Os carros elétricos e híbridos mais vendidos no Brasil em 2021

Segmento praticamente triplicou em dois anos. Enquanto Toyota domina vendas de híbridos, marcas de luxo ainda dão as cartas no mercado de elétricos
Camila Torres
Por
11.01.2022 às 12:22 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Segmento praticamente triplicou em dois anos. Enquanto Toyota domina vendas de híbridos, marcas de luxo ainda dão as cartas no mercado de elétricos

A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), divulgou logo na primeira semana deste ano o ranking de carros híbridos e elétricos mais vendidos no Brasil em 2021. O ano foi de recorde, com quase 35 mil veículos eletrificados vendidos no país, crescimento de impressionantes 77% em relação a 2020.

Enquanto o Toyota Corolla Cross sequer completou um ano cheio de mercado, mas já lidera a lista de emplacamento de híbridos, com 11.027 unidades, o Nissan Leaf foi o mais vendido entre os elétricos, com 439 exemplares. 

Só os irmãos Corolla Cross e Corolla sedan são responsáveis por mais de 60% das vendas de carros híbridos no Brasil. Já do lado dos elétricos, dos cinco modelos mais vendidos, só o Leaf não é de marca premium. Porsche Taycan, Volvo XC40 Recharge, Mini Cooper Electric e Audi e-tron completam o grupo.

Anuncie seu carro na Mobiauto


Híbridos à frente

Segmento praticamente triplicou em dois anos. Enquanto Toyota domina vendas de híbridos, marcas de luxo ainda dão as cartas no mercado de elétricos

Dos 34.990 modelos eletrificados vendidos em 2021, 20.678 são híbridos convencionais (HEV), formados por um um sistema que inclui motor a combustão e outro(s) elétrico(s), que podem trabalhar de forma escalonada ou combinada. 

Neles, o próprio veículo gera energia para recarregar as baterias, a partir do motor a combustão ou das frenagens regenerativas, como no caso da família Toyota Corolla. Esse tipo de modelo representa 59% das vendas de carros eletrificados. 

Já os híbridos plug-in (PHEV) possuem a chamada recarga externa, ou seja, a recuperação da energia das baterias é feita majoritariamente através de uma tomada ou carregador rápido. Esses foram por 33% das vendas.

Por fim, modelos totalmente elétricos (BEV) tiveram 2.851 unidades vendidas, o que corresponde a 8% dos emplacamentos do segmento. E se a soma de todas essas vendas é quase o dobro de 2020, na comparação com 2019 representa um aumento de quase 195%, ou seja, quase o triplo.

Leia também: 24 SUVs que devem invadir o mercado brasileiro em 2022


Crescimento exponencial

Segmento praticamente triplicou em dois anos. Enquanto Toyota domina vendas de híbridos, marcas de luxo ainda dão as cartas no mercado de elétricos

Há nove anos, os automóveis e comerciais leves eletrificados registraram apenas 127 emplacamentos no Brasil. E se somarmos todos os veículos do tipo comercializados de 2012 a 2021, o número chega a 77.259 exemplares, sendo que mais da metade desse número foi acumulada no ano passado. 

Embora o Brasil ainda esteja atrasado na eletrificação em relação a outros países, o crescimento no segmento nos últimos dois anos mostra muita expressividade.

Em dezembro, o mercado se apresentou ainda mais aquecido. Foi o melhor mês de vendas de elétricos da história do Brasil, com 4.545 carros vendidos, 133% a mais do que no mesmo período em 2020. 

Leia também: Dez picapes que querem embrutecer as ruas brasileiras em 2022


Os 10 carros híbridos mais vendidos em 2021

A lista dos dez carros híbridos mais vendidos em 2021 é composta por três modelos Toyota, três Volvo, três BMW e um Porsche. Sozinhos, os irmãos Corolla são responsáveis por quase 20 mil emplacamentos, o que mostra o começo de uma democratização do setor. 

Também é interessante notar que os SUVs da Volvo ocupam três posições seguidas. Depois da Toyota, a marca sueca é a que mais vende carros híbridos no Brasil e ainda está a poucas posições de liderar o ranking de elétricos, com o recém lançado XC40 Recharge, que promete ser uma grande aposta para 2022

Segmento praticamente triplicou em dois anos. Enquanto Toyota domina vendas de híbridos, marcas de luxo ainda dão as cartas no mercado de elétricos

1. Toyota Corolla Cross (HEV): 11.027 unidades
2. Toyota Corolla Sedan (HEV): 7.921
3. Volvo XC60 (PHEV): 3.366
4. Volvo XC40 (PHEV): 3.067
5. Volvo XC90 (PHEV): 982
6. BMW X3 XDrive 30E (PHEV): 836
7. BMW X5 XDrive 45E (PHEV): 812
8. Toyota RAV4H (HEV): 810
9. BMW 330E (PHEV): 579
10. Porsche Cayenne (PHEV): 554

Leia também: 10 Carros que sofreram os aumentos de preço mais absurdos em 2021


10 carros elétricos mais vendidos em 2021

Carros elétricos de luxo continuam dominando o segmento no Brasil. Dos dez modelos mais vendidos, cinco são de marcas premium, ocupando da segunda à sexta posição do ranking.

Embora o lugar mais alto do pódio seja ocupado pelo Nissan Leaf, pouco se falou dele durante o ano, pois a aposta era que esse posto seria ocupado por Porsche Taycan, Audi e-tron ou Volvo XC40 Recharge. 

Inclusive, o SUV elétrico da Volvo ficou com o terceiro lugar por uma diferença de apenas quatro unidades. Vale lembrar que sua versão 100% elétrica foi lançada em setembro e em apenas três meses alcançou o top-3.

O crescimento nas vendas de elétricos ainda é pequeno em relação aos modelos híbridos, mas alcança níveis estratosféricos dentro do próprio nicho, triplicando o volume de 2020. A participação dos modelos 100% elétricos no montante de automóveis eletrificados também aumentou, de 4% em 2020 para 8% no ano passado. 

O crescimento do segmento de carros eletrificados promete ser ainda mais exponencial no Brasil em 2022, com a chegada de 18 carros elétricos e híbridos

Segmento praticamente triplicou em dois anos. Enquanto Toyota domina vendas de híbridos, marcas de luxo ainda dão as cartas no mercado de elétricos

1. Nissan Leaf Tekna (BEV): 439 unidades
2. Porsche Taycan (BEV): 379
3. Volvo XC40 Recharge PE (BEV): 375
4. Mini Cooper Electric (BEV): 313
5. Audi E-Tron (BEV): 252
6. BMW i3 BEV 120AH (BEV): 159
7. Fiat 500 E Icon: 146
8. Chevrolet Bolt: 132
9. BYD ET3: 124
10. Renault Kangoo: 120

Você também pode se interessar por:

Avaliação: Volvo XC40 elétrico quer superar Porsche em desempenho e vendas
Porsche Taycan, elétrico que faz esportivos raiz comerem poeira
Avaliação Audi E-tron, um carro elétrico enorme e sem retrovisor
Avaliação: Volvo S60 tem luxo e consumo de dar inveja a um carro popular 

Comentários