Novo Omoda 5 EV: 10 destaques do SUV elétrico que chega ao Brasil em breve

Andamos no novo SUV elétrico que vem para movimentar o mercado de SUVs na faixa de R$ 200 mil
Diego Dias
Por
09.04.2024 às 12:01 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Andamos no novo SUV elétrico que vem para movimentar o mercado de SUVs na faixa de R$ 200 mil

No final de dezembro uma nova marca foi anunciada no Brasil: a Omoda. A empresa faz parte do grupo Chery globalmente, mas no Brasil sua operação será independente e seu primeiro carro a ser lançado por aqui será o Omoda 5 EV, um elétrico com estilo de SUV cupê.

Mobiauto teve a oportunidade de dirigir por algumas horas uma unidade pré-série do Omoda 5 EV, versão elétrica do Omoda 5 que chegará primeiro no Brasil, portanto antes do Omoda 5 com motor híbrido-leve. Como spoiler, podemos dizer que o SUV cupê elétrico traz bastante personalidade e desperta atenção na rua com suas linhas angulosas - sem contar que tem uma aceleração até empolgante.

Você também pode se interessar por:

Vale destacar que por ser uma unidade pré-série, o Omoda 5 EV mostrado aqui pode vir a mudar em sua versão final, que deverá ser apresentada entre o final do primeiro semestre e o começo do segundo. Sem mais delongas, confira 10 destaques do Omoda 5 elétrico.

1) Design

Antes de conhecer o Omoda 5 EV, achava ele um SUV razoavelmente grande, mas pessoalmente ele é até baixo e evoca uma esportividade que não esperava. Culpa disso são suas linhas angulosas e o perfil de SUV cupê, com o teto caindo rumo a traseira. Ele tem seus 4,40 metros de comprimento (o mesmo de um Jeep Compass), mas é baixo com seus 1,58 m de altura – menor que um Renault Kardian.

Os faróis tipo bumerangue são divididos em suas seções e são destaques, assim como a tampa do conector de recarga que fica escondida no bico do carro, onde fica o logotipo Omoda. As rodas são de 18 polegadas e bem fechadas para otimizar a aerodinâmica, enquanto na traseira temos uma lanternas com efeito 3D e interligada por uma barra vermelha. É um estilo bastante chamativo, com certos ângulos remetendo a carros da Lexus. Certamente não passa despercebido.

2) Motor

A Omoda ainda não confirmou qual motorização elétrica vai utilizar no Omoda 5 EV que será vendido no Brasil, mas a marca dispõe de duas opções na prateleira: um de 204 cv e 35,7 kgfm de torque e outro mais forte com 224 cv e 40,7 kgfm, sendo esse último o que tivemos contato. Por conta de calibração e o gosto do mercado nacional, arriscamos dizer que a marca chinesa deverá optar por trazer a segunda opção mais potente para cá. No entanto, caso a Omoda resolva chegar com preço muito competitivo, não será surpresa se optar pelo propulsor de 204 cv.

3) Aceleração

A maioria dos carros elétricos à venda no Brasil contam com uma programação mais suave nas acelerações justamente para não assustar, principalmente aqueles que não estão acostumados ao torque total ao menor toque no pedal do acelerador. Mas sempre há exceções, principalmente em esportivos movidos a bateria por motivos óbvios.

Porém o Omoda 5 EV traz uma sensação de aceleração divertida, que se converte em números interessantes: de 0 a 100 km/h, a unidade que dirigimos faz apenas em 7,6 segundos de acordo com dados de fábrica. Na versão de 204 cv esse tempo aumenta para 7,8s, o que ainda é bom. Em nosso contato deu para notar que o SUV cupê acelera forte, derrapando um pouco somente no modo Eco, pois no Sport parece que a entrega da potência é mais linear.

