Os sedans 0 km com maiores porta-malas no Brasil
Motoristas de aplicativo, famílias grandes e amantes de viagens de carro são os grupos que mais procuram um bom e espaçoso sedan.
Mas, muitas vezes, a capacidade do porta-malas é tão importante quanto o espaço interno. Pode, inclusive, ser até critério de desempate quando há dúvidas entre qual modelo levar para casa.
Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe Mobiauto
Há sedans de entrada (ou pequenos), compactos, médios e grandes, embora este último segmento esteja praticamente em extinção no Brasil. Por isso, nesta lista vamos abordar os maiores porta-malas de cada nicho até os sedans médios, formando uma lista mais “pé no chão”.
Para antecipar o que você vai encontrar por aqui, as opções têm porta-malas desde 480 litros de capacidade até 570 litros, confira.
5 Sedans de entrada com maiores porta-malas
5º Volkswagen Voyage
Preço: R$ 61.250 a R$ 65.950
Porta-malas: 480 litros
Câmbio: manual ou automático
Desempenho: motor 1.0 (84 cv e 10,4 kgfm de torque) e 1.6 (104 cv e 15,6 kgfm de torque)
Principais itens de série: alerta de frenagem de emergência, alerta para não utilização do cinto de segurança do motorista, tomada 12V e suporte para celular.
O Volkswagen Voyage tem o menor porta-malas entre os sedans pequenos. O desempenho também é um dos menos empolgantes e a lista de itens de série, enxuta. E sua cabine está entre as mais apertadas. Em compensação, tem um dos valores mais atraentes da categoria.
Leia também: Avaliação Volkswagen Voyage 1.6 Automático
4º Chevrolet Joy Plus
Preço: R$ 60.190
Porta-malas: 500 litros
Câmbio: manual
Desempenho: motor 1.0 aspirado de 60 cv e 9,8 kgfm de torque
Principais itens de série: ar-condicionado, tomada 12V, direção elétrica progressiva e vidros dianteiros elétricos.
Leia também: Avaliação Chevrolet Prisma
3º Renault Logan
Preço: R$ 58.490 a R$ 60.790
Porta-malas: 510 litros
Câmbio: manual
Desempenho: motor 1.0 (82 cv e 10,5 kgfm de torque) e 1.6 (118 cv e 16 kgfm de torque)
Principais itens de série: quatro airbags, trio elétrico, faróis em LED e central multimídia.
O Renault Logan, apesar de estar na quarta posição, tem um porta-malas bondoso e é referência em espaço interno na cabine. Só que sofre do mesmo mal do VW Voyage: opções fracas de motorização. O valor é menor, mas a lista de equipamentos também.
Leia também: Avaliação Renault Logan
2º Fiat Grand Siena
Preço: R$ 51.290 a R$ 55.790
Porta-malas: 520 litros
Câmbio: manual
Desempenho: motor 1.0 (75 cv e 9,5 kgfm de torque) e 1.4 (88 cv e 12,5 kgfm de torque)
Principais itens de série: alertas de limite de velocidade e manutenção programada, tomada 12V e ar-condicionado.
O sedan da Fiat tem generosos 520 litros de porta-malas e o melhor valor da lista geral. Mas, além de ser um projeto antigo e já obsoleto, tem os motores menos potentes e equipamentos escassos. Mas, considerando o preço e o porta-malas, é uma boa opção para taxistas ou motoristas de aplicativo.
Leia também: Carros mais indicados para motoristas de aplicativo
1º Toyota Etios Sedan
Preço: R$ 60.590 a R$ 72.690
Porta-malas: 562 litros
Câmbio: manual ou automático
Desempenho: motor 1.5 de 107 cv e 14,7 kgfm de torque
Principais itens de série: vidros elétricos, ar-condicionado e direção eletro assistida.
Eis aqui o maior porta-malas entre os sedans pequenos e segundo maior porta-malas entre todos os sedans. Quanto ao motor, há apenas uma opção, mas pelo menos o desempenho é acima da média de quase todos os rivais.
5 Sedans compactos com mais espaço no porta-malas
5º Chevrolet Onix Plus
Preço: R$ 61.790 a R$ 80.790
Porta-malas: 469 litros
Câmbio: manual ou automático
Desempenho: motor 1.0 (78 cv e 9,6 kgfm de torque) e 1.0 turbo (116 cv e 16,8 kgfm de torque)
Principais itens de série: seis airbags, alarme, alerta de cinto de segurança para todos os passageiros, lanterna de neblina, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em aclive, controlador de limite de velocidade, tomada 12V e central multimídia de 7 polegadas.
