Renault Kardian manual é tiro de canhão contra o Fiat Pulse de entrada
O Kardian Evolution manual chega ao mercado com o mesmo nível de acabamento e equipamentos da versão homonima com câmbio automatizado de dupla embreagem. As diferenças estão no preço, consumo e desempenho.
Tente encontrar um SUV 0 km vendido no Brasil com motor turbo e câmbio manual. Encontrou? Pois é, já tivemos isso no passado com o VW T-Cross 200 TSI manual , mas há tempo não encontrávamos uma versão desse tipo. E o Renault Kardian agora é a única opção desse tipo no mercado.
Você também pode se interessar:
- Renault Kardian: os principais problemas, segundo os donos
- Renault Kardian passa por reajuste e fica mais caro; veja preços e versões
- Renault Kardian turbo manual já tem data para chegar
- Avaliação: sucesso do Renault Kardian depende exclusivamente do seu câmbio
Renault Kardian – preços e versões:
- Renault Kardian Evolution MT: R$ 106.990
- Renault Kardian Evolution: R$ 118.090
- Renault Kardian Techno: R$ 129.990
- Renault Kardian Premiere Edition: R$ 138.990
Renault Kardian - pontos positivos
Dinâmica
As demais versões do Kardian são equipadas com transmissão automatizada de dupla embreagem, e isso dá um boa condição de direção pela praticidade, rapidez nas trocas e um consumo comedido frente aos câmbios automáticos convencionais.
No Kardian manual, a dinâmica de direção muda, afinal, é preciso mudar as marchas, mas o carro segue prazeroso de guiar. O câmbio é justo e permite trocas mais precisa. Além disso, são seis marchas e é possível controlar a rotação do carro de uma maneira melhor, mesmo em velocidades mais altas.
As primeiras marchas são mais curtas para ajudar nas arrancadas, e as demais ficam mais longas para ajudar no consumo rodoviário. O engate preciso é superior ao que vemos no Fiat Pulse, e próximo ao que vemos no VW Polo.
Motor e câmbio da Horse
O motor 1.0 turboflex de três cilindros, que rende até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, é produzido pela Horse, empresa do grupo Renault. Da mesma forma, o câmbio JX 22 é feito pela Horse, só que em Portugal.
Ponto positivo para o casamento do motor e o câmbio que trabalham muito bem juntos. E o Kardian manual se torna uma possível bastante relevante para aqueles que ainda torcem o natiz por algum modelo que tenha câmbio automatizado.
Equipamentos
Mas abaixo, você poderá encontrar a lista de equipamentos completa do Kardian Evolution. Só para destacar, o SUV de entrada já vem com seis airbags (frontal, lateral e cortina), ar-condicionado digital e oferta barras no teto funcionais. O cluster é digital e a multimidia é a mesma da versão mais completa, embora seja a configuração mais básica do produto. Por ser bem recheado, o Kardian ganha um ponto positivo na lista.
Renault Kardian manual - pontos negativos
Consumo e desempenho
Apesar da Renault frisar que o Kardian manual foca em consumo e eficiência, os números do Inmetro mostram outro cenário.
Versão manual
- 12,3 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada (gasolina)
- 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada (etanol)
Versão automatizada
- 13,1 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada (gasolina)
- 9,0 km/litro na cidade e 9,7 km/litro na estrada (etanol)
Além disso, o 0 a 100 km/h da versão manual é inferior, com o Kardian levando 11,4 segundos na gasolina e 11 s com etanol para atingir os três dígitos no velocímetro. Enquanto com as trocas do câmbio de dupla embreagem o SUV faz em 9,9 s no etanol e 10,7 s com gasolina.
Central multimídia
São oito polegadas para central multimídia, mas com uma resolução que deixa a desejar. O pareamento para Android Auto e AppleCarplay existe, mas a central responde tardiamente aos comandos touch.
Comando satélite
O Kardian manual tem o tradicional comando satélite da Renault logo atrás do volante no lado direito. Como o SUV buscou elevar o nível da marca para outro patamar, bem que a fabricante poderia ter investido um pouco mais para ajustar esses comandos no volante. Afinal, caso você não tenha decorado os botões, terá de dar aquela olhada e desviar a atenção da via.
Renault Kardian Evolution manual vale a pena comprar?
Para além do gosto dos puristas, o Kardian manual terá de mostrar seu valor no segmento mais concorrido do mercado (SUVs compactos) e para um público que tem preferido transmissões automáticas.
Preço, desempenho e motor para isso o Kardian tem de sobra. Só é preciso comparar com os concorrentes e ver que a escolha fica mais fácil. O Kardian manual também pode captar aqueles clientes que gostam do modelo, mas tem medo do câmbio automatizado, o qual já passou por reclamações, como mostrado pela Mobiauto.
Seu principal oponente no mercado é o Fiat Pulse 1.3 manual. Embora esteja há mais tempo entre nós, tem motor aspirado mais fraco que o do Kardian e câmbio manual de cinco marchas. De maneira geral é uma boa opção de compra, mas o SUV da Renault leva vantagem pelo propulsor, acabamento interno, preço e dirigibilidade, mas o Pulse é mais econômico.
Renault Kardian Evolution manual – ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável
Taxa de compressão: 11,0:1
Potência: 120/125 cv (G/E) a 5.000 rpm
Torque: 20,4/22,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm/2.250 rpm
Peso/potência: 9,52 kg/cv
Peso/torque: 53,1/kgfm
Câmbio: manual de seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 11,4 s na gasolina e 11 s no etanol
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo Inmetro: 12,3 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada (gasolina)/ 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada (etanol)
Dimensões e capacidades: comprimento, 4.119 mm; entre-eixos, 2.604 mm; largura, 1.747 mm; altura, 1.596 mm; capacidade caçamba, 358 litros (VDA); capacidade de carga, não divulgada; tanque de combustível, 50 litros; peso em ordem de marcha: 1.186 kg
Dados técnicos: direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira) com barra estabilizadora, freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,5 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 209 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20°, ângulo de saída 36°, pneus 205/60 R16
Renault Kardian Evolution Manual – itens de série
- 6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
- Assistente de partida (HSA)
- Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Cluster digital 7”
- Câmbio e-shifter
- Mudança de marchas
- Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
- Ar-condicionado digital com função automática
- Retrovisores externos com ajuste elétrico
- Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
- Barras de teto funcionais e modulares em preto
- Roda flexwheel biton 16”
- Aerofólio traseiro
- Iniciar e Parar
- Modo ECO com EcoScoring
- Volante com ajustes de altura e profundidade
- Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
- Vidros elétricos para passageiros
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.