Toyota Hilux com esteira nas rodas garante luz elétrica nos rincões do PR

Picape foi adaptada pela companhia de energia elétrica do Estado para ir a lugares afastados onde nem veículos 4x4 conseguem chegar
FV
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26.08.2022 às 20:29 • Atualizado em 29.05.2024
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Picape foi adaptada pela companhia de energia elétrica do Estado para ir a lugares afastados onde nem veículos 4x4 conseguem chegar

 Além de robusta, a Toyota Hilux é conhecida por sua valentia na hora de encarar terrenos acidentados e fazer incursões no off-road extremo. Mas nem isso foi suficiente para acessar alguns rincões do Paraná, o que levou a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) a incorporar à sua frota uma Hilux ainda mais “bruta”.

Uma picape usada pela empresa pública responsável pela geração, transmissão e distribuição de eletricidade no Estado viralizou por ter esteiras no lugar das rodas e pneus convencionais. De acordo com a Copel, a Hilux com jeitão de tanque de guerra é utilizada para acessar as linhas de transmissão na região dos Campos Gerais, no norte paranaense.

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Picape foi adaptada pela companhia de energia elétrica do Estado para ir a lugares afastados onde nem veículos 4x4 conseguem chegar

“Esse veículo é mais usado em atividades de acesso a parques e áreas de proteção ambiental. Locais de difícil acesso, onde precisamos cuidar para não danificar o meio ambiente”, explica Marcílio Donizete Gomes, gerente da área de Transmissão da Copel na região.

“Ele também é usado em emergências. Por ser um veículo 4×4 com sistema de esteiras, permite mobilidade em regiões e solos de difícil acesso”, acrescenta o representante da companhia.

As esteiras, fabricadas pela empresa americana Mattracks, podem ser instaladas em praticamente qualquer veículo utilitário. O equipamento é acoplado ao cubo da roda, que, ao girar, movimenta o mecanismo da esteira de borracha. Por alterar a dinâmica da picape, a esteira tem seu uso limitado a velocidades de até 64 km/h, segundo o fabricante.

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Graças às esteiras, a picape da Copel é capaz de rodar em locais onde até veículos com tração 4x4, porém calçados com pneus convencionais, não conseguem acessar. Principalmente na época de chuvas frequentes, que criam lamaçais praticamente intransponíveis para utilitários que não possuem esse tipo de equipamento.

Picape foi adaptada pela companhia de energia elétrica do Estado para ir a lugares afastados onde nem veículos 4x4 conseguem chegar

Fora do Brasil, as esteiras costumam ser utilizadas em países com inverno rigoroso e áreas de grande incidência de neve. De acordo com publicações nas redes sociais, a picape da Copel foi adaptada pela empresa Monster Lift, de Londrina (PR). O custo da transformação não foi divulgado.

No entanto, uma rápida pesquisa na internet mostra que o equipamento não é barato. Os preços variam entre US$ 5.000 (mais de R$ 25.000, em conversão simples), para veículos pequenos, como ATVs e quadriciclos, e absurdos US$ 70.000 (R$ 355 mil), no caso de picapes grandalhonas como a Ford F-450. 

O valor das esteiras varia de acordo com o porte, o peso e a capacidade de carga do veículo. Em uma licitação de suprimentos divulgada pelo governo dos Estados Unidos, um jogo de esteiras Mattracks modelo 88M1-A1 (iguais ao da Hilux da estatal paranaense) custou mais de US$ 27.000 aos cofres públicos americanos, o equivalente a R$ 136.800 em conversão direta.

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