Os 10 melhores carros de até R$ 100 mil com motor turbo
Entre hatches, SUVs e sedãs, quais os melhores carros com motor turbo de até R$ 100 mil? Escolhemos dez modelos que variam entre R$ 61.390 e R$ 98.400 para responder a essa questão.
Os veículos com motor turbo têm ganhado aderência no Brasil, o que fez as marcas investirem cada vez mais nesse tipo de motorização. Se antes a tecnologia parecia restrita a carros de luxo, agora está presente até em modelos de entrada.
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
Ainda assim, a lista de veículos turbinados abaixo de R$ 100 mil continua escassa no Brasil. Quer entrar na onda sem gastar muito?
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Separamos uma lista das melhores opções com diferentes tipos de carroceria, todas já dotadas do “kit básico de sobrevivência” em um automóvel moderno, como trio elétrico (travas, vidros e retrovisores) e ar-condicionado. Confira:
Melhores hatches de até 100 mil com motor turbo
Chevrolet Onix 1.0 Turbo Automático
O primeiro modelo da lista 10 melhores carros com motor turbo de até R$ 100 mil é logo o mais vendido do Brasil. A segunda geração do novo Chevrolet Onix também foi lançada ano passado e conta com muitas versões, assim como o Hyundai HB20.
Eleger a melhor opção foi uma tarefa dura, mas escolhermos a configuração Turbo AT de R$ 65.090.
Essa versão se destaca por ser a mais barata da linha a oferecer o conjunto com motor 1.0 turbo e câmbio automático, o que a torna atraente para quem deseja um carro com motor turbo sem gastar nem perto de R$ 100 mil. A lista de itens de série é bem enxuta, mas oferece o crucial.
Leia também: Chevrolet Onix ou Hyundai HB20?
· Seis airbags
· Controle de estabilidade (ESP) e tração (TCS)
· Direção elétrica progressiva
· Controles de estabilidade e de tração
· Assistente de subida em rampas
· Piloto automático
· Sensor de estacionamento traseiro
· Central multimídia de 7 polegadas compatível com Android e Apple CarPlay
Desempenho: 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque
Consumo: 8,3 km/litro na cidade e 10,7 km/litro na estrada com etanol, e 11,9 km/litro na cidade e 15,1itro na estrada km/litro com gasolina
Diferencial: modelo mais barato desta lista.
Confira ofertas do Chevrolet Onix
Hyundai HB20 Sport 1.0 Turbo Automático
A segunda geração do Hyundai HB20 foi lançada no ano passado. Muito aguardada, acabou decepcionando no quesito design, tornando-se alvo de muitas críticas.
Este ano, a fabricante coreana lançou a versão Sport, na tentativa de satisfazer o consumidor também na parte estética. Ela trocou os cromados pelo preto na grade, deixando a peça menos chamativa.
Essa tem se mostrado uma aposta assertiva: por R$ 71.990, traz visual “esportivado”, motor 1.0 turbo e caixa automática de seis marchas. E sua lista de itens de série é bem completa para o valor oferecido.
Leia também: Chevrolet Onix ou Hyundai HB20?
· Rodas de liga leve diamantadas de 16"
· Faróis de neblina
· Bancos em couro sintético e tecido preto com costura em vermelho
· Volante revestido em couro sintético de microfibra perfurado
· Pedais esportivos em alumínio
· Alarme perimétrico
· Sinalização de frenagem de emergência
· Assistente de subida em rampas
· Piloto automático
· Sensor de estacionamento traseiro
· Smart Shift: alavancas no volante para troca de marchas
· Central multimídia de 8 polegadas compatível com Android e Apple CarPlay
Desempenho: 120 cv e 17,5 kgfm
Consumo: 8,7 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada com etanol, e 10,4 km/litro na cidade e 14 km/litro na estrada com gasolina
Diferencial: visual mais esportivo.
Confira ofertas do Hyundai HB20
Melhores SUVs turbos por menos de três digitos
Volkswagen T-Cross Highline 200 TSI Manual
O SUV da Volkswagen tem apenas uma versão abaixo dos 100 mil, a ‘Highline 250 TSI’ com câmbio manual, ofertada por R$ 90.700.
O T-Cross conta com uma lista de itens de série honesta, mas menos generosa que a do rival Chevrolet Tracker.
