Novo Corolla Cross XRX 2025: o que você deve saber antes de comprar
A Toyota ouviu a clientela e mudou itens do Corolla Cross que
geravam boas reclamações. O SUV compacto-médio, que é rival de Jeep Compass,
GWM Haval H6, Volkswagen Taos e Honda ZR-V, manteve os preços da linha 2024, o
que é bastante importante para sua estratégia de mercado e o mesmo número de
versões.
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O Toyota Corolla Cross é um carro bastante importante para o nosso
mercado. Junto do Corolla Sedan ajudou a difundir a eletrificação entre os
carros mais populares, tendo desde o lançamento versões híbridas do tipo
convencional e alimentada por etanol e gasolina.
O modelo mudou o que tinha que mudar. Tapa sutil no visual, com poucas alterações na traseira e novos itens de conforto que vão fazer a diferença para quem já tem o SUV e quer trocar por um mais novo, já na linha 2025. Mas o que você precisa saber antes de comprar um? É isso que vamos contar agora.
Toyota Corolla Cross XRX 2.0 2024 – Características
1) Motor: 2.0 aspirado flex com 167/175 cv e 20,8 kgfm de torque.
2) Câmbio: automático do tipo CVT com 10 marchas simuladas.
3) Dimensões: 4.460 mm de comprimento; 2.640 mm de entre-eixos; 1.825 mm de largura; 1.620 mm de altura; 440 litros de porta-malas; 47 litros de tanque de combustível; 1.420 kg de peso em ordem de marcha.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 5.669
Toyota Corolla Cross XRX 2.0 2024 - Pontos positivos
1) Visual: o tapa no visual era necessário para o Corolla Cross. Não por causa do anterior não agradar, mas para realmente mostrar que o SUV foi renovado contra a ofensiva chinesa. O Corolla Cross ficou mais jovial, com linhas que remetem a carros elétricos e isso, claro, indica que temos ali algo mais tecnológico. A marca acertou precisamente nessa parte
3) Dirigibilidade: é um SUV
com pouca rolagem de carroceria e se parece muito com o irmão Corolla Sedan.
Claro que o sedan é mais aerodinâmico e também mais estável para rodar, mas o
Corolla Cross tem uma boa resposta da direção e uma suspensão bem calibrada –
que até poderia ser mais confortável.
4) Painel de instrumentos: as versões de entrada ainda contarão com painel de instrumentos de 7 polegadas. Mas a grande novidade é a tela de 12 polegadas para as configurações mais caras. Deixou o veículo bem mais tecnológico nesse sentido.
5) Porta-malas: são 440 litros de capacidade. É menor que de Taos e Tiggo 7, mas é maior que de ZR-V e Compass. Garante espaço suficiente para viajar em família (considerando quatro adultos)
6) ACC
evoluiu: o controle de cruzeiro adaptativo evoluiu e agora trabalha em
todas as velocidades, e não tem mais limitações como antes. Para dirigir na
estrada era uma mão na roda, agora dá para usar no trânsito também.
7) Consumo: comparado aos hatches e outros carros de entrada, é claro que o consumo do Corolla Cross será inferior. No entanto, no segmento ao qual faz parte, os números do SUV são bastante satisfatórios. O Hybrid bebe bem menos, é verdade, mas ainda que tenha ficado mais beberrão neste ano, o modelo segue com um dos melhores números da categoria.
Toyota Corolla Cross XRX 2.0 2024 - Pontos negativos
1) Desempenho: o câmbio CVT segura um pouco o SUV, que não consegue entregar o mesmo desempenho de um Jeep Compass. Seu 0 a 100 km/h acontece na faixa dos 10 segundos. Com 175 cavalos de potência e 20,8 kgfm de torque, o desempenho é apenas satisfatório e poderia ser melhor.