4) Acabamento

Não há dúvidas que além do visual, o acabamento do Omoda 5 EV também é um dos destaques. O painel do SUV cupê é todo emborrachado com costuras brancas aparentes, enquanto a seção central é toda revestida num material espumado – que também é aplicado no console central e em parte dos painéis das portas (inclusive as traseiras). Fica evidente a inspiração nos Mercedes-Benz quando reparamos no desenho da cabine, mesmo assim a seleção de materiais foi bem executada.

5) Painel de instrumentos com Waze

O Omoda 5 EV conta com dois displays de 12,3 polegadas, um para o painel de instrumentos digital configurável e outro para a central multimídia. Mais uma vez temos o estilo da marca alemã replicado nos displays tipo tablet que, verdade seja dita, aparece em várias outras marcas. Mas o interessante é que a marca trabalha uma função interessante do navegador GPS: além do sistema nativo, a Omoda estuda colocar o aplicativo Waze para rodar aos olhos do motorista no painel de instrumentos. Caso realmente venha, será um recurso interessante.

6) Câmera 360º

Na central multimídia temos outra função que vem sendo cada vez mais rotineira nos veículos vendidos hoje em dia: a câmera com visão 360º. A questão é que o Omoda 5 EV traz um sistema bem eficiente, com o carro replicado em realidade aumentada de forma bem eficiente, permitindo visualizado a guia nas alterais, frente e traseira. A definição das câmeras chama a atenção, assim como o sistema que opera livre de travamentos.

7) Quebra-sol escondido

Com a indústria automotiva cada vez mais avançada e nivelada, é uma missão quase impossível surpreender. Mas ainda temos detalhes que podem ser bem pensados, por mais simples que sejam. No caso do Omoda 5 EV temos o quebra-sol escondido: basta puxar uma cobertura de tecido para aparecer o espelho e uma iluminação gradual em volta.

8) Console

Apesar de não ser nada revolucionário, esse é um recurso que poderia aparecer mais em carros vendidos no Brasil na faixa abaixo de R$ 200 mil: porta-objetos do console central com refrigeração. O Omoda 5 EV traz esse recurso, que é muito bem-vindo para deixar sua água gelada por mais tempo ou até mesmo evitar que um chocolate derreta. São frugalidade que acabam sendo bastante úteis no dia a dia, ainda mais num país tropical como o Brasil.

9) Conector de recarga

O Omoda 5 EV tem também um conector de recarga localizado na dianteira do carro, que dá um toque moderno no SUV cupê justamente por ficar localizado sob uma tampa retrátil, bem onde fica o logotipo da Omoda. Ela é aberta por meio de um botão no painel, que fica ao lado dos comandos dos faróis. Pode até ser diferente, mas só o tempo vai dizer se são práticas no uso diário.

10) Preço estimado

Ainda não há nada confirmado, mas a expectativa é que o novo Omoda 5 EV tenha preço tabelado pouco acima dos R$ 200 mil, preço pouco acima do Toyota Corolla Cross e na faixa do Jeep Compass, mas isso em um utilitário com motor elétrico. Ele deve incomodar também SUVs híbridos como o próprio Toyota, além dos queridinhos do mercado com BYD Song Plus e GWM Haval H6 HEV.

Ficha técnica Omoda 5 EV (pré-série)

Motor: elétrico

Potência: 224 cv

Torque: 40,7 kgfm

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 7,6 segundos

Velocidade máxima: não divulgada

Bateria: fosfato de ferro e lítio (LFP) de 61 kWh

Autonomia: 430 km (ciclo europeu WLTP)

Recarga (WLTP): Carregamento lento em 6-7h

Carregamento rápido de 80 KWh em 30 min (10% a 80%)

Dimensões e capacidades: comprimento, 4.400 mm; entre-eixos, 2.630 mm; largura, 1.830 mm; altura, 1.588 mm; capacidade porta-malas, 378 litros; capacidade de carga, não divulgada; peso em ordem de marcha: 1.710 kg

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários