Novos Jeep Renegade e Compass: o que esperar das próximas gerações dos SUVs
A Stellantis tem um futuro próspero para a Jeep. A marca de SUVs vende bem por aqui e está prestes a iniciar uma nova estratégia que pode complicar ainda mais a vida dos rivais. Jeep Renegade e Compass de nova geração, e um novo produto estão por vir.
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O segmento de SUVs compactos foi marcado com a chegada do Renegade em 2015, que elevou o patamar do segmento que tinha até então Ford EcoSport e Renault Duster. Depois disso, uma corrida começou entre as fabricantes concorrentes para que tivessem produtos similares e concorrentes por aqui. A mesma história foi repetida com o Compass.
Atualmente, a marca vende no Brasil Renegade, Compass e Commander. Todos produzidos aqui. Modelos de baixo volume, mais caros e importados também são ofertados, sendo eles Gladiator, Wrangler e GrandCherokee.
Para o futuro, uma novidade importante. A Jeep terá um novo SUV de entrada em nosso mercado. Fora do Brasil, ele é chamado de Avenger e é construído sobre a plataforma CMP do grupo PSA, mesma estrutura do 2008.
Ao que tudo indica, ele será produzido em Betim, Minas Gerais, e será o primeiro produto da fábrica sem o logo da Fiat. Sua missão será desafiar o novo A0SUV, Renault Kardian e todos os outros rivais do segmento de entrada de hatches.
E o Renegade nessa? O SUV é o modelo que faz essa função atualmente, mas deixará isso de lado para brigar em um degrau mais alto, que já vem se formando com os novos preços de Hyundai Creta, Honda HR-V e VW T-Cross, por exemplo. A faixa já fica mais entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.
A competição deve ficar mais acirrada porque o Renegade terá uma nova geração, já revelada por Mobiauto. Ela chegará ao Brasil em 2027 e abandonará a plataforma Small Wide 4x4 para ser construída sobre a STLA Small.
O modelo ficará maior, provavelmente. Até mesmo para adotar os clientes das versões de entrada do Jeep Compass - que também terá nova missão aqui.
A Mobiauto acredita que seu visual não deve ser tão diferente do que vê hoje, justamente pela personalidade de design que o modelo oferece. Podemos esperar por um formato de caixote, vincos e uma imagem que passará bastante robustez.
Seu motor deve seguir o 1.3 turbo flex de até 185 cv e 27,5 kgfm. Até seu lançamento, terá algum tipo de eletrificação, já que teremos duas fases do Proconve L8 em vigor, que deixarão as regras de emissão bem mais rígidas.
Quanto ao Compass, ele será fabricado sobre a plataforma STLA Medium, que deve servir Commander, Toro e Rampage em um futuro próximo. É a mesma arquitetura do Peugeot 3008 já lançado na Europa.
O modelo ficará maior e terá novo foco no mercado, que é frear a ofensiva chinesa. Além das medidas maiores para se equiparar a GWM Haval H6 e BYD Song Plus, ele também terá novidades no cofre do motor.
O produto será vendido apenas em versões híbridas e elétrica. A motorização ainda não foi revelada, mas a chegada está prevista também para 2027. De acordo com fontes próximas a marca, será fabricado no Brasil um produto bastante semelhante ao que é feito no México.
Projeção/reprodução: KDesignAg
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.