O porta-malas do hatch deixa muito a desejar, mas o do sedan não tem esse problema. A faixa de valor é ampla, o que permite atender mais consumidores. Quanto ao motor, há duas opções: o aspirado equipa a versão de entrada e o turbo, as demais. A lista de equipamentos é uma das mais completas.
Leia também: Comparativo 2020: Chevrolet Onix Plus ou Hyundai HB20 sedan?
4º Toyota Yaris Sedan
Preço: R$ 69.990 a R$ 93.790
Porta-malas: 473 litros
Câmbio: manual ou automático
Desempenho: motor 1.5 de 110 cv e 14,9 kgfm de torque
Principais itens de série: acelerador eletrônico, tomada 12V, vidros elétricos e sistema de áudio.
Motor mediano, valor elevado, poucos itens de série. Mas tem a segurança e confiabilidade de um carro da Toyota, e um porta-malas de 473 litros. Não é tão generoso, mas ainda tem um bom volume entre os sedans compactos.
Leia também: Sedans mais vendidos em 2019
3º Honda City
Preço: R$ 65.800 a R$ 90.000
Porta-malas: 485 litros
Câmbio: manual ou automático
Desempenho: motor 1.5 de de 115 cv e 15,3 kgfm de torque.
Principais itens de série: tomada 12V, rádio, retrovisores elétricos, aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro dianteiro.
O conceito é muito parecido com o do Toyota Yaris. O Honda City também tem um valor elevado, motor mediano e poucos itens de série. Mas carrega a confiabilidade de uma marca conceituada, além do segundo maior porta-malas entre os sedans compactos.
Leia também: Carros mais indicados para motoristas de aplicativo
2º Volkswagen Virtus
Preço: R$ 74.550 a R$ 113.050
Porta-malas: 521 litros
Câmbio: manual ou automático
Desempenho: motor 1.6 (117 cv e 16,5 kgfm de torque), 1.0 turbo (128 cv e 20,4 kgfm de torque) e 1.4 turbo (150 cv e 25,5 kgfm de torque)
Principais itens de série: assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, suporte para smartphone com entrada USB para carga e direção elétrica.
O VW Virtus tem um dos valores mais elevados, mas também tem o maior porta-malas entre os sedans compactos, o maior espaço interno e três opções de motorização.
Leia também: Avaliação Volkswagen Virtus
1º Fiat Cronos
Preço: R$ 62.290 a R$ 81.990
Porta-malas: 525 litros
Câmbio: manual ou automático
Desempenho: motor 1.3 (109 cv e 14,2 kgfm de torque) e 1.8 (139 cv e 19,2 kgfm de torque)
Principais itens de série: alarme, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, sinalização de frenagem de emergência, rádio, tomada 12V e volante com regulagem de altura.
Uma opção mais vantajosa para quem busca um carro para uso familiar é o Fiat Cronos. O porta-malas é generoso e até o motor mais manso do modelo é mais esperto do que o dos concorrentes. Para quem puder investir um pouco mais, leva um carro mais equipado para casa e também o propulsor 1.8, que é mais empolgante.
O valor é um pouco salgado e o porta-malas é o menor da lista. Mas ainda assim se trata de um bom espaço para as malas e o motor agrada quem busca um bom desempenho. A lista de itens de série da versão de entrada é bem honesta e a da configuração topo de linha já é mais completa, se destacando em relação à sedans de outras marcas.
Leia também: Avaliação: Pegada esportiva do Fiat Cronos HGT só não pegou o motor
5 Sedans médios com porta-malas mais generosos
5º Nissan Sentra
Preço: R$ 87.990 a R$ 108.990
Câmbio: automático
Porta-malas: 503 litros
Desempenho: motor 2.0 de 140 cv e 20 kgfm de torque
Principais itens de série: chave presencial, alarme perimétrico, faróis de neblina, sensor de estacionamento e rádio.
Lista de equipamentos não é o ponto forte da maioria dos modelos de marca japonesa, porém elas acabam compensando isso em segurança e confiabilidade.
O Nissan Sentra é um desses casos: tem um valor um pouco elevado para o conjunto que entrega, mas um porta-malas com capacidade que se destaca. Mas o motor, que é encarregado de puxar isso tudo, tem um desempenho mediano.
