Toyota Yaris 2023: tudo sobre a família de hatch e sedan

Hatch tem preço de entrada por pouco menos de R$ 100.000
LF
Por
15.02.2023 às 14:50 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Hatch tem preço de entrada por pouco menos de R$ 100.000

O Yaris é o carro mais barato da Toyota à venda no Brasil. O modelo é oferecido nas carrocerias hatch e sedan, e pode até ganhar uma variante SUV com motorização híbrida chamada Yaris Ativ Cross

Yaris Sedan 2023

O Yaris Sedan trabalha com motor 1.5 aspirado de 105/110 cv e 14,3/14,9 kgfm (G/E), sempre gerenciado pelo câmbio automático do tipo CVT e recebeu um boa mudança visual em 2023. O modelo consegue agregar um bom espaço interno com um bom porta-malas, e está disponível em três versões XL, XS e XLS.

Yaris Hatch 2023

Uma categoria que sempre está no radar dos brasileiros é a de hatches, principalmente por se adaptar bem ao trânsito das grandes cidades, ainda mais na questão do estacionar. Com o mesmo visual e motorização do sedan, hatch tbm se destaca pelo espaço interno, já que é o mesmo.

Sobre o Toyota Yaris:

Para entrar na linha 2023, o Toyota Yaris recebeu um leve tapa no visual. O hatch tem uma dianteira imponente para brigar com a concorrência. Todas as versões recebem luzes de condução diurna de LED, nas configurações XL e XS as luzes são posicionadas no para-choque, já na XLS estão alocadas na parte inferior do farol. 

Outra diferença nas configurações é que XL os faróis são halógenos, na XS são com projetor e lâmpadas incandescentes e na XLS com projetor e LED. As rodas são 15 polegadas em toda linha, mas apenas a versão mais cara recebe lanternas em LED. 

No interior, o Toyota Yaris apresenta um design sóbrio. Todas as versões oferecem cluster anólogico e central multimídia de 7 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay somente via cabo. A topo de linha XLS agrega teto solar elétrico. 

No quesito segurança, a linha 2023 do Yaris se destaca por oferecer em todas as configurações sete airbags e alerta de não afivelamento do cinto de segurança para todos os passageiros. 

Por fim, a XS e XLS também ganharam alerta de permanência em faixa (sem correção) e alerta visual e sonora de colisão dianteira. Essas foram as principais mudanças da linha 2023 do Toyota Yaris. 

Toyota Yaris - Preços e Versões:

Yaris Hatch XL - R$ 94.690
Yaris Hatch XS - R$ 104.190
Yaris Hatch XLS - R$ 115.690

Como é o desempenho do Toyota Yaris? 

Com a motorização 1.3 aposentada, agora todas as versões do Toyota Yaris se diferenciam apenas pela lista de itens de série, já que as três  contam com o mesmo motor 1.5 de 105/110 cv (G/E) a 5.600 rpm e 14,3/14,9 (G/E) kgfm de torque a 4.000 rpm, combinados ao câmbio CVT de sete velocidades. Para saber mais sobre como anda esse hatch confira nossa avaliação do Yaris XS

Você pode se interessar por:

Como é o espaço interno do Toyota Yaris 2023?

O Toyota Yaris acomoda com espaço generoso até quatro ocupantes. Quem vai na segunda fileira de bancos tem um bom espaço livre, mesmo com pessoas mais altas sentadas à frente. Porém, quem vai no meio sempre sofre mais, pelo túnel central elevado, pelo posicionamento do console que invade um pouco o espaço interno traseiro e por ficar apertado pelos passageiros que estão nas laterais. 

O porta-malas tem 310 litros, o que é bom para um hatch. Porém, em uma viagem com cinco ocupantes, o espaço para as bagagens pode ficar limitado. Mas para famílias menores atende muito bem. 

Dimensões: 4.145 mm de comprimento, 2.550 mm de entre-eixos, 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura, 310 litros de porta-malas; 1.125 kg de peso em ordem de marcha; 45 litros de tanque de combustível

Quais os itens de série do Toyota Yaris?

Segurança é o ponto forte do Yaris, só reforçando o quanto esse quesito é priorizado pela Toyota desde seu carro de entrada, oferecendo sete airbags, alerta de não colocação do cinto de segurança, assistente de partida em rampa, além dos obrigatórios freios com ABS e EBD e controle de tração e estabilidade, confira abaixo a lista de itens de série de cada versão. 

