Nova Fiat Titano Ranch 2.2 2025: o que você deve saber antes de comprar

Picape média chega ao Brasil para aumentar volume de vendas e a presença da marca no segmento
Renan Bandeira
Por
14.08.2024 às 22:42
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Picape média chega ao Brasil para aumentar volume de vendas e a presença da marca no segmento

A Stellantis lançou a Fiat Titano com um objetivo claro no mercado: ser a primeira picape média dos clientes que compram Fiat. Afinal, até então, a marca italiana oferecia no Brasil apenas Strada e Toro e não havia um salto maior que este, e após isso era necessário migrar para os concorrentes.

Com a Fiat Titano, a montadora italiana se posiciona pela primeira vez entre as picapes médias em nosso mercado. O modelo é um “rebadge” da Peugeot Landtrek, ou seja, usa mesma carroceria e arquitetura que o modelo da marca francesa, mas com logos da Fiat.

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Ela é rival de Ford Ranger, VW Amarok, Toyota Hilux, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 e Chevrolet S10. No entanto, tem como principal foco o custo-benefício e é por isso que tem preços entre R$ 219.990 e R$ 259.990 - bem diferente da precificação das demais concorrentes, que já ultrapassam a barreira dos R$ 300 mil.

A picape chegou ao mercado neste ano e tem gerado bastante curiosidade. A Mobiauto testou o modelo por uma semana e agora conta tudo o que você precisa saber, antes de comprar uma.

Principais pontos positivos

Espaço interno: a Titano tem bons números em dimensões e isso impacta diretamente no espaço interno. As picapes médias, de maneira geral, não são tão espaçosas dentro da cabine. Motorista e co-piloto vão bem, mas os três passageiros da segunda fileira não vão tão confortáveis em modelos dessa categoria. Com a Titano a história é diferente, tem espaço suficiente para cinco ocupantes com bom apoio de perna, espaço para cabeça e ombros.

Caçamba: são 1.314 litros de capacidade volumétrica. É bastante espaço para levar carga e ela tem boa profundidade, o que ajuda a carregar peças maiores.

Capacidade de carga: por ser uma picape média, tem mais de 1 tonelada de capacidade de carga. As concorrentes também entregam essa medida. Ainda que não seja vantagem contra as rivais, não dá para negar que ter mais de 1.000 kg de capacidade de carga é uma qualidade (das boas).

Custo-benefício: O preço é um dos mais vantajosos. A versão topo de linha custa R$ 259.990 e tem bom nível de equipamento contra as concorrentes de mesmo valor. Contra S10, Ranger e Hilux, temos a Titano Ranch competindo contra versões de topo.

Capota marítima: ela é a única picape média que sai de fábrica com capota marítima.

Perfumaria: saídas de ar-condicionado para a segunda fileira de bancos, portas USB disponíveis pela cabine, bancos de couro sintético, gancho atrás dos bancos para apoio de sacolas, vidros elétricos, travas elétricas, ajuste elétrico do retrovisor externo, porta-copos escamoteáveis no painel frontal, banco do motorista com ajuste elétrico de encosto, profundidade e lombar, ar-condicionado automático, digital e de duas zonas.

Principais pontos negativos

Suspensão: não é tão bem calibrada quanto a de suas rivais e bate fim-de-curso da suspensão em lombadas e valetas. Para uma picape média, espera-se um ajuste mais rígido da suspensão até para o trabalho pesado. A Titano tem o conjunto macio demais, trazendo à tona sua origem chinesa.

Multimídia: a multimídia de 10 polegadas é bastante horizontal, tem comandos por bluetooth, mas o espelhamento é apenas via cabo. Até mesmo uma Fiat Strada já conta com o sistema sem fio. Fora isso, vemos o componente com layout um pouco defasado e que não acompanha os demais modelos da marca.

Desempenho: o motor 2.2 turbo diesel entrega até 180 cv de potência e 40 kgfm de torque. Na prática falta um pouco de fôlego para o dia a dia. Uma demonstração disso é seu 0 a 100 km/h em 12,4 segundos. E o consumo não é bom o suficiente para compensar isso, já que faz 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada.

Itens de segurança: pelo preço, a Fiat teve de renunciar alguns itens de série para o modelo. Entre eles, ficou de fora os sistemas ADAS, que são assistências de condução e segurança. As picapes médias têm oferecido isso em suas versões de topo, mas que passam dos R$ 300 mil. No caso da Titano, temos apenas assistente de partida em rampa e controle de cruzeiro.

Fiat Titano Ranch 2025 - Itens de série 

  • Bloqueio do diferencial traseiro
  • Controle de velocidade (cruzeiro)
  • Limitador de velocidade
  • Hill Hold
  • Hill Descente Control
  • Controle de tração
  • Assistente de reboque
  • Porta objetos sob o banco traseiro
  • Luz de caçamba
  • Ar-condicionado
  • Porta-luvas refrigerado
  • Conexão de áudio sem fio para celulares
  • Rodas de aço de 17 polegadas
  • Três entradas USB (duas na frente e uma atrás)
  • Tomada 12V
  • Volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade
  •  Assoalho de vinil
  •  Apoio de braço dianteiro
  •  Multimídia de 10 polegadas com conexão sem fio para espelhamento de celulares, e reconhecimento por comando de voz
  •  Câmera 180º “off-road”
  •  Sensor de estacionamento traseiro
  •  Câmera de estacionamento
  •  Volante multifuncionamento revestido de couro
  •  Faróis de neblina
  •  Rodas de liga leve de 17 polegadas, diamantadas
  •  Duas tomadas 12V
  •  Cluster com tela digital colorida de 4,2 polegadas
  •  Protetor de caçamba
  •  Capota marítima
  •  Assoalho em carpete
  •  Ar-condicionado digital com duas zonas
  •  Aviso de saída de faixa
  •  Rebatimento automático dos retrovisores
  •  Câmera 360º “off-road”
  •  Bancos de couro
  •  Ajuste elétrico do banco dianteiro
  •  Sensor de chuva
  •  Sensor crepuscular
  •  Monitoramento de pressão dos pneus
  •  Sensor de estacionamento dianteiro
  •  Navegação embarcada
  •  Santantônio cromado
  •  Estribos laterais estilo plataforma
  •  Rodas de liga leve de 18 polegadas
  •  Faróis de LED
  •  Lanternas com guias de LED
  •  DRL de LED

Fiat Titano Ranch 2025 - Ficha técnica

Motor: 2.2, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, diesel, injeção direta, duplo comando de válvulas no cabeçote

Taxa de compressão: 16:1

Potência: 180 cv a 3.750 rpm

Torque: 40,8 kgfm a 2.000 rpm

Câmbio: automático, 6 marchas

Tração:4x4 com reduzida e diferencial traseiro blocante

0 a 100 km/h: 12,4 segundos

Velocidade máxima: 175 km/h 

Consumo (Inmetro): 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada

Dimensões: 5.330 mm de comprimento, 3.180 mm de entre-eixos, 1.963 mm de largura, 1.858 mm de altura, 80 litros de tanque de combustível; capacidade de carga, 1.020 kg; volume da caçamba, 1.109 litros; capacidade de reboque, 3.500 kg; peso em ordem de marcha, 2.150 kg.

Dados técnicos: direção hidráulica; suspensão Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro, 14 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 23,5 cm; ângulo de ataque, 29°; ângulo de saída, 27°; pneus 265/60 R18. 

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