Renault Duster Iconic 2024: o que saber antes de comprar?

Versão do SUV ganha alguns equipamentos e é a única equipada com motor de "Mercedes"
Vinicius Moreira
Por
25.06.2024 às 14:29 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Versão do SUV ganha alguns equipamentos e é a única equipada com motor de "Mercedes"

A Renault apresentou algumas novidades para linha 2024 do Renault Duster, tímidas é bem verdade. Ganhos de equipamentos chegaram para deixar o SUV francês ainda no páreo. Mas será que isso é o suficiente?

De consumo, passando por acabamento e até pelo “motor de Mercedes”, vamos destrinçar os atributos do SUV da Renault, que soma até aqui 8.804 unidades emplacadas esse ano. O Duster só perde para o Renault Kwid em volume de vendas da marca francesa no Brasil.

A começar pelo tanque de combustível, o Duster não tem em seu consumo um ponto forte. O SUV faz 7,7 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol e 10,8 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina. Pois é, o motor turbo de 170 cv de potência também cobra seu preço na hora de abastecer. Números do Inmetro.

Você também pode se interessar:

Renault Duster Iconic Plus 2024 - Preços e versões

  • Renault Duster Intense Plus MT (manual) – R$ 125.890
  • Renault Duster Intense Plus CVT – R$ 134.790
  • Renault Duster Iconic Plus CVT 1.6 – R$ 143.790
  • Renault Duster Iconic Plus CVT 1.3 TCe – R$ 157.790

Renault Duster Iconic Plus 2024 – características

Motor: turbo flex, dianteiro de quatro cilindros em linha e injeção direta, que ofertam 170 cv de potência a 5.500 rpm e 27,5 kgfm a 1.600 rpm

Câmbio: automática do tipo CVT com oito marchas simuladas

Dimensões: 4,4 metros de comprimento, 1,70 metros de altura, 1,83 de largura, e 2, 67 de entre-eixos.

Revisões até 60.000 km: R$ 5.511,20 (considerando a manutenção a cada 10.000 km)

Renault Duster Iconic Plus 2024 - Pontos positivos

Ângulos de ataque e saída

Para quem está em busca de um SUV “raiz”, o Duster tem os predicados exatos. Um bom sistema de suspensão, espaço interno e porta-malas que não desaponta. Mas o ponto alto são seus ângulos de entrada com 30º, saída com 34,5º e 23,7 cm de vão livre do solo.

Essas medidas fazem com que até um off-road médio não seja um problema para o SUV francês. Além disso, é preciso muita coisa para pegar a frente ou a traseira do Duster em alguma imperfeição na via urbana.

Motor de Mercedes

É isso mesmo, o motor TCe turbo flex que equipa o Mercedes-Benz GLB 200 é o mesmo do Renault Duster. A produção do trem de força foi uma parceria entre as marcas. Pena que a usina térmica só equipe a versão de topo do SUV francês.

Afinal, são 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Para um SUV compacto é mais do que o suficiente. Vale a pena lembrar que o Fiat Fastback e Pulse Abarth entregam 185 cv de potência e 27 kgfm de torque, mas são considerados SUVs esportivos.

Até mesmo o VW Nivus GTS, confirmado para esse ano no Brasil, será lançado como a versão mais potente do SUV. Porém, deve chegar com o motor 1.4 TSI (que equipa versão do rival VW T-Cross), que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Ponto para o Duster.

Espaço interno

Com bom aproveitamento de construção interna, O Duster também oferece um bom nível de espaço interno para seus ocupantes. De início, os 2,67 de entre-eixos até parecem pouco, mas basta entrar no SUV para comprovar o que destacamos. Soma-se a isso o bom sistema de suspensão e uma experiência confortável dentro do Duster estará garantida.

Porta-malas

Você vai procurar, até vai achar, apenas um SUV compacto possui mais capacidade de porta-malas que o Duster. O Fiat Fastback tem 513 litros, contra os 475 litros oferecidos pelo SUV francês. Caso espaço interno e tamanho do porta-malas sejam prioridades, o modelo da Renault está bem cotado no seu segmento.

Renault Duster Iconic Plus 2024 - Pontos negativos

Renovação tímida

Aos ansiosos por uma nova geração do Duster, não foi dessa vez. Mudanças no desenho das lanternas e ganho de alguns detalhes em laranja, mais airbags, além de itens como carregador por indução e foi só. Nada de uma reestilização profunda da última renovação que ocorreu em 2021.

Faltou um pouco mais de ousadia para o SUV. Claro que as atualizações deixam o Duster ainda competitivo, mas um algo a mais poderia colocar o modelo compacto como protagonista.

Preço

Por ter o visual mais antigo, principalmente que alguns rivais, o Duster comete alguns pênaltis. Tipo olhar para o painel de instrumentos e não ser digital, ou o freio de estacionamento ainda ser por alavanca em vez de eletrônico. Entre outros itens, isso acaba deixando o modelo de lado por um público que já considera esses fatores na hora da compra.

Por isso, os R$ 157.790 pedidos pela versão de topo poderiam estar dentro dos padrões se os rivais não oferecem mais.

Balanço da carroceria

Difícil reclamar do conforto proporcionado pelo sistema de suspensão do Renault Duster. Composto por McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, o SUV surpreende e entrega uma condução justa.

O problema começa nas curvas. O SUV oscila com sua carroceria e mostra que os ângulos altos do solo também podem ser vilões. Em frenagens e acelerações também é possível perceber o balanço, que chega a incomodar.

Acabamento

Faltou um pouco mais de capricho também no acabamento interno do SUV. Pelo valor cobrado esperava-se um pouco mais de refino. Não dá para reclamar do encaixe das peças é bem verdade. O problema é que algumas soluções antigas, como o controle da multimídia atrás do volante, denunciam a idade do projeto.

Renault Duster Iconic 2024 – ficha técnica

  • Volante com revestimento premium
  • Airbags laterais e de cortina
  • Aplique preto nos para-choques
  • Ar-condicionado
  • Barras de teto pretas
  • Câmera traseira
  • Console médio com porta-objetos
  • Entradas USB na parte frontal e traseira
  • Faróis em LED e novas lanternas
  • Faróis de neblina
  • Grade frontal na cor preto brilhante
  • Limitador e regulador de velocidade
  • Luz de cortesia no porta-luvas e no port
  • Novo painel de instrumentos
  • Opção entre câmbio CVT e câmbio manual
  • Painel de instrumentos com TFT
  • Para-sóis com espelhos
  • Ponteira cromada do escapamento
  • Retrovisor externo elétrico
  • Rodas de liga leve de 17 " Tergan
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Aplicações decorativas externas em laranja
  • Ar-condicionado automático digital
  • Câmera Multiview
  • Carregador de smartphone por indução
  • Chave-cartão presencial
  • Função "Follow me home"
  • Costuras dos bancos em laranja
  • Retrovisores e grade frontal em preto brilhante
  • Rodas de liga leve de 17" Tergan
  • Sensor de chuva e crepuscular
  • Sensor de ponto cego
  • Skis frontais, traseiros e barras de teto em cinza Megalith
  • Multimídia Display Link de 8" com espelhamento sem fio de smartphone

Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários