Volkswagen Tarok terá truque de Toyota Hilux para bater Fiat Strada
A Volkswagen Tarok será a nova aposta da marca alemã para o segmento de picapes. A futura picape compacta-média buscará concorrer no segmento das intermediárias, mas principalmente com a compacta Fiat Strada e, para isso, trará uma arma secreta que é usada pela Toyota Hilux.
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Vale lembrar que no início do ano a Mobiauto trouxe com exclusividade a data de lançamento do Volkswagen Tarok. A picape chegará entre o fim de 2026 e início de 2027. Mas e o truque da Hilux para brigar com a Strada?
Bom, a arma especial da Tarok foi revelada também com exclusividade pela Mobiauto. O fato é que a caminhonete trará uma suspensão traseira em eixo rígido, como tem a Hilux. Na prática, esse sistema não é só usado pela Toyota e é comum entre as picapes médias, como Ford Ranger e Chevrolet S10. