Novo VW Taos revela parte do visual e pode ser primeiro híbrido da marca
O novo Volkswagen Taos tem sido cada vez mais flagrado em testes pelo Brasil. Esse último é o segundo divulgado pela Mobiauto. No primeiro, assim como agora, o SUV apareceu camuflado na dianteira e traseira, onde receberá as mudanças visuais. Mas é embaixo do capô que ele pode ter sua principal mudança.
Na imagem do perfil @placaverde, cedida à Mobiauto, o SUV é o último da frente para trás na foto. Antes, estão o A0 SUV e provavelmente o novo VW Nivus. É possível ver a nova frente do Taos que foi reconhecida por causa do SUV já ter sido lançado nos Estados Unidos.
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Outro ponto que apoia essa informação é que o novo visual do Taos já foi registrado no pela VW no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ainda em 2023.
Vale lembrar que o Taos também é vendido na China, mas como Tharu, compartilhando a mesma carroceria, mas com visual diferente.
Por aqui, o visual que nós teremos será o mesmo dos Estados Unidos. O Taos americano é importado do México, enquanto o nosso deverá continuar sendo importado de General Pacheco, na Argentina, algo que pode atrasar a chegada do SUV ao nosso país.
O novo Taos recebeu um novo desenho de LED nos faróis, manteve a barra iluminada ligando os dois projetores, mas deixou a grade mais afilada para dar espaço ao para-choque mais projetado.
Na traseira, o SUV deverá ter mudanças consideráveis, pois as lanternas deixam de ser peças separadas para serem ligadas por barra iluminada, como já acontece no novo VW T-Cross.
VW Taos híbrido?
A maior dúvida, mas também com expectativa do mesmo nível está no conjunto mecânico do Taos. Nos Estados Unidos, o SUV médio já tinha o 1.5 turbo, que agora ganhou um reforço na cavalaria e oferta 176 cavalos de potência.
É justamente esse trem de força que será fabricado na unidade da VW em São Carlos (SP). O 1.5 TSI EVO2 é o substituto do atua 1.4 TSI, que equipa o atual Taos. T-Cross e Virtus Exclusive.
No entanto, o motor que será produzido em solo brasileiro é híbrido flex, ou seja, permite a união do 1.5 TSI com conjunto elétrico. A primeira sinalização para que isso aconteça foi dada pela montadora e Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté.
O 1.5 TSI é o substituto para as novas normas de emissões e próximas fases do Proconve. A usina rende 150 cv de 26,8 kgfm de torque. Por ser mais moderno, o motor também já possui turbo com geometria variável e sistema inteligente para desativação dos cilindros para poupar esforço e melhorar o consumo.
Quanto ao conjunto híbrido, o novo Taos deve chegar como híbrido leve com sistema de 48V. No entanto, essa troca de motor também o prepara para ser um híbrido plug-in, com motorização elétrica mais potente e com possibilidade recarga externa.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.