Quando teremos o Chevrolet Onix de novo? Produção é adiada mais uma vez
O carro mais vendido nos últimos cinco anos no Brasil está em falta nas lojas, não necessariamente porque os clientes compraram tudo (também). O principal motivo é a falta de reposição do modelo devido à paralisação da fábrica de Gravataí (RS), por não haver semicondutores para produzir o carro.
A primeira paralisação ocorreu em março, mas foi retomada duas semanas depois. Em 5 de abril, a GM interrompeu novamente a fabricação e segue com a linha inoperante desde então. A retomada, inicialmente prevista para junho, já foi adiada para meados de julho, depois 3 de agosto e, agora, para 16 de agosto. E pode ser postergada novamente.
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Com isso, a produção de Onix e Onix Plus completará quase quatro meses e meio paralisada. Como a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) teme que a escassez de componentes se estenda até início de 2022, a Chevrolet pode deixar o antigo best-seller fora da jogada por ainda mais tempo.
A cadeia de suprimentos foi fortemente impactada devido à pandemia do coronavírus. A recuperação do mercado automotivo nacional, mais acelerada do que o prospectado, tem impactado o cronograma de produção, afirmou a GM.
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Chevrolet Onix em falta beneficia concorrência
Não apenas a produção do Chevrolet Onix foi atingida, mas a do seu irmão sedan Onix Plus, montado na mesma fábrica.
A ausência dos dois modelos nas concessionárias fez com que eles despencassem agressivamente no ranking dos últimos meses, dando lugar a modelos que no passado não teriam chances de ultrapassá-los em uma disputa de igual para igual.
Em maio, o carro que mais se beneficiou com o Chevrolet Onix fora da pista foi o Fiat Argo: o hatch assumiu pela primeira vez a liderança do ranking mensal de emplacamentos, com 10.929 unidades. Por coincidências ou estratégia, neste mês o Argo chegou à linha 2022 com nova versão e aumentos que chegam a R$ 4.600.
Vale considerar que mesmo com os irmãos Onix indisponíveis para pronta entrega, ainda é possível entrar na fila de espera para encomendá-los, o que pode até fazer com que o retorno deles ao mercado seja grandioso.
Conversamos com algumas concessionárias e a previsão de chegada do modelo é para final de agosto, obviamente se a retomada da produção não for adiada novamente. Quem não tiver pressa para ter um Onix ou Onix Plus na garagem pode usar o tempo de espera como um bom argumento para barganhar descontos na hora da compra.
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Como estão Chevrolet Tracker e a S10?
Os problemas da Chevrolet não acabam na família do Onix. A fábrica de São Caetano do Sul (SP) também interrompeu as atividades em junho. Lá são fabricados os modelos Tracker e Spin. A previsão de retorno é para 8 de julho.
A GM tem aproveitado a pausa na produção para preparar a linha de montagem da nova picape que vem para substituir a finada Montana no primeiro semestre do ano que vem. Abaixo da S10, ela vai mirar na clientela da Fiat Toro, que até então domina sozinha o segmento de picapes médias.
Já na fábrica de São José dos Campos (SP), onde são produzidos o Trailblazer e a S10, a Chevrolet tem selecionado alguns setores para dar férias coletivas. No dia 28 deste mês, o setor de trens de força deve sair de férias.
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O que são semicondutores?
Também chamados de chips, os semicondutores são peças cruciais para transmitir a corrente elétrica para diferentes partes do carro, além de interligar e controlar todas as funções eletrônicas do veículo, incluindo gerenciamento de motor, entre outros.
Neste momento, o maior problema é a quantidade de semicondutores que um carro precisa, passando de 1.000 em um carro compacto como o Onix e podendo chegar a 3.000 em um modelo mais caro e tecnológico.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.