Nissan Versa Sense 2024 corrige falhas para ser rei do custo-benefício

Sedan corrigiu pequenas falhas e agora traz um pacote mais completo com direito a frenagem automática de emergência
Diego Dias
Por
23.08.2023 às 14:10 • Atualizado em 12.11.2024
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Sedan corrigiu pequenas falhas e agora traz um pacote mais completo com direito a frenagem automática de emergência

Presente no mercado brasileiro desde 2013, o Nissan Versa é daqueles sedans compactos que evoluíram bem com o passar dos anos. Com o mais novo tapa no visual, ele subiu de nível, ficou bem alinhado à nova filosofia de design da marca japonesa e promete ser o rei do custo-benefício entre os sedans. Será que consegue?

As novidades visuais do Nissan Versa 2024 estão concentradas na dianteira, ganhando o famoso “facelift” no ciclo de meia-vida para ter fôlego diante da concorrência muito competente formada por Chevrolet Onix Plus, VW Virtus, Fiat Cronos e cia.

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Tivemos contato com a versão mais básica Sense do modelo, que além de receber as mesmas novidades de estilo das versões mais caras na porção frontal, ganhou um reforço na lista de equipamentos.  A Mobiauto testou o novo Versa Sense 2024 e mostra agora o que ele tem de melhor – e o que pode melhorar.

Preço: Novo Nissan Versa Sense AT 2024 – R$ 107.490

Nissan Versa Sense 2024 – 7 Pontos Positivos

1)    Visual

Quase três anos depois da segunda geração desembarcar no Brasil importada do México (o modelo antigo era feito no Brasil na fábrica de Resende – RJ), o Nissan Versa ganha um facelift para se atualizar diante da concorrência. As mudanças ficaram reservadas para a nova grade frontal em “V”, que ficou mais larga com o acabamento preto e ainda ganhou filetes horizontais cromados.

O para-choque também ganhou um leve redesenho, enquanto os faróis são os mesmos (por incrível que pareça). Caiu muito bem ainda para essa configuração Sense as novas rodas de liga-leve de 15 polegadas, uma bela evolução, afinal antes essa opção vinha com rodas de aço e calotas.

2)    Acabamento do interior

O acabamento da cabine do Versa é um ponto positivo, já que traz plásticos com variedade de texturas, bons arremates e até apliques que emulam um acabamento suave ao toque. Os bancos são de tecido numa padronagem bem trabalhada, mas o interessante mesmo é que você pode escolher entre duas combinações de cores: azul/preto (como do carro testado) ou cinza/preto. Algo raro em carros do segmento de entrada, onde a opção de escolha ao gosto do consumidor é praticamente inexistente.

3)    Conforto

Sabemos que o conforto já era um ponto positivo do Versa pré-facelift, mas ainda vale ressaltar que o sedan se sobressai nesse aspecto na categoria. Os bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity são os mesmos do Kicks e acomodam muito bem a lombar e costas, contando também com bom apoio de pernas. O resultado disso é que você pode passar horas ao volante sem cansar. O espaço traseiro ainda é bom para três ocupantes, principalmente porque o Versa tem uma boa largura – pecando só no espaço para a cabeça de pessoas mais altas.

Vale destacar ainda a suspensão macia que também não compromete a dirigibilidade (vamos falar mais disso adiante), proporcionando muito conforto em passagens de valetas, entre outros obstáculos urbanos diários. Os pneus também contribuem para a maciez a bordo, afinal a gente está falando de um conjunto 195/65.

Há também baixo nível de ruído mesmo no Versa mais barato, o que é muito bem-vindo numa categoria de sedan de entrada. Isso não é mera sensação, pois a Nissan afirma que os vidros frontais do para-brisa estão com 4 mm a mais de espessura, enquanto as colunas A do sedan e o painel ganharam mais materiais isolantes. O carpete também ficou mais grosso, enquanto outras partes receberam material fonoabsorvente.

