Renault Kardian manual é tiro de canhão contra o Fiat Pulse de entrada

SUV compacto ainda continua com o maior torque entre seus principais concorrentes
Vinicius Moreira
Por
11.10.2024 às 16:00 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
SUV compacto ainda continua com o maior torque entre seus principais concorrentes

O Kardian Evolution manual chega ao mercado com o mesmo nível de acabamento e equipamentos da versão homonima com câmbio automatizado de dupla embreagem. As diferenças estão no preço, consumo e desempenho.

Tente encontrar um SUV 0 km vendido no Brasil com motor turbo e câmbio manual. Encontrou? Pois é, já tivemos isso no passado com o VW T-Cross 200 TSI manual , mas há tempo não encontrávamos uma versão desse tipo. E o Renault Kardian agora é a única opção desse tipo no mercado.

Você também pode se interessar:

Renault Kardian – preços e versões:

  • Renault Kardian Evolution MT: R$ 106.990
  • Renault Kardian Evolution: R$ 118.090
  • Renault Kardian Techno: R$ 129.990
  • Renault Kardian Premiere Edition: R$ 138.990

Renault Kardian - pontos positivos

Dinâmica

As demais versões do Kardian são equipadas com transmissão automatizada de dupla embreagem, e isso dá um boa condição de direção pela praticidade, rapidez nas trocas e um consumo comedido frente aos câmbios automáticos convencionais.

No Kardian manual, a dinâmica de direção muda, afinal, é preciso mudar as marchas, mas o carro segue prazeroso de guiar. O câmbio é justo e permite trocas mais precisa. Além disso, são seis marchas e é possível controlar a rotação do carro de uma maneira melhor, mesmo em velocidades mais altas.

As primeiras marchas são mais curtas para ajudar nas arrancadas, e as demais ficam mais longas para ajudar no consumo rodoviário. O engate preciso é superior ao que vemos no Fiat Pulse, e próximo ao que vemos no VW Polo.

Motor e câmbio da Horse

O motor 1.0 turboflex de três cilindros, que rende até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, é produzido pela Horse, empresa do grupo Renault. Da mesma forma, o câmbio JX 22 é feito pela Horse, só que em Portugal.

Ponto positivo para o casamento do motor e o câmbio que trabalham muito bem juntos. E o Kardian manual se torna uma possível bastante relevante para aqueles que ainda torcem o natiz por algum modelo que tenha câmbio automatizado.

Equipamentos

Mas abaixo, você poderá encontrar a lista de equipamentos completa do Kardian Evolution. Só para destacar, o SUV de entrada já vem com seis airbags (frontal, lateral e cortina), ar-condicionado digital e oferta barras no teto funcionais. O cluster é digital e a multimidia é a mesma da versão mais completa, embora seja a configuração mais básica do produto. Por ser bem recheado, o Kardian ganha um ponto positivo na lista.

Renault Kardian manual - pontos negativos

Consumo e desempenho

Apesar da Renault frisar que o Kardian manual foca em consumo e eficiência, os números do Inmetro mostram outro cenário.

Versão manual

  • 12,3 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada (gasolina)
  • 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada (etanol)

Versão automatizada

  • 13,1 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada (gasolina)
  • 9,0 km/litro na cidade e 9,7 km/litro na estrada (etanol)

Além disso, o 0 a 100 km/h da versão manual é inferior, com o Kardian levando 11,4 segundos na gasolina e 11 s com etanol para atingir os três dígitos no velocímetro. Enquanto com as trocas do câmbio de dupla embreagem o SUV faz em 9,9 s no etanol e 10,7 s com gasolina.

Central multimídia

São oito polegadas para central multimídia, mas com uma resolução que deixa a desejar. O pareamento para Android Auto e AppleCarplay existe, mas a central responde tardiamente aos comandos touch.

Comando satélite

O Kardian manual tem o tradicional comando satélite da Renault logo atrás do volante no lado direito. Como o SUV buscou elevar o nível da marca para outro patamar, bem que a fabricante poderia ter investido um pouco mais para ajustar esses comandos no volante. Afinal, caso você não tenha decorado os botões, terá de dar aquela olhada e desviar a atenção da via.

Renault Kardian Evolution manual vale a pena comprar?

Para além do gosto dos puristas, o Kardian manual terá de mostrar seu valor no segmento mais concorrido do mercado (SUVs compactos) e para um público que tem preferido transmissões automáticas.

Preço, desempenho e motor para isso o Kardian tem de sobra. Só é preciso comparar com os concorrentes e ver que a escolha fica mais fácil. O Kardian manual também pode captar aqueles clientes que gostam do modelo, mas tem medo do câmbio automatizado, o qual já passou por reclamações, como mostrado pela Mobiauto.

Seu principal oponente no mercado é o Fiat Pulse 1.3 manual. Embora esteja há mais tempo entre nós, tem motor aspirado mais fraco que o do Kardian e câmbio manual de cinco marchas. De maneira geral é uma boa opção de compra, mas o SUV da Renault leva vantagem pelo propulsor, acabamento interno, preço e dirigibilidade, mas o Pulse é mais econômico.

Renault Kardian Evolution manual – ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável

Taxa de compressão: 11,0:1

Potência: 120/125 cv (G/E) a 5.000 rpm

Torque: 20,4/22,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm/2.250 rpm

Peso/potência: 9,52 kg/cv

Peso/torque: 53,1/kgfm

Câmbio: manual de seis marchas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 11,4 s na gasolina e 11 s no etanol

Velocidade máxima: 180 km/h

Consumo Inmetro: 12,3 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada (gasolina)/ 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada (etanol)

Dimensões e capacidades: comprimento, 4.119 mm; entre-eixos, 2.604 mm; largura, 1.747 mm; altura, 1.596 mm; capacidade caçamba, 358 litros (VDA); capacidade de carga, não divulgada; tanque de combustível, 50 litros; peso em ordem de marcha: 1.186 kg

Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira) com barra estabilizadora, freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,5 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 209 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20°, ângulo de saída 36°, pneus 205/60 R16

Renault Kardian Evolution Manual – itens de série

  • 6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
  • Assistente de partida (HSA)
  • Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Cluster digital 7”
  • Câmbio e-shifter
  • Mudança de marchas
  • Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
  • Ar-condicionado digital com função automática
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico
  • Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
  • Barras de teto funcionais e modulares em preto
  • Roda flexwheel biton 16”
  • Aerofólio traseiro
  • Iniciar e Parar
  • Modo ECO com EcoScoring
  • Volante com ajustes de altura e profundidade
  • Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
  • Vidros elétricos para passageiros

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

 

Comentários