Peugeot 208 Allure Turbo: o que você deve saber antes de comprar um
Presente no mercado brasileiro desde setembro do ano passado, o Peugeot 208 com motor turbo deu o que faltava ao hatch francês com belo visual e dirigibilidade acima da média para o segmento. Ele chegou em três versões: Allure, Style e a topo Griffe. É verdade que o 208 não vai demorar para mudar, tanto que já vem sendo flagrado com a reestilização aplicada ao modelo europeu.
Enquanto a novidade não estreia no Brasil, te apontamos o que você deve saber antes de comprar um Peugeot 208 Allure Turbo 2024, a versão de entrada equipada com motor 1.0 turbo que fez o hatch mudar da água para o vinho. Podemos adiantar que ele se tornou uma das melhores opções entre hatches compactos 1.0 turbo do mercado, embora ainda tenha herdado pontos críticos das demais versões. Veja mais detalhes adiante.
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Peugeot 208 Allure Turbo 2024 – Características
1) Motor: 1.0 turbo de três cilindros da Fiat com 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
2) Câmbio: automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas.
3) Dimensões: 4.055 mm de comprimento; 2.538 mm de entre-eixos; 1.960 mm de largura; 1.453 mm de altura; 265 litros de porta-malas; 400 kg de carga útil; 47 litros de tanque de combustível; 1.169 kg de peso em ordem de marcha.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 5.246
Peugeot 208 Allure Turbo 2024 – Pontos positivos
1) Desempenho
Desde que a atual geração do Peugeot 208 surgiu em 2020, faltava uma pimenta a mais condizente com visual que, convenhamos, sempre teve apelo esportivo. Isso foi resolvido no final do ano passado com a chegada do motor 1.0 turbo de 130 cv da Stellantis, que já era usado nos Fiat Pulse, Fastback e Strada. Com isso o Peugeot 208 ficou bem mais ágil, contando com acelerações bem mais responsivas e acelerações vigorosas. Traz um dos melhores desempenhos da categoria, como prova sua aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, de acordo com a marca.
2) Dirigibilidade
Produzido com base na plataforma CMP, a mesma do seu gêmeo europeu, o Peugeot 208 já contava com uma dirigibilidade empolgante desde as antigas versões 1.6 (essas já fora de linha), mas nessa configuração turbo ele subiu de nível. Isso porque a marca deu um novo ajuste ao hatch com motor 1.0 turbo debaixo do capô. Ele continua com muita estabilidade e contorna curvas como poucos na categoria, fazendo isso com pouca rolagem da carroceria, assim sendo o mais próximo do VW Polo nesse sentido.
3) Acabamento interno
Junto do Hyundai HB20, o Peugeot 208 Allure turbo é também referência em acabamento. Mesmo se tratando da versão turbinada mais básica, ele exibe detalhes em preto brilhante na cabine e bons arremates no painel e painéis das portas. Detalhes prateados nas saídas de ar, volante, console central e alavanca de câmbio também ajudam a quebrar um pouco a sobriedade da cabine escura. Bancos e volante revestidos em couro fazem parte do pacote opcional, junto do teto solar panorâmico, chave presencial e luz interna para a 2ª fileira.
4) Bancos
Embora seja o carro de entrada da Peugeot no mercado nacional, o 208 traz bancos dianteiros muito confortáveis e que acomodam bem o motorista e o passageiro. É verdade que o acabamento em couro dessa unidade com pacote opcional deixa a cabine mais refinada, mas o banco traz densidade de espuma elogiável e bom apoio para as pernas, o que se traduz em mais horas ao volante sem cansar.
5) Consumo
O consumo também é um dos pontos fortes do 208 Allure turbo. No Inmetro ele registra até 12,5 km/l com gasolina na cidade, enquanto na estrada esse número sobe para bons 14,1 km/l. Caso você seja da turma do “pé leve” no pedal da direita, sem dúvidas essas médias de consumo serão ainda melhores.
