Renault Oroch Iconic 2024: o que saber antes de comprar uma
Reestilizada há quase dois anos, a nova Renault Oroch sofreu leves mudanças visuais na carroceria para ficar mais alinhada a linguagem de design do Duster, que na prática continua uma geração à frente da picape. Em março deste ano a marca lançou a Renault Oroch Iconic 2024, versão intermediária que vamos apontar o que você deve saber antes de comprar.
Com a chegada da nova configuração Iconic 1.6 manual, que fica posiciona cima da Intense 1.6 e Outsider 1.3 turbo, a Renault Oroch acaba aumentado sua oferta de versões para chegar a mais públicos. A nova configuração da picape traz quase o mesmo estilo da versão mais cara, só que em uma versão mais simples com motor 1.6 de proposta mais robusta e preço mais competitivo de R$ 129.490, bem abaixo dos R$ 153.790 – que tem como vilão o motor 1.3 turbo importado.
Você também pode se interessar por:
- Renault Niagara é sucessora da Oroch com porte de verdade para peitar a Toro
- Chevrolet Montana e Renault Oroch duelam em 10 quesitos com nota
- Renault Oroch 2024: preços, itens de série e diferença entre versões
- Renault Oroch: os principais problemas, segundo os donos
Vale lembrar que, além do visual mais parrudo, a variante acabamento diferente da versão Intense como bancos e laterais de porta com detalhes em laranja, bem como novos itens de série como como ar-condicionado automático digital, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, volante revestido de couro e câmera de ré.
Renault Oroch Iconic 2024 – Características
1) Motor: 1.6 aspirado de quatro cilindros com 120 cv e 16,2 kgfm de torque.
2) Câmbio: manual com 6 marchas.
3) Dimensões: 4.700 mm de comprimento; 2.829 mm de entre-eixos; 1.821 mm de largura; 1.631 mm de altura; 683 litros de capacidade de caçamba; 650 kg de carga útil; 45 litros de tanque de combustível; 1.339 kg de peso em ordem de marcha.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 4.510,78
Renault Oroch Iconic 2024 – Pontos positivos
1) Suspensão
Sem dúvidas a suspensão da Renault Oroch Iconic (ou em qualquer versão) é o conjunto de suspensão, que utiliza um sistema independente na traseira. Com isso o motorista tem uma picape agradável de dirigir e que transmite bastante segurança em curvas, sem o dizer o principal: o conforto. Não temos aqui uma picape saltitante, mas sim um modelo bem próximo a um carro de passeio (ajudada também pelo fato de ter base monobloco).
2) Visual
Trazer o visual mais robusto e aventureiro e robusto da Oroch Outsider 1.3 turbo para a Oroch Iconic 1.6 foi uma boa sacada da Renault, que teve a ideia de trazer uma versão intermediário sem muita “cara” de carro de trabalho (realidade da configuração Intense). Assim temos alargadores de para-lamas, revestimento da coluna B em black piano, capota marítima e roda diamantada de 16 polegadas com acabamento biton.
3) Espaço traseiro
A verdade é que a Renault Oroch não é nenhuma referência de espaço interno – uma dificuldade em comum a quase todas as picapes monobloco, vide Chevrolet Montana e Fiat Toro, mas quem vai sentado no banco traseiro ao menos tem um razoável espaço para pernas. Só não espere uma boa inclinação no encosto do assento.
4) Câmbio
Equipada com câmbio manual de seis velocidades, a Renault Oroch Iconic permite boas trocas de marchas e com bastante agilidade no trânsito. Os engates são fáceis (evoluíram em comparação à antiga) e a presença da sexta marcha ajuda a baixar o giro do motor em velocidades de cruzeiro.
Renault Oroch Iconic 2024 – Pontos negativos
1) Consumo
O consumo de combustível não é dos pontos mais fortes da Oroch. Nos números do Inmetro ela faz até 7,4 km/l na cidade e 8,0 km/l na estrada com etanol no tanque – combustível utilizado na avaliação e que limita a autonomia em viagens. Já com gasolina, a situação melhora e o modelo faz 11,3 km/l e 11,6 km/l, na cidade e percurso rodoviário, nessa ordem.
2) Airbag no básico
Custando quase R$ 130 mil, a Renault Oroch Iconic se apoia na legislação e traz apenas os dois airbags frontais obrigatórios por lei. Fica difícil entender até quando o carro mais barato da marca tem no mínimo quatro airbags (Renault Kwid), enquanto as principais rivais têm de quatro a seis airbags em sua faixa de preço.
3) Desempenho em rodovia
Debaixo do capô está o motor 1.6 aspirado da Renault com até 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, que é um conjunto interessante. Mas com 1,3 tonelada a Oroch acaba sentindo o maior peso que tem, por mais que o câmbio tenha relações mais curtas nas primeiras marchas. Vale ressaltar que a picape até é ágil no uso na cidade, mas na estrada fica devendo um pouco. Nem tente utilizar a 6ª marcha em ultrapassagens na estrada, pois a picape não sairá do lugar, assim, abuse das reduções.
4) Sistema start-stop
O sistema start-stop busca reduzir o consumo de combustível da picape, desligando o motor em paradas de semáforo. Basta pisar na embreagem para o motor 1.6 ligar novamente, mas teve ocasiões em que a Oroch não deu a partida, dando a sensação que o motor tinha “morrido”. Passaram alguns segundos tentando e a picape religou. Resta saber se é algo comum do sistema dela ou da unidade testada.
Renault Oroch Iconic 2024 - Ficha técnica
Motor: 1.6, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, comando duplo no cabeçote, injeção multiponto
Taxa de compressão: 10,7:11
Potência: 118/120 cv (G/E) a 5.500 rpm
Torque: 16,2 kgfm (G/E) a 4.000 rpm
Peso/potência: 11,16 kg
Peso/torque: 82,7 kg/kgfm
Câmbio: manual, seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Velocidade máxima: 169 km/h
Renault Oroch Iconic 2024 – Itens de série
- Ar-condicionado digital e automático
- Cintos dianteiros com regulagem de altura
- Travamento central das portas
- Apoio de cabeça traseiro com ajuste de altura
- Tomada 12V e USB
- Faróis com função "Follow me home"
- Sensor de chuva e crepuscular
- Vidros traseiros elétricos
- Vidros dianteiros elétricos
- Travas elétricas com comando na chave canivete
- Sensor de temperatura externa
- Retrovisores com regulagem elétrica
- Desembaçador do vidro traseiro
- Banco dianteiro com regulagem de altura e lombar
- Volante com regulagem de altura
- Multimídia 8" flutuante com espelhamento sem fio de smartphone - Apple CarPlay® e Android Auto®
- Computador de bordo
- ESP, HSA, TCS, RMI e ROM
- Regulagem de altura dos faróis
- Freios ABS
- 2 airbags frontais
- Assistente de frenagem de urgência
- Alarme perimétrico
- Alerta de cinto de segurança não afivelado
- Limitador e controlador de velocidade
- CAR - travamento central automático com destravamento em caso de colisão
- Direção eletro-hidráulica
- Estepe com pneu de uso misto
- Luzes de circulação diurna
- Cinto de 3 pontos para todos os ocupantes
- Brake light
- Sensor de estacionamento
- Pneus de uso misto
- Modo Eco
- Retrovisores em preto brilhante
- Indicadores de direção lateral
- Barras de teto longitudinais funcionais
- Bancos com revestimento de tecido
- Protetor de caçamba
- Roda de liga leve 16" diamantada biton
- Revestimento dos bancos em tecido com costuras laranja
- Volante com revestimento premium
- Faróis de neblina
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.