Leia também: Sedans mais vendidos em 2019
4º Volkswagen Jetta
Preço: R$ 129.770 a R$ 167.140
Porta-malas: 510 litros
Câmbio: automático
Desempenho: motor 1.4 turbo (150 cv e 25,5 kgfm de torque) e 2.0 turbo (230 cv e 35,7 kgfm de torque)
Principais itens de série: assistente de partida em aclive, seis airbags, faróis em LED com sistema DLR, faróis e lanternas de neblina, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, acesso ao veículo sem o uso da chave, partida do motor por botão, câmera de ré, central multimídia de 8 polegadas e piloto automático.
O Volkswagen Jetta é uma opção interessante para quem procura um carro para o uso familiar com leve pegada esportiva. Tem um amplo porta-malas e duas opções de motores, sendo a primeira mais racional e a segunda, mais empolgante. A lista de itens de série é extensa. Porém, tudo tem um preço, e o do Jetta anda bem salgado.
Leia também: Sedans mais vendidos em 2019
3º Kia Cerato
Preço: R$ 94.990 a R$ 107.990
Porta-malas: 520 litros
Câmbio: manual ou automático
Desempenho: motor 2.0 de 167 cv e 20,6 kgfm de torque
Principais itens de série: faróis em LED, faróis e lanternas de neblina, painel digital de 3,5 polegadas, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, acendimento automático dos faróis, assistente de partida em rampa, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus e central multimídia de 8 polegadas.
Entre os sedans médios, as opções de porta-malas costumam atender bem as expectativas. O Kia Cerato também satisfaz no desempenho e na lista de equipamentos. Porém, já pertence a uma categoria que tem um custo maior.
Leia também: Kia cerato 2020 tem preço competitivo, motor 2.0 e visual jovem
2º Honda Civic
Preço: R$ 103.200 a R$ 142.200
Porta-malas: 525 litros (LX e Sport), 519 litros (EX e ELX) e 517 litros (Touring)
Câmbio: automático
Desempenho: motor 2.0 (150 cv e 19,3 kgfm de torque) e 1.5 turbo (173 cv e 22,4 kgfm de torque)
Principais itens de série: alarme, assistência de partida em rampa, alerta de pressão dos pneus, câmera de ré, lanternas traseiras em LED, piloto automático, tomada 12V, ar-condicionado digital e central multimídia de 5 polegadas.
O Honda Civic oferece 525 litros de porta-malas e um bom desempenho com qualquer um dos motores, mas claro que o mais potente entrega mais emoção. A lista de itens de série ainda é enxuta, mesmo para a versão mais cara. Afinal, estamos falando de um carro que custa mais de R$ 100 mil.
Leia também: Comparativo: Toyota Corolla ou Honda Civic 2020?
1º Caoa Chery Arrizo 6
Preço: R$ 99.990
Porta-malas: 570 litros
Câmbio: manual ou automático
Desempenho: motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm de torque
Principais itens de série: seis airbags, teto solar, câmera de ré 360º, central multimídia de 9 polegadas, computador de bordo de 7 polegadas, chave presencial, partida do motor por botão, monitoramento de pressão dos pneus e assistente de partida em rampa.
O recém-lançado Caoa Chery Arrizo 6 já chegou em posição de destaque, com o maior porta-malas entre todos os sedans. O modelo é oferecido em versão única, com uma lista de equipamentos honesta e até alguns diferenciais para a faixa de preço de R$ 100 mil.
Leia também: Tudo sobre o Caoa Chery Arrizo 6
Compare tamanho do porta-malas entre as categorias de sedans:
Chevrolet Onix Plus: 469 litros (sedan compacto)
Toyota Yaris Sedan: 473 litros (sedan compacto)
Volkswagen Voyage: 480 litros (sedan de entrada)
Honda City: 485 litros (sedan compacto)
Chevrolet Onix Joy: 500 litros (sedan de entrada)
Nissan Sentra: 503 litros (sedan médio)
Renault Logan: 510 litros (sedan de entrada)
Volkswagen Jetta: 510 litros (sedan médio)
Fiat Grand Siena: 520 litros (sedan de entrada)
Kia Cerato: 520 litros (sedan médio)
Volkswagen Virtus: 521 litros (sedan compacto)
Fiat Cronos: 525 litros (sedan compacto)
Honda Civic: 525 litros (sedan médio)
Toyota Etios Sedan: 562 litros (sedan de entrada)
Caoa Chery Arrizo 6: 570 litros (sedan médio)
Talvez você também se interesse:
Confira ofertas de sedans
Carros mais indicados para motoristas de aplicativo
8 Carros automáticos de até R$ 70 mil
10 Melhores carros com motor turbo de até 100 mil
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.