Peugeot 208 Allure Turbo 2024 – Pontos negativos
1) Espaço interno
Com 2,53 metros de entre-eixos, o Peugeot 2028 não é sinônimo de espaço interno – apesar de tal medida ser praticamente idêntica ao do Fiat Argo. O que pega é que o hatch francês não tem grande aproveitamento de espaço interno, com seu painel sendo avançado para a cabine, que ainda traz bancos mais largos – reduzindo assim espaço para as pernas de quem vai acomodado no banco traseiro, principalmente quando vai alguém mais alto na frente. O túnel central elevado também rouba espaço para um eventual quinto passageiro atrás.
2) Porta-malas
Assim como o espaço interno, o Peugeot 208 também fica devendo quando o assunto é a capacidade do porta-malas, que tem apenas 265 litros no padrão VDA. Para efeito de comparação, Fiat Argo, Hyundai HB20 e VW Polo têm compartimento maior, tudo com 300 litros de capacidade. É menor até do que o Chevrolet Onix, este com 275 litros. A abertura da tampa do porta-malas também é pequena, sem contar que o acesso não é muito bom por ser alto, dificultado a colocação de malas e objetos mais pesados, por exemplo.
3) Apoia braço e USB
Aqui está aquela famosa economia difícil de entender: o Peugeot 208 Allure é a única versão com motor turbo que não traz o descansa braço central para o motorista. Esse é um item disponível a partir do 208 Style turbo, que é tabelado em R$ 111.490 (R$ 11.500 a mais que o Allure turbo). Fica devendo ainda conexões USB para os ocupantes do banco traseiro, trazendo no lugar apenas um porta-objetos.
Peugeot 208 Allure Turbo 2024 - Ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas, injeção indireta
Potência: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Peso/potência: 9,35/ 8,99 (G/E) kg/cv
Peso/torque: 57,3 kg/kgfm
Câmbio: automático do tipo CVT, 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9 segundos (E) / 9,2 segundos (G)
Velocidade máxima: 205 km/h
Consumo (Inmetro): 8,8 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina, na cidade; 10 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina, na estrada.
Dimensões: 4.055 mm de comprimento; 2.538 mm de entre-eixos; 1.960 mm de largura; 1.453 mm de altura; 265 litros de porta-malas; 400 kg de carga útil; 47 litros de tanque de combustível; 1.169 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,4 m; coeficiente aerodinâmico, 0,33 Cx; vão livre do solo, não divulgado; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 205/45 R17.
Peugeot 208 Allure Turbo 2024 – Itens de série
- Quadro de instrumentos e volante tipo i-Cockpit
- Alavanca do câmbio com aplique em black piano
- Ar-condicionado digital
- Direção com assistência elétrica
- Vidros elétricos nas portas dianteiras
- Volante Sport Drive
- Controles de tração e de estabilidade
- DRL (luz diurna) integrada aos faróis
- Central Multimídia PEUGEOT Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto e Apple Car Play)
- Retrovisores externos com comandos elétricos
- Vidros elétricos nas quatro portas
- Comandos de som no volante Sport Drive
- Duas entradas USB – com destaque para a adição da entrada tipo C além da A
- Maçanetas das portas na cor da carroceria
- Retrovisores e faixa traseira em preto brilhante
- Interior escurecido
- Soleira PEUGEOT
- Aerofólio esportivo em Black Piano
- Carregador de smartphone por indução (wireless charger)
- Visiopark 180º (sensor de estacionamento + câmera traseira 180°)
- Piloto automático e Limitador de velocidade
- Sensor de ré e câmera traseira
- Motor Turbo 200 com 130 cv de potência
- Câmbio automático tipo CVT com sete marchas (simuladas)
- Badge Turbo 200
- Modo Drive SPORT
- Rodas de liga-leve diamantadas de 16" Kanobi Maçaneta externa na cor do veículo
- Grade cromada
- Capa de retrovisor em preto brilhante
- 4 auto falantes e 2 Tweeters
- Entradas USB-A e USB-C no console central
- Pacote Opcional Excellence (R$ 5.000)
- Teto panorâmico
- Bancos em couro
- Volante em couro
- Painel de porta em couro
- Apoio de braço para o motorista em couro
- PEUGEOT Entry n’ Go
- Wireless Charger
- Iluminação interior traseira
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.