Os 10 carros mais potentes feitos até hoje no Brasil

Spoiler: os mais fortes da lista são SUVs, mas tem até picape V8
Diego Dias
Por
11.04.2024 às 19:10 • Atualizado em 12.11.2024
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Spoiler: os mais fortes da lista são SUVs, mas tem até picape V8

A BMW anunciou nesta semana a produção nacional do novo X5 Hybrid Plug-in, que será montado na fábrica da marca bávara de Araquari, em Santa Catarina. Com isso já podemos afirmar que temos o carro mais potente feito no Brasil, o BMW X5 xDrive 50e X-Line, que terá nada menos do que 498 cv de potência.

Com a estreia do novo SUV alemão produzido em terras tupiniquins (ainda que seja num processo de montagem CKD), listamos quais são os 10 carros mais potentes produzidos ou já feitos ao longo da história no Brasil. Relembramos desde um famoso cupê com motor V8 a até um SUV compacto com propulsor 1.3 turbo, passando por um famoso sedan japonês com um 2.0 girador.

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Vale mencionar que selecionamos um carro fabricado no Brasil por marca, portanto mesmo que determinada montadora tenha mais veículos feitos no país com uma potência expressiva, consideramos sempre o carro mais potente ou de maior relevância no mercado. Exemplo é a BMW que monta o X3 e X4 M40i de 387 cv no país, bem como a Land Rover com o Discovery Sport, de 250 cv. Agora vamos à lista:

BMW X5 híbrido plug-in – 498 cv e 71,3 kgfm

Confirmado nesta semana, o SUV grande da marca bávara passa a ser o veículo mais potente feito no Brasil. Previsto para o último trimestre deste ano, o utilitário será vendido por aqui na versão X5 xDrive 50e X-Line, que combina um motor 3.0 turbo a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cv a outro propulsor elétrico com 197 cv. Combinados, rendem nada menos do que 489 cv de potência e 71,3 kgfm de torque.

Chevrolet Trailblazer V6 3.6 - 277 cv e 35,7 kgfm

Quando lançou o Trailblazer no Brasil para, enfim, substituir o saudoso Blazer, a Chevrolet trouxe duas opções de motores para o SUV derivado da S10: 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque e o V6 3.6 a gasolina, este um dos motores mais potentes que já equipou um carro no país. Eram nada menos do que 277 cv e 35,7 kgfm de torque no utilitário montado sobre chassi. O desempenho era interessante, mas o consumo... A má notícia é que o Trailblazer V6 deus adeus em 2020.

Ram Rampage 2.0T Hurricane – 272 cv e 40,8 kgfm

Um dos principais lançamentos do ano passado, a picape Ram Rampage figura como um dos veículos mais potentes produzidos no Brasil atualmente. Nas versões equipadas com o motor turbo 2.0 Hurricane entrega um desempenho notável, tanto que sua aceleração de 0 a 100 km/h fica abaixo dos 7 segundos – isso em uma picape. O motor 2.0 turbo entrega nada menos do que 272 cv e 40,8 kgfm de torque, que trabalha junto da transmissão automática de 8 marchas. Nada mal, não?

Land Rover Range Rover Evoque – 250 cv e 36,3 kgfm

Montado na fábrica de Itatiaia, no Rio de Janeiro, o Land Rover Range Rover Evoque figura também por aqui e sem dúvidas é o sonho de consumo de muitos até hoje. Atualmente na segunda geração, o famoso SUV britânico tem cidadania brasileira para entrar na lista e vai além do design marcante, já que conta com o motor 2.0 turbo flex de bons 250 cv e 36,3 kgfm de torque. A transmissão é automática de 8 velocidades, enquanto a tração é integral.

Mercedes-Benz C300 - 245 cv e 37,7 kgfm

Produzido no Brasil quando a Mercedes-Benz ainda detinha a fábrica de Iracemápolis (SP), o Mercedes-Benz Classe C na variante C 300 foi um dos modelos mais fortes já feitos em solo nacional também. O sedan vinha equipada com um motor 2.0 turbo de 245 cv e 37,7 kgfm de torque, que trabalhava junto de um câmbio automático de 9 posições. Ostentava visual mais agressivo na versão C300 Sport, que remetia ao estilo das versões preparadas pela divisão esportiva AMG.

Dodge Dakota Sport V8 - 232 cv e 41,6 kgfm

Produzida em solo nacional por um curto período na fábrica de Campo Largo (PR), entre 1998 e 2001, a Dodge Dakota sem dúvidas foi um dos veículos mais interessantes feitos no país. Isso porque a picape média trazia até uma versão equipada com um motor V8 5.2 aspirado, que entregava nada menos do que 232 cv e 41,6 kgfm. A caminhonete norte-americana montada no Brasil permaneceu por um bom tempo com o título de veículo mais potente feito em solo nacional.

VW Golf GTI 2.0T - 230 cv e 35,7 kgfm

Como não lembrar de um dos carros mais enigmáticos do mercado brasileiro, o VW Golf GTI. Presente em sua sétima geração entre 2013 e 2019, o VW Golf teve um período curto em que foi fabricado na planta de São José dos Pinhais (PR), inclusive em sua versão esportiva, o Golf GTI. O hot hatch trazia o motor 2.0 TSI debaixo do capô, que em sua última configuração entregava 230 cv e 35,7 kgfm de torque. Sem dúvidas foi um dos modelos que mais deixou saudades.

Ford Maverick V8 - 197 cv e 39,5 kgfm

Foto: Reprodução/TheGarage

Olha quem está na lista, o famoso Ford Maverick. Estamos falando do cupê que foi produzido no Brasil entre 1973 e 1979 e não sobre a picape monobloco que herdou seu nome e chegou por aqui há poucos anos. O carro que entra nesta lista é a versão cupê com o famoso motor aspirado Windsor 302, que nada mais é o V8 4.9 que rendia seus 197 cv de potência e generosos 39,5 kgfm de torque – o que era muito surpreendente na década de 1970. Sem dúvidas está no coração de quem pensa em clássicos brasileiros.

Honda Civic Si 2.0 – 192 cv e 19,2 kgfm

Eis aqui um dos carros mais divertidos e icônicos já feito no Brasil: o Honda Civic Si 2.0. A versão esportiva do sedan médio japonês foi comercializada entre 2007 e 2011, portanto ficou à venda por pouco tempo. Vamos ao que interessa: ele trazia o motor 2.0 aspirado de 192 cv, sendo um dos mais potentes de sua época (perdia apenas para o VW Golf GTI de 193 cv) e que gostava de girar – a potência máxima era atingida em 7.800 rpm. E o melhor para os entusiastas: tem câmbio manual de 6 marchas.

Fiat Pulse Abarth 1.3T – 185 cv e 27,5 kgfm

Temos um carro bônus na lista: o Pulse Abarth, versão esportiva do Fiat Pulse que sem dúvidas conta com um dos melhores custo x benefício do mercado nacional atualmente entre os esportivos. O pequeno SUV traz uma boa dose de potência específica, já que seu motor 1.3 turbo rende até 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Por pouco o SUV esportivo não cedeu seu lugar na lista para o famoso e saudoso Fiat Marea Turbo, que entregava 182 cv.

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