2) Acabamento: o couro sintético dos bancos é de boa qualidade, mas o painel frontal não é todo revestido em material macio ao toque. Comparado ao Jeep Compass, também deixa um pouco a desejar nesse quesito.
Toyota Corolla Cross XRX 2.0 2024 – Ficha técnica
Motor: 2.0,
dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, injeção
variável entre direta e indireta de combustível, duplo comando variável de
válvulas
Taxa de compressão: 13:1
Potência: 167/175 cv (G/E) a
6.600 rpm
Torque: 20,8 kgfm (G/E) a
4.400 rpm
Peso/potência: 8 kg/cv
Peso/torque: 68,3 kg/kgfm
Câmbio: automático CVT
(continuamente variável) com Direct Shift (engrenagem de arrancada), 10 marchas
simuladas
Tração: dianteira
Consumo Inmetro: 8,2 km/l (E) e 11,6 km/l (G) na cidade; 9,3 km/l (E) e 13,3 km/l (G) na estrada.
Dimensões: comprimento, 4.460 mm; entre-eixos, 2.640 mm; largura, 1.825 mm; altura, 1.620 mm; peso em ordem de marcha, 1.420 kg; porta-malas, 440 litros; tanque de combustível, 47 litros.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; tração dianteira; suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção; freios dianteiros a discos ventilados e traseiros a discos sólidos; 11,2 m de diâmetro de giro; Cx não divulgado; 161 mm de vão livre do solo; 21° de ângulo de ataque, 10° central e 36° de saída; 450 kg de carga útil; pneus 225/50 R18.
Toyota Corolla Cross XRX 2.0 2024 – Itens de série
- Sete airbags
- Alarme
- Controle de estabilidade e tração com assistente de subida em rampas
- Chave presencial com destravamento automático das portas
- Partida do motor por botão
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Assistente de permanência em faixa
- Assistente pré-colisão frontal com frenagem autônoma emergencial
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Alerta de ponto cego
- Alerta de não uso do cinto nos bancos dianteiros e traseiro
- Cintos dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força
- Alerta de oscilação da carroceria
- Faróis de LED com projetor, base azulada, luzes diurnas integradas, acendimento e farol alto automáticos
- Faróis de neblina de LED
- Lanternas traseiras com de LED
- Grade com parte superior em cinza escuro e moldura prata
- Janelas laterais com acabamento cromado
- Antena tubarão
- Rodas de liga leve aro 18
- Spoiler traseiro
- Direção elétrica progressiva
- Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade mais borboletas para troca sequencial de marchas
- Limpador de para-brisa com acionamento automático
- Acabamento
interno com faixas de painel, portas e bancos na cor bege
- Bancos
revestidos em couro nas faixas externas e couro sintético nas internas
- Banco
do motorista com regulagem elétrica de altura e do passageiro dianteiro com
ajuste manual
- Banco
traseiro bipartido em 60:40 com duas angulações de encosto lombar,
descansa-braço e porta-copos na posição central
- Vidros
elétricos com um-toque e antiesmagamento
- Quadro
de instrumentos com computador de bordo digital de 12,3 polegadas
- Ar-condicionado
automático digital de duas zonas com saída traseira
- Retrovisores
externos elétricos com rebatimento automático, luzes de seta integradas e
função tilt down no direito
- Retrovisor
interno antiofuscante
- Central
multimídia de 9 polegadas com Android Auto e AppleCarPlay sem fio
- Tomada
USB no painel
- Duas
tomadas USB para a fileira traseira
- Iluminação
interna ambiente
- Quatro
alto-falantes e dois tweeters
- Câmera
de ré com gráficos dinâmicos de distância
- Sensores
traseiros e dianteiros de estacionamento
- Porta-revista
atrás do banco do passageiro dianteiro
- Teto solar
- Freio de estacionamento eletrônico
- Função autohold
- Abertura eletrônica do porta-malas
O que você deve saber antes de comprar um
Este é um
novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em
trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o
que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.