Leia também: VW T-Cross, VW Nivus ou Chevrolet Tracker?
· Assistente de subida em rampas
· Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR)
· Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
· Retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito
· Luzes de condução diurna em LED nas regiões dos faróis de neblina
· Sensores de estacionamento traseiros
· Sistema de som "Media Plus" com rádio AM/FM, bluetooth, MP3 player e entradas USB e SD-card
· Suporte para smartphone com entrada USB para carga
· Tomada 12V no porta-malas
Desempenho: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) e 20,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 8,5 km/litro na cidade e 10,1 km/litro na estrada com etanol, e 12,2 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina
Diferencial: SUV mais econômico da lista
Confira ofertas do Volkswagen T-Cross
Chevrolet Tracker LT 1.0 Turbo Automático
Esse SUV compacto conta com cinco versões, mas somente três estão abaixo de R$ 100 mil: 1.0 Turbo Manual (R$ 87.490), LT 1.0 Turbo Automático (R$ 95.890) e 1.2 Turbo Automático (R$ 96.390).
Dessas, a que mais vale a pena é a segunda opção, com câmbio automático. Pois conta com o motor 1.0 Turbo, que é mais econômico que o 1.2.
A parte ruim é que isso significa também um desempenho inferior, embora suficiente para uso urbano.
Leia também: VW T-Cross, VW Nivus ou Chevrolet Tracker?
A versão de entrada é ainda mais econômica, por conta do câmbio manual, e tem uma lista de itens de série relativamente generosa, que se destaca por:
· Aviso sonoro de cinto de segurança dianteiro e traseiro
· Assistente de subida em rampas
· Controlador do limite de velocidade
· Sensores de estacionamento traseiros
· Central multimídia de 6,5”
· Seis airbags
Já a versão LT proporciona uma dirigibilidade mais confortável, devido ao câmbio automático. Afinal, não precisar se preocupar com a troca de marchas no trânsito de uma grande metrópole faz muita diferença. Esta versão também agrega mais itens, como:
· Câmera de ré
· Chave com sensor de aproximação
· Sistema star/stop
· Piloto automático
· Chave com sensor presencial
· Partida do motor por botão
Desempenho: 116 cv e 16,3 kgfm
Consumo: 8,2 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada com etanol, e 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada com gasolina
Diferencial: um dos SUVs da lista com mais itens de série
Confira ofertas do Chevrolet Tracker
Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI Automático
As duas versões do VW Nivus custam menos de seis dígitos. Ambas contam com o mesmo conjunto mecânico: motor 200 TSI (1.0 turbo) e caixa automática de seis marchas. É isso mesmo, o novo SUV da Volkswagen não tem opção de câmbio manual.
A configuração de entrada, Comfortline, é ofertada por R$ 85.890. A Highline sai por R$ 98.290.
Ambas são bem equipadas: a primeira oferece itens justos para um crossover a R$ 85 mil, enquanto a segunda vem mais completa e tecnológica, mas já beirando os R$ 100 mil.
Leia também: VW T-Cross, VW Nivus ou Chevrolet Tracker?
A versão de entrada acaba sendo mais vantajosa em custo-benefício, por isso é a mais indicada. Mas, para quem dispõe de R$ 13 mil extras, a Highline é completíssima para a sua categoria.
Comfortline
· Alerta de frenagem de emergência
· Chave com sensor presencial
· Seis airbags
· Assistente de partida em rampas
· Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR)
· Câmera de ré
· Piloto automático
· Sensores de estacionamento traseiros
· Central multimídia "Composition Touch" de 6,5"
· Suporte para smartphone com entrada USB para carga
Highline
· Piloto automático adaptativo
· Frenagem autônoma anticolisão (até 50 km/h)
· Indicador de controle da pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão ("Post collision brake")
· Instrumento combinado digital ("Active Info Display")
· Sensores de chuva e crepuscular
· Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
· Sistema de som touchscreen "VW PLAY" com tela colorida de 10" e App-Connect
· Sistema detector de fadiga do motorista
· Travamento central "Keyless-Entry" sem dispositivo de segurança "Safe"
· Volante multifuncional em couro com "shift-paddles"
Desempenho: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) e 20,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 7,7 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada com etanol, e 10,7 km/litro na cidade e 13,2 km/litro na estrada com gasolina
Diferencial: SUV da lista de menor valor e lista de itens de série honesta
Confira ofertas do Volkswagen Nivus
Caoa Chery Tiggo 7 1.5 T DCT 2020
O último modelo do tópico de SUVs é de marca chinesa, mas feito no Brasil: Caoa Chery Tiggo 7 1.5 com dupla embreagem. O modelo é comercializado em duas versões com o mesmo conjunto mecânico, mas apenas a configuração T cabe no orçamento dessa lista.
