Sentra Advance x Volkswagen Virtus Exclusive – Qual comprar?
Como vimos acima, o comparativo entre Nissan Sentra Advance e Volkswagen Virtus Exclusive é praticamente um empate. A preferência por um outro depende muito do que você mais valoriza na hora de comprar um carro.
Se espaço, acabamento e dirigibilidade, o Nissan Sentra é uma opção mais interessante. Se o acabamento não é tão importante assim, mas o desempenho e nível de equipamentos faz a diferença, o Volkswagen Virtus é uma escolha melhor.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.