Novo Citroën Basalt fez o que o Nivus não conseguiu para ser mais espaçoso
A Citroën fez de C3 e C3 Aircross um SUV diferente e com bom custo-benefício, chamado Basalt. O modelo é o SUV cupê mais barato do mercado, mas, apesar da silhueta similar, o francês se posiciona como modelo de entrada e não chega a concorrer com Fiat Fastback e VW Nivus.
No entanto, o Citroën Basalt traz uma importante estratégia que a Volkswagen não conseguiu aplicar no VW Nivus, nem mesmo a Fiat no Fastback. Os três modelos citados aqui derivam de outros produtos que já estão no mercado.
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Começando pelo Basalt, que faz parte do projeto C-Cubed e deriva dos modelos C3 Hatch e C3 Aircross. O Volkswagen Nivus é construído sobre a plataforma MQB-A0, que é a mesma do Polo, com quem compartilha diversas peças. Já o Fastback nasce do Pulse.
O que os modelos de Fiat e Volkswagen têm em comum? Ambos mantiveram entre-eixos e, consequentemente, espaço interno dos modelos dos quais foram originados. É isso mesmo: Nivus tem entre-eixos de Polo, e Fastback tem espaço entre-eixos igual ao do Pulse.
O modelo da Citroën não usou a medida do C3, nem mesmo a do Aircross. Sua plataforma tem 2,62 metros de entre-eixos, que é 5 cm a mais que o Nivus e 9 cm a mais que o Fastback. Isso impacta diretamente no espaço interno, e o Basalt mostra isso por ser bem mais espaçoso que os dois “rivais”.
E ainda não perde em porta-malas para o rival da Volkswagen, tendo 490 litros de capacidade contra 415 litros do Nivus e 516 litros de Fastback.
O Citroën Basalt foi o último modelo do projeto C-Cubed a ser lançado. Ele é vendido em quatro versões com preços que variam entre R$ 89.990 e R$ 107.390, e tem opções de motores 1.0 aspirado flex de até 75 cv e 10,7 kgfm e 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 kgfm.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.