Novo Renault Kangoo é furgão elétrico capaz de arrastar um Jeep Renegade

Além do ganho de 150 kg a mais na capacidade de carga, o furgão feito para o dia a dia ainda tem uma capacidade de reboque capaz de levar um SUV compacto
Vinicius Moreira
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01.02.2024 às 11:13 • Atualizado em 12.11.2024
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Além do ganho de 150 kg a mais na capacidade de carga, o furgão feito para o dia a dia ainda tem uma capacidade de reboque capaz de levar um SUV compacto

Já imaginou um furgão elétrico rebocando um SUV do porte do Jeep Renegade? É possível! Graças à capacidade de reboque do novo Renault Kangoo E-Tech, o veículo comercial feito para o trabalho diário e que ainda comporta 800 kg de carga.

De acordo com a Renault, o furgão tem uma capacidade de reboque de 1.500 kg. Essa competência faz com que o Kangoo consiga levar um Jeep Renegade que pesa 1.468 kg. Além do SUV da Jeep, o furgão elétrico transportaria a reboque com certa facilidade um Volkswagen Nivus, T-Cross e o Fiat Fastback, ambos com menos de 1.400 kg.

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Maior e mais potente

Não é só a capacidade de reboque do Kangoo que chama atenção. Com uma proposta voltada para o transporte de carga, a atual geração do furgão está maior, com 4,9 m de comprimento e 3,1 m de entre-eixos, o que aumentou seu compartimento de carga em relação à versão anterior. Agora são 150 kg a mais de capacidade, totalizando 800 kg.

Ainda no compartimento de carga, o proprietário tem dois pontos de iluminação e cerca de 9 ganchos de fixação pela cabine. O piso é revestido de PVC e pode ser acessado pela porta traseira, que pode ser aberta em duas fases, além da porta lateral deslizante. Ambas com travamento elétrico para evitar fechamentos abruptos e, assim, diminuir sua vida útil.

Os dados do furgão informam um compartimento de carga de 4,3 m³, o que em uma conta rápida de conversão garante pouco mais de 4.000 litros para repartição de transporte.

Como o trem de força é totalmente elétrico, o motorista também terá os 20 kgfm de torque de forma instantânea. O motor é de 90 kw, que recebem a energia da bateria de 45 kwh. A potência é de 120 cv, o dobro da geração passada. A bateria garante uma autonomia de 210 km, conforme programa de etiquetagem (PBEV) do Inmetro.

O carregamento pode ser feito em postos de recarregamento, wallbox e até tomadas convencionais de residência. A montadora francesa atesta o carregamento para 170 km de autonomia em 30 minutos em uma carga rápida de 80 kw.

O modelo possui três níveis de regeneração para bateria. São dois modos de condução: o normal e o ECO, esse último garante uma direção mais cautelosa. O volante possui regulagem de altura e profundidade da mesma forma que o banco do motorista.

Espaço interno

Na cabine frontal, o motorista tem a possibilidade de usar diversos porta-objetos, os quais somam 44l, segundo os números da Renault. Desde os dois sob o painel, com possibilidade de carregamento de celular por fio, como quase uma prateleira acima do quebra-sol.

Por falar em conexão via fio, o espelhamento para Apple Car Play e Android Auto somente por cabo. Caso o condutor estiver carregando seu celular pelo compartimento acima do volante, o acompanhamento da navegação por GPS poderá ser feito pelo celular, que pode ser fixado no suporte para o aparelho, aliás, um item de série do Kangoo.

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