Peugeot 208 Allure Turbo: o que você deve saber antes de comprar um

Versão básica turbinada do hatch francês tem pacote de itens de série interessante e boa dirigibilidade
Diego Dias
Por
01.07.2024 às 21:53
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Versão básica turbinada do hatch francês tem pacote de itens de série interessante e boa dirigibilidade

Presente no mercado brasileiro desde setembro do ano passado, o Peugeot 208 com motor turbo deu o que faltava ao hatch francês com belo visual e dirigibilidade acima da média para o segmento. Ele chegou em três versões: Allure, Style e a topo Griffe. É verdade que o 208 não vai demorar para mudar, tanto que já vem sendo flagrado com a reestilização aplicada ao modelo europeu.

Enquanto a novidade não estreia no Brasil, te apontamos o que você deve saber antes de comprar um Peugeot 208 Allure Turbo 2024, a versão de entrada equipada com motor 1.0 turbo que fez o hatch mudar da água para o vinho. Podemos adiantar que ele se tornou uma das melhores opções entre hatches compactos 1.0 turbo do mercado, embora ainda tenha herdado pontos críticos das demais versões. Veja mais detalhes adiante.

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Peugeot 208 Allure Turbo 2024 – Características

1) Motor: 1.0 turbo de três cilindros da Fiat com 130 cv e 20,4 kgfm de torque.

2) Câmbio: automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas.

3) Dimensões: 4.055 mm de comprimento; 2.538 mm de entre-eixos; 1.960 mm de largura; 1.453 mm de altura; 265 litros de porta-malas; 400 kg de carga útil; 47 litros de tanque de combustível; 1.169 kg de peso em ordem de marcha.

4) Revisões até 60.000 km: R$ 5.246

Peugeot 208 Allure Turbo 2024 – Pontos positivos

1) Desempenho

Desde que a atual geração do Peugeot 208 surgiu em 2020, faltava uma pimenta a mais condizente com visual que, convenhamos, sempre teve apelo esportivo. Isso foi resolvido no final do ano passado com a chegada do motor 1.0 turbo de 130 cv da Stellantis, que já era usado nos Fiat Pulse, Fastback e Strada. Com isso o Peugeot 208 ficou bem mais ágil, contando com acelerações bem mais responsivas e acelerações vigorosas. Traz um dos melhores desempenhos da categoria, como prova sua aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, de acordo com a marca.

2) Dirigibilidade

Produzido com base na plataforma CMP, a mesma do seu gêmeo europeu, o Peugeot 208 já contava com uma dirigibilidade empolgante desde as antigas versões 1.6 (essas já fora de linha), mas nessa configuração turbo ele subiu de nível. Isso porque a marca deu um novo ajuste ao hatch com motor 1.0 turbo debaixo do capô. Ele continua com muita estabilidade e contorna curvas como poucos na categoria, fazendo isso com pouca rolagem da carroceria, assim sendo o mais próximo do VW Polo nesse sentido.

3) Acabamento interno

Junto do Hyundai HB20, o Peugeot 208 Allure turbo é também referência em acabamento. Mesmo se tratando da versão turbinada mais básica, ele exibe detalhes em preto brilhante na cabine e bons arremates no painel e painéis das portas. Detalhes prateados nas saídas de ar, volante, console central e alavanca de câmbio também ajudam a quebrar um pouco a sobriedade da cabine escura. Bancos e volante revestidos em couro fazem parte do pacote opcional, junto do teto solar panorâmico, chave presencial e luz interna para a 2ª fileira.

4) Bancos

Embora seja o carro de entrada da Peugeot no mercado nacional, o 208 traz bancos dianteiros muito confortáveis e que acomodam bem o motorista e o passageiro. É verdade que o acabamento em couro dessa unidade com pacote opcional deixa a cabine mais refinada, mas o banco traz densidade de espuma elogiável e bom apoio para as pernas, o que se traduz em mais horas ao volante sem cansar.

5) Consumo

O consumo também é um dos pontos fortes do 208 Allure turbo. No Inmetro ele registra até 12,5 km/l com gasolina na cidade, enquanto na estrada esse número sobe para bons 14,1 km/l. Caso você seja da turma do “pé leve” no pedal da direita, sem dúvidas essas médias de consumo serão ainda melhores.