Leia também:  Avaliação: Toyota Yaris Hatch 2023 segura a onda do Honda City Hatch?

Toyota Yaris XL:

  • espelhos retrovisores externos elétricos na cor da carroceria com luz de seta integrado, 
  • Maçanetas externas e para-choques dianteiro e traseiro na cor do carro
  • Roda de aço de 15″ com calotas integrais
  • Acabamento de colunas e teto na cor preta
  • Acabamento interno das portas e dos bancos de tecido Descansa-braços dianteiro
  • Ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente
  • Chave com comandos integrados
  • Alarme perimétrico
  • Computador de bordo
  • Direção elétrica progressiva
  • Entradas USB para os passageiros traseiros
  • Sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista)
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Sistema de assistência de subida
  • Isofix com Top Tether
  • Luzes diurnas no para-choque dianteiro
  • Central multimídia de 7 polegadas com quatro alto-falantes e dois tweeters (espelhamento via cabo para Android Auto e Apple CarPlay)

Toyota Yaris XS:

  • Faróis halógenos projetores com máscara negra 
  • Roda de liga leve 15″ com acabamento na cor prata
  • Acabamento interno das portas em couro e dos bancos parte em couro e em tecido
  • Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente
  • Computador de bordo com tela TFT
  • Paddle shift
  • Controle de velocidade de cruzeiro
  • Descansa-braço traseiro com porta-copos
  • Chave presencial e partida por botão
  • Sistema de pré-colisão
  • Alerta de evasão de faixa

Toyota Yaris XLS:

  • Faróis em LED (incluindo neblina)
  • Iluminação diurna em LED integrada aos faróis
  • Rodas aro 15" com acabamento em dois tons
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico com anti-ofuscamento
  • Bancos em couro
  • Teto solar, faróis com acendimento automático e função “siga-me”

Quais os principais concorrentes do Toyota Yaris?

Honda City

Por estarmos falando de dois japoneses que possuem configurações sedan e hatch, o City acaba competindo diretamente com o Yaris. Principalmente quando falamos de espaço de porta-malas, independentemente da categoria escolhida.

Peugeot 208

O Peugeot é um dos modelos mais bonitos do segmento na atualidade. E desde a renovação visual, é mais um modelo que se tornou um empecilho na vida do Yaris, principalmente pelo fator economia de combustível, já que o Peugeot possui versões 1.0. O motor inclusive é o mesmo do Fiat Argo.

Chevrolet Onix

O Onix é outro que também compete entre hatches e versões sedan. Porém é equipado com motores 1.0 flex aspirado e 1.0 flex turbo, fugindo um pouco do que entrega o Yaris. Além disso, tem preços mais competitivos e, por isso, se destaca mais que o Toyota no segmento.

Nissan Versa

Aqui temos mais uma briga de japoneses, agora especificamente na categoria dos sedans. O Nissan Versa possui características de carroceria e visuais muito parecidas com as do Yaris. Além disso, tem um motor 1.6 com 114 cv de potência, independentemente do combustível, e 16.3/16.8 (G/E) kgfm de torque, com um câmbio também CVT. Ou seja, motor aspirado como o do Toyota.

Hyundai HB20

Outro que entra na briga de hatches e sedans é o HB20, que recebeu um pequeno tapa no visual no ano passado. O modelo é vendido em sete versões diferentes partindo de R$ 74.290, e tem opções de motor 1.0 flex aspirado e 1.0 flex turbo.

Volkswagen Polo

O Polo além de ter recebido um novo design, se tornou recentemente o modelo de entrada da marca alemã aqui no Brasil. Mesmo assim, não lhe faltam bons itens de série nas versões. O modelo ganhou uma nova configuração de motor 170 TSI, como era no Up! e tem até opção de câmbio manual nas versões turbinadas.

Ficha técnica - Toyota Yaris 2023

Motorização:  1.5, 16V, aspirado, flex, injeção eletrônica multiponto, duplo comando no cabeçote
Taxa de compressão: 13:1
Potência: 105/110 cv (G/E) a 5.600 rpm
Torque: 14,3/14,9(G/E) a 4.000 rpm
Câmbio: CVT de sete velocidades
Tração: Dianteira
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h

Consumo Inmetro: Cidade 12,2/8,7 km/l (G/E) - Estrada 13,9/9,8 km/l (G/E)

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão tipo Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira); vão livre do solo, 150 mm. 

Comentários