4)    Equipamentos

Eis aqui um dos pontos de maior vantagem do Versa Sense 2024 perante os concorrentes em sua categoria: seu bom pacote de equipamentos. A versão mais básica do sedan já vem com seis airbags, sem contar que tem como principal novidade a chegada do alerta de colisão frontal com assistente de frenagem automática de emergência com câmera e radar (funciona em velocidades entre 5 km/h e 80 km/h). Chave presencial para acesso e partida, central multimídia com tela de 7”, faróis com acendimento automático, sensor de estacionamento, piloto automático e assistente de partida em rampa também estão no pacote de itens de série. Nada mal para um sedan.

5)    Espaço interno

Com distância entre-eixos de 2,62 metros, o Versa continua sendo um dos protagonistas quando o assunto é espaço interno. O espaço para todos os ocupantes é vasto, com boa área livre para as pernas e joelhos – mesmo que alguém mais alto se acomode no banco da frente. É verdade que ele não tem mais aquele ambiente de sala de estar do antigo (culpa principalmente por conta do painel mais recuado e assentos maiores), mas ainda é referência nesse quesito. Certamente o Versa continuará sendo a melhor escolha para quem quer andar num carro espaçoso – principalmente para quem pede táxi ou carro por aplicativo.

6)    Porta-malas

Com porta-malas dotado de 466 litros de capacidade, o Versa ainda é uma referência nesse quesito, ainda que tenha o VW Virtus liderando com seus 521 litros. Apesar disso, é um espaço e tanto para um sedan compacto e que é muito superior a diversos SUVs compactos – e até de categorias superiores como o Jeep Compass (440 litros). Com bastante profundidade, permite transportar objetos grandes e alocar malas de tamanhos variados, sem contar que o tamanho da abertura e a altura da tampa facilita o acesso.

7)    Sedan dinâmico

Embora o motor 1.6 não seja primazia quando o assunto é desempenho, algo que vamos detalhar no item a seguir, o Versa tem como ponto positivo o seu comportamento dinâmico. É um sedan prazeroso de guiar, principalmente porque a direção elétrica tem calibração bem acertada, sendo leve em manobras e ganhando peso em maiores velocidades – esse último um defeito do modelo antigo. Além disso a direção é direta e transmite bem o que acontece sob os pneus do carro, sem contar que a suspensão é macia no ponto certo, sem deixar o carro rolar a carroceria em desvios rápidos de trajetória. Aliás, a suspensão e a direção foram dois pontos que evoluíram na linha 2024 segundo a Nissan.

Nissan Versa Sense 2024 – 5 Pontos negativos

1)    Motorização

Eis um ponto negativo que entrou por pouco, já que o motor 1.6 aspirado do Versa é bem competente e traz um bom comportamento para o sedan, que pesa apenas 1.105 kg. Com até 113 cv de potência e torque máximo de 15,3 kgfm, ele é ágil na cidade, oferecendo bom casamento com o câmbio CVT que trabalha muito suave e sem “gritar” muito.

O Versa tem boa calibração na sensibilidade do acelerador, o que contribui para a agilidade, mas a falta de torque é sentida em uma situação: no uso na estrada com o carro carregado, cinco pessoas e bagagem. Para fazer ultrapassagens, é necessário abusar da pisada total no acelerador para ganhar velocidade, com o ronco do 1.6 rompendo o bom isolamento acústico da cabine. Nesse cenário o Versa demora a embalar e demanda mais cuidado, algo que acaba pesando para um carro familiar.

2)    Descansa-braço central

É verdade que o Versa 2024 finalmente ganhou o descansa-braço central feito sobre o console (que serve também como tampa desse espaço), mas ele não chegou para a versão mais barata. Com isso a variante Sense ainda continua com aquele apoio de braço central estreito e que fica acoplado diretamente no banco, que nem apoia muito bem e ainda acaba atrapalhando na hora de colocar/soltar o cinto de segurança, bem como puxar/soltar a alavanca do freio de mão.

3)    Central multimídia

A Nissan finalmente instalou uma central multimídia no Versa Sense 2024, já que na linha 2023 o sedan de entrada ainda vinha equipada apenas com rádio. Porém o sistema multimídia com tela de 7 polegadas traz um display com resolução aquém do esperado, sem contar que não tem muitas funções, apenas o trivial. Apesar disso, o espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto cumpre bem sua função, embora a conexão ainda seja feita via cabos.