Peugeot 208 Allure Turbo 2024 – Pontos negativos

1) Espaço interno

Com 2,53 metros de entre-eixos, o Peugeot 2028 não é sinônimo de espaço interno – apesar de tal medida ser praticamente idêntica ao do Fiat Argo. O que pega é que o hatch francês não tem grande aproveitamento de espaço interno, com seu painel sendo avançado para a cabine, que ainda traz bancos mais largos – reduzindo assim espaço para as pernas de quem vai acomodado no banco traseiro, principalmente quando vai alguém mais alto na frente. O túnel central elevado também rouba espaço para um eventual quinto passageiro atrás.

2) Porta-malas

Assim como o espaço interno, o Peugeot 208 também fica devendo quando o assunto é a capacidade do porta-malas, que tem apenas 265 litros no padrão VDA. Para efeito de comparação, Fiat Argo, Hyundai HB20 e VW Polo têm compartimento maior, tudo com 300 litros de capacidade. É menor até do que o Chevrolet Onix, este com 275 litros. A abertura da tampa do porta-malas também é pequena, sem contar que o acesso não é muito bom por ser alto, dificultado a colocação de malas e objetos mais pesados, por exemplo.

3) Apoia braço e USB

Aqui está aquela famosa economia difícil de entender: o Peugeot 208 Allure é a única versão com motor turbo que não traz o descansa braço central para o motorista. Esse é um item disponível a partir do 208 Style turbo, que é tabelado em R$ 111.490 (R$ 11.500 a mais que o Allure turbo). Fica devendo ainda conexões USB para os ocupantes do banco traseiro, trazendo no lugar apenas um porta-objetos.

Peugeot 208 Allure Turbo 2024 - Ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas, injeção indireta

Potência: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm

Peso/potência: 9,35/ 8,99 (G/E) kg/cv

Peso/torque:  57,3 kg/kgfm

Câmbio: automático do tipo CVT, 7 marchas simuladas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 9 segundos (E) / 9,2 segundos (G)

Velocidade máxima: 205 km/h

Consumo (Inmetro): 8,8 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina, na cidade; 10 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina, na estrada.

Dimensões: 4.055 mm de comprimento; 2.538 mm de entre-eixos; 1.960 mm de largura; 1.453 mm de altura; 265 litros de porta-malas; 400 kg de carga útil; 47 litros de tanque de combustível; 1.169 kg de peso em ordem de marcha.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,4 m; coeficiente aerodinâmico, 0,33 Cx; vão livre do solo, não divulgado; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 205/45 R17.

Peugeot 208 Allure Turbo 2024 – Itens de série

  • Quadro de instrumentos e volante tipo i-Cockpit
  • Alavanca do câmbio com aplique em black piano
  • Ar-condicionado digital
  • Direção com assistência elétrica
  • Vidros elétricos nas portas dianteiras
  • Volante Sport Drive
  • Controles de tração e de estabilidade
  • DRL (luz diurna) integrada aos faróis
  • Central Multimídia PEUGEOT Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto e Apple Car Play)
  • Retrovisores externos com comandos elétricos
  • Vidros elétricos nas quatro portas
  • Comandos de som no volante Sport Drive
  • Duas entradas USB – com destaque para a adição da entrada tipo C além da A
  • Maçanetas das portas na cor da carroceria
  • Retrovisores e faixa traseira em preto brilhante
  • Interior escurecido
  • Soleira PEUGEOT
  • Aerofólio esportivo em Black Piano
  • Carregador de smartphone por indução (wireless charger)
  • Visiopark 180º (sensor de estacionamento + câmera traseira 180°)
  • Piloto automático e Limitador de velocidade
  • Sensor de ré e câmera traseira
  • Motor Turbo 200 com 130 cv de potência
  • Câmbio automático tipo CVT com sete marchas (simuladas)
  • Badge Turbo 200
  • Modo Drive SPORT
  • Rodas de liga-leve diamantadas de 16" Kanobi Maçaneta externa na cor do veículo
  • Grade cromada
  • Capa de retrovisor em preto brilhante
  • 4 auto falantes e 2 Tweeters
  • Entradas USB-A e USB-C no console central
  • Pacote Opcional Excellence (R$ 5.000)
  • Teto panorâmico
  • Bancos em couro
  • Volante em couro
  • Painel de porta em couro
  • Apoio de braço para o motorista em couro
  • PEUGEOT Entry n’ Go
  • Wireless Charger
  • Iluminação interior traseira

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