Antes de abordar mais algumas características desse SUV, é necessário lembrar que o consumidor brasileiro ainda tem muita resistência a veículos chineses.
A boa notícia é que a fabricante Caoa Chery é a operação que mais tem insistido no Brasil, esforçando-dr para ganhar uma boa fama.
Leia também: 10 SUVs mais vendidos no Brasil em 2019
O Tiggo 7 se notabiliza por ser um SUV médio, do porte de um Jeep Compass, oferecido pelo mesmo preço de SUVs compactos, R$ 95.990.
E, apesar de seu motor não ter injeção direta (assim como os Chevrolet), seu motor é o mais potente nessa faixa de preço. ele ainda tem uma boa lista de itens de série, entre eles:
· Câmera de ré com guias dinâmicas de direção
· Controles de estabilidade e tração
· Central multimídia de 9"
· Partida do motor por botão
· Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
· Faróis de neblina com função de assistência em curva
Assistente de subida em rampas
· Aviso sonoro para excesso de velocidade
· Piloto automático
· Freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função AUTO HOLD
· Central multimídia de 9 polegadas compatível com Android e Apple CarPlay
Desempenho: 150 cv (etanol) / 147 cv (gasolina) e 21,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 6,6 km/litro na cidade e 7,6 km/litro na estrada com etanol, e 9,7 km/litro na cidade e 10,9 km/litro na estrada com gasolina
Diferencial: carro da lista com maior desempenho
Confira ofertas do Caoa Chery Tiggo 7
Melhores sedãs com motorização turbo de até 100 mil
Chevrolet Onix Plus
Para quem busca um sedan turbo e com câmbio automático mais em conta, o Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT é uma das melhores opções. O modelo é ofertado a partir de R$ 61.790 é a que vale mais a pena. Além de ser o sedã turbo com o menor valor da lista, tem uma lista de itens de série honesta.
· Seis Airbags
· Aviso sonoro dos cintos de segurança
· Controle eletrônico de estabilidade e tração
· Lanternas de neblina
· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
· Assistente de subida em rampas
· Piloto automático
· Câmbio automático com opção de troca manual de marchas na alavanca
Leia também: Chevrolet Onix Plus: itens de série de todas as versões do sedan
Desempenho: 116 cv e 16,8 kgfm de torque
Consumo: 8,6 km/litro na cidade e 10,9 km/litro na estrada com etanol, e 12 km/litro na cidade e 15 km/litro na estrada
Diferencial: Sedã de menor valor da lista e o mais vendido da categoria, o que facilita a revenda
Confira ofertas do Chevrolet Onix Plus
Hyundai HB20S Diamond 1.0 Turbo Automático
São três versões com motor 1.0 Turbo: Evolution (R$ 71.790), Diamond (76.890) e Diamond Plus (R$ 81.290). Todas são equipadas também com caixa de câmbio automática de seis marchas.
A versão Diamond possui itens que não são comuns em sedãs populares, enquanto a Diamond Plus tem itens semiautônomos para a categoria. Mas, como tudo tem um preço, o preço dessas versões do Hyundai HB20S também é de carro premium.
Das três opções, a Diamond é a que se mostra mais vantajosa, pois conta com os equipamentos da Evolution mais sistemas que ampliam o conforto e a segurança. O valor é mais elevado do que o esperado para um HB20S, mas ainda assim justo.
Leia também: Comparativo: Onix sedan ou HB20 sedan 2020?
No mercado de autos, poucos carros que custam menos de R$ 77 mil comtemplam uma lista como essa. Apesar dos sistemas de alerta de frenagem autônomo e de mudança de faixa serem interessantes, considerando o modelo, talvez valha mais a pena economizar estes pouco mais de R$ 4 mil.
