Nova Renault Niágara terá truque de Onix para tentar vender mais que Fiat Toro
Com produção confirmada na Argentina em setembro, a nova Renault Niágara será um dos grandes lançamentos da marca francesa para os próximos anos, sendo esperada para 2026. A questão é que a nova picape estava cotada como a substituta da Renault Oroch, mas parece que a estratégia da fabricante não será bem assim.
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Isso porque o presidente da Renault na Argentina, Pablo Sibilla, revelou em entrevista ao jornal argentino La Nación que a nova Renault Niágara não vai ocupar o posto da Oroch, picape derivada do Duster que inaugurou o segmento das picapes intermediárias em 2015, cujo sucesso acabou ficando para a Fiat Toro – lançada já no ano seguinte.
"Decidimos que o ideal era que ela [a fábrica argentina de Santa Isabel] se especializasse em veículos utilitários, para fugir da concorrência com o Brasil [onde se produz veículos de passeio]. Tendo definido isso, pensamos em uma picape de meia tonelada [se referindo à capacidade], na época, sucessora da Oroch. Mas o projeto Niagara não será um sucessor do Oroch, ambos podem conviver”, revelou Sibilla ao jornal argentino.
Com essa declaração do presidente da Renault Argentina, fica fácil entender agora qual será a missão da futura Renault Niágara no mercado brasileiro. Ao coexistir com a Renault Oroch, a nova picape repetirá uma fórmula que era utilizada até pouco tempo pelo Chevrolet Onix, que convivia com a geração passada chamada até então de Chevrolet Joy. Tal receita foi utilizada também pelo Nissan Versa e o V-Drive (geração antiga), bem como pelos famosos Fiat Palio/Palio Fire e VW Gol G5/Gol City.
É verdade que a Niagara e a Oroch não compartilham os nomes, mas a estratégia da Renault em oferecer um modelo mais simples na mesma categoria de picape intermediária repete a receita que o mercado brasileiro conhece bem. Atualmente, a Oroch é vendida com preços entre R$ 121.190 (Pro 1.6) e R$ 157.200 (Outsider 1.3 turbo, assim essa lacuna acima seria bem preenchida pela nova Niágara, cujo valor de tabela pode chegar até os R$ 200.000.
Como será a Niágara
Com projeto que será baseado na plataforma RGMP, a nova picape da Renault teve seu protótipo revelado pela primeira vez ano passado, no Rio de Janeiro (RJ). Essa base comporta veículos de até 5 metros de comprimento e no máximo 3 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Oroch atual tem 4,70 metros de comprimento e 2,82 m de entre-eixos.
Assim a estratégia de ter duas picapes convivendo ao mesmo tempo faz total sentido, ainda mais quando vemos as medidas da Oroch comercializada hoje e o que a nova plataforma RGMP comporta em porte em sua maior configuração. Esse cenário nos leva a acreditar que finalmente a Renault terá uma nova caminhonete para brigar em pé de igualdade com a Fiat Toro, bem como a Ford Maverick.
Em relação à motorização, a nova Renault Niágara deverá contar com o 1.3 turbo flex TCe de 170 cavalos de potência em suas versões de topo no catálogo. Porém, vale dizer que existe a possibilidade da inédita picape estrear o propulsor E-Tech 1.6 híbrido flex, que a marca prepara para o Brasil e pode desenvolver 145 cv.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.