Nova Ford Ranger V6: qual é o custo para manter a picape por ano?

Seguro, combustível, IPVA, revisões e até uma lista de peças básicas foram precificados; confira
Vinicius Moreira
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19.03.2024 às 09:06 • Atualizado em 12.11.2024
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Seguro, combustível, IPVA, revisões e até uma lista de peças básicas foram precificados; confira

A nova geração da Ford Ranger tem enfrentado suas concorrentes de igual para igual. Tanto que no acumulado até fevereiro desse ano, a picape média só perde para Hilux em vendas, conforme números da Fenabrave (Federação Nacional de Veículos Automotores).

Nesse sentido, decidimos fazer uma média de gastos anuais da picape. Para poder fazer o comparativo, escolhemos a versão XLS da Ford Ranger, ano/ modelo 2024, a primeira das configurações do modelo com motor 3.0 V6 diesel.

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Nessa configuração, a Ranger tem 250 cv de potência e 60 kgfm de torque. Além disso, a XLS tem câmbio automático de seis marchas com tração 4x4 e seletor do modo de tração eletrônico. Dito isso, vamos aos custos.

Seguro

O custo anual de um seguro depende de vários fatores. Por isso, decidimos cotar o preço final baseado em perfis de homens e mulheres, com relação conjugal, acima dos 30 anos de idade e estabelecer uma média entre seis seguradoras cotadas.

Perfil masculino: R$ 15.711,51

Perfil feminino: R$ 6.412,40

IPVA

O custo do Imposto de Propriedade de Veículo Automotivo (IPVA) vai depender do estado de registro da picape. A alíquota varia de 1 a 4%, sendo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais com a porcentagem máxima da tributação no Brasil.

Para base de cálculo, usamos o valor da Ranger XLS 2025 na tabela Fipe, a qual é usada para calcular o IPVA cobrado. O valor para pagamento do imposto foi de R$ 11.062,92, utilizando os 4% de alíquota.

Combustível

De acordo com o Inmetro, a Ford Ranger XLS faz 8,9 km/l e 10,2 km/l, sempre no diesel. Com Foi estipulado uma quilometragem de 15 mil km ao ano para obter gasto com consumo de combustível.

O preço utilizado para fazer obter o resultado foi R$ 5,45, valor médio cobrado nos postos do Brasil, conforme boletim da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Levando em consideração os 80 litros de capacidade do tanque da Ranger, o proprietário que rodar 15 mil km vai precisar desembolsar cerca de R$ 9.185,39 pelo gasto de 1.685,4 litros de diesel.

Revisão

Para esta etapa, a Ford prevê a primeira revisão em concessionária já a partir dos 10.000 km. Como nossa estimativa é dos 15.000 km também colocamos o preço da que seria a segunda revisão prevista pela fabricante, que é aos 20.000 km.

Vale ressaltar que há o preço fixo cobrado mais o custo das peças a partir da segunda revisão. Para efeitos de cálculo, adotamos a primeira.

1ª revisão – 12 meses ou 10.000 km – R$ 1.495: óleo do motor, filtro de óleo do motor, elemento do filtro de combustível. Lavagem cortesia.

2ª revisão – 20.000 km – R$ 1.495: Óleo do motor, filtro de óleo do motor, elemento do filtro de combustível. Lavagem cortesia.

Cesta de peças: 

Farol esquerdo:

R$ 2.400 alógeno (cada lado)

R$ 4.700 LED (cada lado)

Lanternas:

R$ 1.144 (alógena)

R$ 2.624 (LED)

R$ 5.600 (LED com monitoramento de ponto cego)

Para-choque dianteiro:

 R$ 5.510,00

Para-choque traseiro:

R$ 3.750 cada lado (R$ 7.000)

Reforço do para-choque: R$ 7.100

Retrovisores:

R$ 5.135 (cada lado)

Qual o preço anual de se manter uma Ford Ranger? 

Depois de contabilizar os gastos, tirando o custo adicional com alguma peça mencionada que foi precificada acima, o custo ficou assim:

Homem: R$ 37.454,82

Mulher: R$ 28.155,71

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