Evolution
· Controle de estabilidade e tração
· Sinalização de frenagem de emergência
· Assistente de subida em rampas
· Sensores traseiros de estacionamento
· Piloto automático
· Limitador de velocidade
· Central multimídia de 8”
Diamond
· Itens da versão Evolution +
· Chave com sensor presencial
· Partida do motor por botão
· Câmera de ré
· Alavancas no volante para troca de marchas
· Start-stop
Diamond Plus
· Itens da versão Diamond +
· Alerta e frenagem autônomo
· Alerta de mudança de faixa
· Ar-condicionado digital
Desempenho: 120 cv e 17,5 kgfm de torque
Consumo: 8 km/litro na cidade 10,8 km/litro na estrada com etanol, e 12,1 km/litro na cidade e 15,3 km/litro na estrada com gasolina
Diferencial: é o mais econômico de todos os sedãs desta lista
Confira ofertas do Hyundai HB20S
Volkswagen Virtus Highline 200 TSI Automático
Representando a categoria de sedãs compactos premium temos o Volkswagen Virtus. O modelo conta com duas opções com motor 1.0 turbo nas versões Comfortline (R$ 81.050) e Highline (R$ 94.090). Ambas com câmbio automático.
A linha Virtus também conta com outra opção de motor turbo, a GTS 250, ofertada por R$ 107.990. Mas esta, além de ser 1.4, ultrapassa o nosso teto de R$ 100 mil.
A Comfortline possui uma lista enxuta de itens de série, enquanto a Highline é mais bem equipada. Claro que por um valor maior, mas que vale a pena por tudo que agrega.
Por se tratar de um sedã premium e considerando que o nosso valor máximo é de R$ 100 mil, elegemos o Virtus Highline a melhor opção.
Comfortline
· Assistente de subida em rampas
· Sensores de estacionamento traseiros
· Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros
· Controle eletrônico de estabilidade e tração
· Bloqueio eletrônico do diferencial
· Rodas de liga leve aro 15"
· Central multimídia de 6,5"
· Suporte para celular com entrada USB para carga
Highline
· Itens da versão Comfortline +
· Chave com sensor presencial
· Partida do motor por botão
· Sensores de estacionamento dianteiros
· Piloto automático
· Ar-condicionado digital
· Câmera de ré
· Detector de fadiga
· Indicador de pressão dos pneus
· Frenagem automática pós-colisão
· Manopla da alavanca de câmbio e freio de estacionamento em couro
· Revestimento dos bancos em couro sintético
· Rodas de liga leve 17"
· Sensor de chuva e crepuscular
· Central multimídia de 7”
· Volante multifuncional revestido em couro com "shift paddles"
Desempenho: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) e 20,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 7,8 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada com etanol, e 11,2 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada com gasolina
Diferencial: Sedã com mais itens de série
Veja ofertas do Volkswagen Virtus
Caoa Chery Arrizo 6 GSX 1.5 Turbo CVT
Elegemos o Caoa Chery Arrizo 6 para fechar a lista dos 10 melhores carros com motor turbo de até R$ 100 mil.
Lançado em junho/2020 no Brasil, o Caoa Chery Arrizo 6 chegou na versão GSX, com motor 1.5 turbo e câmbio CVT com simulação de nove marchas.
O sedã é ofertado por R$ 98.400. O modelo segue a estratégia da marca, de oferecer uma lista mais extensa de itens de série para se destacar em meio aos rivais.
· Indicador de cinto de segurança do motorista e passageiro
· Chave presencial
· Partida do motor por botão
· Indicador de pressão e temperatura dos pneus
· Controle de estabilidade e tração
· Assistente de subida em rampas
· Piloto automático
· Sensor de estacionamento traseiro
· Tomada 12V
· Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
· Câmeras de visão 360º
· Central multimídia de 9”
· Teto solar
· Rodas de liga leve Aro 17"
· Bancos com acabamento em couro sintético
Desempenho: 150 cv (etanol) / 147 cv (gasolina) e 21,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 7,6 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada com etanol, e 11 km/litro na cidade e 13,3 km/litro na estrada com gasolina.
Diferencial: Sedã mais potente da lista e único com teto solar
Confira ofertas do Caoa Chery Arrizo 6
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.