4)    Computador de bordo/botões

O Versa Sense traz um painel relativamente simples do tipo analógico, com dois instrumentos e um pequeno display digital monocromático na parte central. Até aí tudo certo, pois é possível consultar dados de consumo, autonomia, assim como os dados de viagem como “trip A” e “trip B”. Mas geralmente se faz isso por meio de botões no volante ou no máximo nos comandos satélite atrás da direção. Mas para o Versa isso é diferente, já que você precisa apertar um botão do lado esquerdo do painel para consultar esses dados e também fazer o “reset” quando é preciso. Nada prático. Menção ainda para os botões de acionamento dos vidros sem iluminação, exceto para o motorista – uma economia que não dá para entender.

5)    Traseira sem atualizações

Assim como a Fiat Strada turbo 2024 que tivemos nosso primeiro contato recentemente, o Versa 2024 também não ganhou atualizações de design na traseira. Com isso o sedan fez jus ao termo facelift ao trazer mudanças somente em sua face frontal, ignorando a traseira, que continua com suas lanternas sem iluminação em LED. A única novidade mesmo ficou para o novo logotipo minimalista da Nissan – e só.

Nissan Versa Sense 2024 – Ficha técnica

Motor 1.6, dianteiro, quatro cilindros, 16V, aspirado, flex, duplo comando de válvulas, injeção multiponto
Taxa de compressão 10,7:1
Potência 110/113 cv a 5.600 rpm (G/E)
Torque 15,2/15,3 kgfm a 4.000 rpm (G/E)
Peso/Potência
9,7 kg/cv
Peso/Torque
72,2 kg/kgfm
Câmbio
automático tipo CVT, que simula 6 marchas
Tração
dianteira
0 a 100 km/h
10,7 s
Velocidade máxima
180 km/h (controlados eletronicamente)
Consumo Mobiauto:
Consumo (Inmetro)8,0 km/l com etanol e 11,7 com gasolina, na cidade; e 10 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina na estrada.
Dimensões
4.495 mm comprimento, 2.620 mm entre-eixos, 1.791 mm largura, 1.465 mm altura, 466 litros de porta-malas, 41 litros do tanque de combustível.
Dados técnicos
direção elétrica; suspensão independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a disco (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; Cx, não divulgado; vão livre do solo, 138 mm; ângulo de ataque, 16,4°; ângulo central, não divulgado; ângulo de saída, 19,9°; peso em ordem de marcha, 1.105 kg; carga útil, 546 kg.

Nissan Versa Sense 2024 – Equipamentos de série

  • Rodas de liga-leve de 15 polegadas
  • Alerta de Colisão Frontal
  • Assistente de Frenagem de emergência
  • Seis airbags
  • Maçanetas na cor do carro
  • Faróis com luzes diurnas (halógenas)
  • Descansa braço central
  • Controles de tração e estabilidade
  • Central multimídia de 7 polegadas com Android Auto & Apple CarPlay
  • Chave presencial para acesso e partida I-Key
  • Controle de Tração e Estabilidade
  • Freios ABS com Controle Eletrônico de Frenagem
  • Sistema inteligente de partida em rampa
  • Acendimento inteligente dos faróis
  • Piloto automático com limitador de velocidade
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Assistente de partida em rampa
  • Botão de partida
  • Ar-condicionado
  • Bancos de tecido azul/preto
  • Computador de bordo
  • Vidros elétricos

Nissan Versa Sense 2024 - vale a pena?

Com visual renovado agora alinhado à linguagem de design da Nissan, bom pacote de equipamentos para um modelo de entrada e um motor 1.6 aspirado que, apesar de ter muitos anos de mercado, é competente e confiável, fazendo o Versa Sense 2024 ter o melhor custo-benefício em sua categoria.

A verdade é que a Nissan corrigiu os detalhes que interessavam nesta versão de entrada, à exemplo da chegada do multimídia que até então era inexistente e das rodas de liga-leve, sem contar que subiu um nível na escala de segurança. Apesar de ter seus deslizes, o Versa Sense 2024 cumpre muito bem sua proposta no conjunto final da obra.

Com preço competitivo de R$ 107.490, certamente ganharia mais espaço no mercado se não ficasse refém das cotas de importação do México, onde vende muito bem. Produção nacional seria o ideal? Possivelmente, mas os SUVs vão dominar os holofotes por um longo tempo.

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