Nova Chevrolet Montana: compare capacidade de carga com Toro, Strada e Oroch

Terceira geração da picape está mais encorpada, mas caçamba ficou menor e leva menos carga que antes
Renan Bandeira
Por
14.12.2022 às 12:36 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Terceira geração da picape está mais encorpada, mas caçamba ficou menor e leva menos carga que antes

A nova Chevrolet Montana finalmente foi apresentada nesta semana. Agora a picape não irá brigar apenas com VW Saveiro e Fiat Strada, mas com Fiat Toro e Renault Oroch também.

Mais encorpada que a geração anterior, era esperada uma capacidade de carga na caçamba que faria jus às novas dimensões. No entanto, não foi isso que aconteceu.

Anuncie seu carro na Mobiauto  

Terceira geração da picape está mais encorpada, mas caçamba ficou menor e leva menos carga que antes

A nova Montana poderá levar 600 kg na caçamba que tem 874 litros de capacidade. Ou seja, além de oferecer menos litros que a antiga geração, também leva menos peso. Afinal, a antecessora levava até 756 kg no compartimento de 1.152 litros.

Comparando com as rivais, ela também leva a pior. A Fiat Toro Endurance, versão de entrada, pode levar 750 kg, enquanto a Renault Oroch carrega até 680 kg na caçamba.

Terceira geração da picape está mais encorpada, mas caçamba ficou menor e leva menos carga que antes

A picape da Chevrolet não vence a Strada nesses quesitos também. Mesmo na versão Ranch, empurrada por um motor 1.3 e câmbio CVT, elas empatam com 600 kg de capacidade - as outras configurações com motor 1.3 e câmbio manual podem ter mais 50 kg no compartimento. 

Leia também: Nova Chevrolet Montana é picape que também quer ser SUV e até sedan

Curioso é que a Montana tem a caçamba maior que a maioria de suas concorrentes. Com exceção à Toro, que tem 937 litros, ela vence Oroch (683 litros) e Strada (844 litros).

Terceira geração da picape está mais encorpada, mas caçamba ficou menor e leva menos carga que antes

Por que a caçamba está menor e leva menos peso?

A equação é simples para falar do tamanho da caçamba. Basta lembrar que as antigas gerações da Montana nunca foram cabine dupla, tendo os dois assentos da primeira fileira e toda a parte traseira destinada ao transporte de cargas. 

Terceira geração da picape está mais encorpada, mas caçamba ficou menor e leva menos carga que antes

A nova, mesmo ganhando 20 cm de comprimento, tem que garantir espaço para três passageiros na segunda fileira de bancos. Por isso, abdica um pouco do compartimento de carga. 

Quando o assunto é a capacidade de carga, a suspensão é a principal desvantagem. Em relação à Toro e Oroch, a Montana tem uma suspensão mais simples em eixo de torção, que é menos robusto comparando com o esquema independente.

Você também pode se interessar por: 

Chevrolet Montana 2023 manual: veja quando chega, previsão de preço e versões

Chevrolet Montana 2023: como é a caçamba multi-flex vedada contra água

Ford Maverick híbrida pode ter o mesmo preço da versão a combustão

Renault Oroch Outsider é mais negócio que Strada CVT e Toro Endurance?


Comentários