Opinião do dono: Peugeot 308 é hatch turbo de 173 cv por preço de Kwid

Modelo da marca francesa não está mais em linha, mas não decepciona quando o assunto é desempenho e tem preço atrativo como ponto forte
LF
Por
08.05.2023 às 11:00 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Modelo da marca francesa não está mais em linha, mas não decepciona quando o assunto é desempenho e tem preço atrativo como ponto forte

A Peugeot já foi alvo de uma série de críticas em nosso mercado e, com a Stellantis, tenta mudar esse cenário. Tanto que, desde a fusão, a marca já lançou o 208 Style e o Partner Rapid, em que o conglomerado aproveitou a sinergia com a Fiat para apresentar o hatch com motor 1.0 aspirado da fabricante italiana, e o furgão como um veículo-irmão do Fiorino. 

Em sua história no Brasil, a Peugeot sempre foi posicionada no mercado com carros mais bem acabados que seus concorrentes e de bom desempenho, principalmente por causa do motor 1.6 THP. Um dos modelos da marca vendido durante esse período e que ostenta esse motor é o 308, um hatch que acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, e que não faz feio para os rivais. 

Seu motor turbinado rende bons 166/173 cv de potência (gasolina/etanol) e 24 kgfm de torque. Esse último entregue em apenas 1.400 rpm, que ajuda bastante nas acelerações e retomadas de velocidade. Vale lembrar ainda que o THP é usado até hoje pela marca, nas versões de topo do 2008 e também no 3008. 

Com ano-modelo 2017 e preços entre R$ 63 mil e R$ 67 mil, de acordo com a Tabela Fipe, ele pode chegar a sua garagem por menos do que cobram Renault e Fiat por Kwid e Mobi, respectivamente – mesmo em suas versões mais baratas. 

O 308 THP é mais um exemplar que mostramos no quadro Opinião do Dono, no Youtube da Mobiauto, que você pode conhecer em mais detalhes no vídeo abaixo. 

Quem nos contou um pouco mais sobre o veículo foi David Costa, proprietário da unidade que reside em São Paulo. De acordo com ele, o silêncio dentro da cabine é um dos seus principais pontos positivos, assim como o desempenho do motor THP. 

Quanto a má fama desse propulsor, Costa conta que o veículo divide peças com vários outros modelos que ainda são vendidos no mercado, e isso facilita a troca de alguma, se for necessário.  

Ele ainda diz que o consumo surpreendeu por se tratar de um carro de porte médio e motor turbo, já que em suas mãos o veículo faz uma média de mais de 15 km/l na estrada e mais de 8 km/l na cidade com o ar-condicionado ligado e abastecido com gasolina. 

Modelo da marca francesa não está mais em linha, mas não decepciona quando o assunto é desempenho e tem preço atrativo como ponto forte

Ficha Tecnica – Peugeot 308 THP 2017 

Motor: 1.6, flex, 16V, turbo, dianteiro, transversal, 4 cilindros, Taxa de compressão: 11,8:1  
Potência: 173/166 cv (gasolina/etanol) a 6.000 rpm  
Torque: 24 kgfm a 1.400 rpm  
Peso/potência: 8,05 kg/cv  
Peso/torque: 58,0 kg/kgfm  
Câmbio: automático de seis marchas  
Tração: dianteira 0 a 100 km/h: 8,1 segundos  
Velocidade máxima: 215 km/h  

Consumo Inmetro: Etanol: 7,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada Gasolina: 10,6 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada  

Dimensões: 4.292 mm comprimento, 2.608 mm entre-eixos, 1.815 mm largura, 1.518 mm altura, 430 litros de porta-malas, 60 litros do tanque de combustível, 1.392 kg de peso.


Comentários