Peugeot 208 turbo é mais rápido e R$ 19.000 mais barato que o Fiat Pulse
Lançado há quase um mês, o novo Peugeot 208 turbo 2024 finalmente reuniu o que se esperava desde sua aparição nesta geração: um motor que desse um desempenho compatível com seu design. Isso sem dúvidas foi alcançado com o turbo T200, aquele mesmo utilizado pelo Fiat Pulse. A questão é que a Stellantis caprichou no custo x benefício nas novas versões do hatch.
Algo que vale destacar mesmo é que o novo Peugeot 208 Griffe Turbo 2024 custa R$ 114.990, um preço de tabela bastante competitivo em se tratando de uma configuração topo de linha. Quando olhamos para outros modelos com o motor 1.0 turbo GSE T3, fica difícil não defender o novo 208 turbo. O Fiat Pulse, por exemplo, custa R$ 133.490 em sua variante mais cara, a Impetus Turbo 200, equipada com o mesmo propulsor.
Você também pode se interessar por:
- A hora de comprar um Peugeot sem medo pode ter chegado
- Peugeot 208 turbo 2024: entenda como o hatch mudará em duas etapas
- Avaliação: Peugeot 208 1.6 2024 faz sentido com chegada do turbo?
- Peugeot 208 já teve versão turbo, e era com motor de BMW
Peugeot 208 Turbo 2024 – O motor
Antes oferecido apenas com motores 1.6 e 1.0 aspirados, o Peugeot 208 turbo 2024 herda o propulsor 1.0 turbo GSE do Fiat Pulse, entregando os mesmos 125 cv de potência com gasolina e 130 cv com etanol, enquanto o torque fica em 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. O câmbio automático CVT com sete marchas simuladas também é o mesmo.
A questão é que o motor 1.0 turbo de três cilindros e 12 válvulas da família GSE, usado pela Stellantis, equipa pela primeira vez um carro com a plataforma modular CMP, um tanto mais moderna que a base MLA usada pelos Fiat Pulse e Fastback. Nas nossas impressões iniciais, durante o lançamento do 208 Turbo 200, o hatch surpreendeu pela dirigibilidade, sem contar ainda a boa calibração da suspensão.
Vale dizer ainda que, no 208, o 1.0 GSE turbo flex proporciona um desempenho superior, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos, contra 9,4 declarados para o Pulse. Outra vantagem do Peugeot é sua velocidade máxima de 206 km/h, contra os 189 km/h do SUV da Fiat. É a aerodinâmica trabalhando a favor da elasticidade.
Peugeot 208 Turbo 200 2024 - Equipamentos
Desde que a Stellantis assumiu as marcas francesas Peugeot e Citroën, teve o compromisso de melhorar o custo-benefício de seus carros. Bom exemplo foi o salto de vendas do 208 desde então, que ganhou um reposicionamento interessante e passou a ter mais itens de série.
Com o novo Peugeot 208 Turbo 2024 não é diferente, já que desde a versão de entrada, Allure Turbo 200, o hatch compacto traz um bom nível de equipamentos. Mas o foco aqui é o 208 Griffe Turbo 200, que acaba contando com mais itens de série do que o Fiat Pulse Impetus Turbo 200.
Na versão topo de linha do 208 turbo temos: faróis full-LED com acendimento e farol alto automático, limpadores de para-brisa automático e assistentes de segurança que incluem controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência (AEB). Todos esses itens equipam o Pulse Impetus.
Porém, apenas o 208 Griffe Turbo 200 vem com itens exclusivos como painel de instrumentos digital com efeito tridimensional, detector de fadiga, alerta e assistente de permanência em faixa, leitor de placas de velocidade (indicando no painel a velocidade da via), câmera de ré com visão 180 graus e teto solar panorâmico. Além disso, o hatch compacto soma seis airbags de série, contra quatro do Pulse.
Por fim, o 208 mais caro conta ainda com ar-condicionado digital automático, controles de estabilidade e tração, modo de condução Sport, central multimídia com tela de 10,3" e Android Auto e Apple Car Play sem fios, seis alto-falantes, bancos e volante revestidos de couro com suede, apoio de braço para o motorista, chave presencial, carregador de celular sem fio, iluminação interna para o banco traseiro e rodas de liga-leve aro 16.
Mais equipado e barato
Embora tenha dimensões menores e, consequentemente, um espaço interno mais acanhado e uma posição de dirigir mais baixa em relação ao Pulse Impetus, com ângulos de transposição também inferiores, o Peugeot 208 Griffe Turbo é mais rápido, equipado e o melhor: mais barato que o SUV compacto da Fiat.
Com isso, a diferença de preços entre um Peugeot 208 Griffe Turbo 200 2024 e um Fiat Pulse Impetus Turbo 200 2024 chega a nada menos do que R$ 18.500. Quer uma demonstração melhor de custo-benefício do que essa? Envie nos comentários se tiver.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.