Jeep Compass 2027 dará origem a novo SUV premium da Chrysler
Já se sabe que o novo Jeep Compass será lançado no Brasil em 2027, assim como sabe-se que ele virá apenas com versões híbridas e elétricas. A novidade agora é de que a nova geração do modelo dará origem a um novo SUV premium da Chrysler.
Você pode se interessar por:
- Novos Jeep Renegade e Compass: o que esperar das próximas gerações dos SUVs
- Hyundai Ioniq 5 chega ao Brasil com porta-malas dos sonhos para o Jeep Compass
- Segredo: Novo Peugeot 3008 deve chegar ao Brasil e antecipar o que veremos no Jeep Compass 2027; entenda
- Exclusivo: Jeep Renegade já tem data para estrear sua nova geração no Brasil
Atualmente, a planta canadense de Brampton Assembly, pertencente à Stellantis, se prepara para fabricar a nova geração do Jeep Compass. Este último, após ser lançado, servirá como base para a unidade fabril produzir este novo SUV da Chrysler.
Ao menos foi isso que confirmou Sam Fiorani, vice-presidente global da Auto Forecast Solutions, uma fornecedora de bancos de dados globais de previsão automotiva e soluções de planejamento para montadoras e fornecedores.
Aos que não sabem, tanto Jeep quanto Chrysler são marcas “irmãs”, visto que ambas são pertencentes ao grupo Stellantis. Assim, esse “intercâmbio” entre elas não será de todo surpreendente, uma vez que essa é uma prática comum para as empresas do grupo.
Vale lembrar que a Chrysler não lança um modelo novo desde 2017, quando lançou a nova geração de sua tradicional minivan Pacífica. Mas e a relação com o novo Compass?
Chrysler Compass
De acordo com Sam Fiorani, o novo SUV da Chrysler será construído sobre a plataforma STLA Medium, a mesma que integrará o nova geração do Compass. O novo Peugeot 3008, que deve chegar ao Brasil em breve, também faz uso dessa arquitetura.
Com a plataforma em vista, já é possível adiantar alguns aspectos do novo modelo da Chrysler. Primeiro, vale dizer que não seria novidade se o SUV viesse com usina eletrificada, uma vez que a arquitetura suporta tanto trens de força a combustão quanto híbridos e elétricos.
Também já pode-se ter uma ideia em relação a tamanho. A STLA Medium é uma plataforma modular. Assim, pode comportar dimensões de 4,3 metros a 4,9 m de comprimento e entre-eixos de 2,7 m a 2,9 m.
Por fim, a arquitetura comporta baterias com capacidade de até 98 kWh, o que permite autonomias elétricas que podem ir de 500 a 700 km. O rendimento máximo pode chegar até 390 cavalos de potência.
O lançamento do novo SUV premium da Chrysler deve ocorrer entre o fim de 2026 e início de 2027, segundo Sam Fiorani, justamente após a nova geração do Jeep Compass chegar aos mercados.
*Todas as fotos são ilustrativas, referentes ao Chrysler Airflow Concept