Teste de consumo: Citroën C3 YOU! surpreende com etanol e anda muito
Lançado em agosto para complementar a gama do hatch, o novo Citroën C3 YOU! chegou com a proposta de ser a versão mais equipada do hatch, trazendo motor turbinado e assim ocupando o lugar das antigas versões 1.6. A questão é que o C3 foi o penúltimo modelo da Citroën a receber o famoso motor 1.0 turbo de três cilindros da Stellantis, que acabou dando um desempenho esportivo ao hatch.
O mais interessante, porém, é que assim como Volkswagen Up! TSI lá em meados de 2015, o novo Citroën C3 YOU! trouxe o bom desempenho do motor 1.0 turbo atrelado a um consumo um tanto surpreendente. Outro ponto em comum é que os dois sequer apostam em uma proposta esportiva, mas por conta do peso reduzido (apenas 1.115 kg) e o torque abundante a agilidade é também uma das marcas registradas.
Você também pode se interessar por:
- Citroën C3 YOU! acelera mais que Up! TSI e perde de pouco para o VW Polo GTS
- Chevrolet Onix LT 2025: testamos o consumo do hatch compacto
- Fiat Pulse: testamos o consumo de combustível urbano e na estrada do SUV
- Renault Kardian: testamos o consumo urbano e rodoviário com etanol
Mas o foco de hoje é o consumo do novo Citroën C3 YOU!, Que foi colocado para fazer uma viagem entre São Paulo (SP) e Porto Real (RJ), quando fomos conhecer o novo Basalt pela primeira vez. Aproveitamos a ocasião e medimos o consumo do modelo com etanol. O resultado você confere adiante.
Citroën C3 You! – Consumo
Segundo dados publicados pelo Inmetro em sua tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV), o recém-lançado C3 YOU! é capaz de fazer 7,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Quando o hatch tem gasolina no tanque, esses números naturalmente sobem, no caso, 11,0 km/l no ciclo urbano e 12,8 km/l no rodoviário.
O teste de consumo foi totalmente rodoviário e serve de parâmetro para quem pensa pegar a estrada e colocar etanol no tanque, por mais que o combustível vegetal infelizmente valha a pena apenas em poucas regiões do Brasil. O etanol acaba sendo viável mais na região sudeste, principalmente em São Paulo, bem como nos estados do centro-oeste.
Nosso trajeto foi de São Paulo (SP) a Porto Real (RJ), contabilizando ainda a volta que inclui a parada na região de São José dos Campos (SP). Assim, o C3 You conseguiu fazer nada menos do que 12,8 km/litro com etanol em todo o trajeto, o que na prática resultou em nada menos do que 498 quilômetros rodados – número interessante e que supera e muito o dado oficial do Inmetro, que indica no máximo 8,8 km/l na estrada com etanol.
Contabilizamos tal consumo diretamente na bomba, quando paramos em São José dos Campos (SP) para abastecimento. Nesse momento o painel de instrumentos digital do C3 ainda indicava uma autonomia de 47 km, ou seja, na teoria, o hatch rodaria até 542 km com um tanque.
Importante dizer que o trajeto contou com rodovias de velocidade máxima de 120 a 110 km/h, além de um curto trecho de trânsito urbano na região de Taubaté (SP) e Aparecida (SP). No entanto, durante o percurso também ouve passagem por trechos de serra. Vale salientar ainda que o ar-condicionado estava ligado durante toda a viagem, utilizando sempre o C3 YOU! em modo de condução normal – sem ativar a tecla Sport no lado esquerdo do painel.
Citroën C3 You! – Preços e versões:
- C3 Live 1.0: R$ 77.590
- C3 Live Pack 1.0: R$ 85.390
- C3 Feel 1.0: R$ 88.290
- C3 You! Turbo 200 AT: R$ 96.990
Principais rivais:
- VW Polo 1.0 MPI: R$ 96.490
- Citroën Basalt Feel Turbo 200: R$ 96.990*
- Hyundai HB20: R$ 96.990
- Chevrolet Onix LT 1.0: R$ 97.990
- Fiat Argo Drive 1.3 AT: R$ 97.990
- Peugeot 208 Allure Turbo 200: R$ 98.990
Citroën C3 You! – Ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas, injeção indireta
Potência: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Peso/potência: 9,35/ 8,99 (G/E) kg/cv
Peso/torque: 57,3 kg/kgfm
Câmbio: automático do tipo CVT, 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9 segundos (E) / 9,2 segundos (G)
Velocidade máxima: 205 km/h
Consumo (Inmetro): 8,8 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina, na cidade; 10 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina, na estrada.
Dimensões: 4.055 mm de comprimento; 2.538 mm de entre-eixos; 1.960 mm de largura; 1.453 mm de altura; 265 litros de porta-malas; 400 kg de carga útil; 47 litros de tanque de combustível; 1.169 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,4 m; coeficiente aerodinâmico, 0,33 Cx; vão livre do solo, não divulgado; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 205/45 R17.
Citroën C3 YOU! – Vale a pena comprar?
Em resumo, podemos dizer que o novo Citroën C3 YOU! surpreendeu por quanto foi econômico mesmo com etanol no tanque. Prova disso é que o hatch conseguiu fazer basicamente o mesmo consumo na estrada como se tivesse abastecido com gasolina – ou seja, quase 12,8 km/l – número divulgado pelo Inmetro com o combustível derivado do petróleo.
Com isso, podemos dizer que o motor 1.0 turbo T200 da Stellantis (da família GSE) capricha também no assunto economia. A motorização de três cilindros entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, trabalhando sempre com o câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. Com tal força nesse conjunto motriz e baixo peso, acelerações e retomadas do C3 são destaques – e com certeza surpreendeu muita gente em nosso trajeto no eixo Rio-SP.
Enquanto para o trajeto rodoviário foram contabilizados 498 km para medição, ao todo rodamos com o C3 mais de 600 km – o qual inclui o trecho urbano. O C3 YOU! mantém sua proposta de amplo espaço interno e bom consumo de combustível, mas mantém alguns pontos que depõem contra ele como falta de piloto automático (que faz muita falta na estrada), os bancos que cansa as costas em viagens mais longas e o acabamento mais simplório.
Apesar disso, sem dúvidas seu preço de R$ 96.990 (uma condição especial da marca para compra online) é um dos principais fatores para compra, já que estamos diante do hatch turbo mais barato do Brasil e um dos mais rápidos do segmento. Resta saber se o baixo consumo de combustível o fará esquecer alguns de seus pênaltis que denunciam sua origem mais humilde como projeto.
Citroën C3 YOU! – Itens de série
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Chave tipo canivete
- Central Multimídia 10" AA/CP sem fio
- Volante com comandos de áudio
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Assistente de partida em rampa
- Roda de liga-leve de 15“
- Retrovisores elétricos
- LED DRL
- Maçanetas internas e externas na cor
- Motor Turbo 200
- Câmbio automático CVT
- Faróis de neblina
- Teto Preto
- Bancos e volante com acabamento premium
- Rodas de liga leve de 15" na cor preta
- Adesivos laterais e na coluna C
- Moldura do farol de neblina em Emerald Blue
- Emblemas You! e T200
- Soleiras das portas
- Tapete exclusivo
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.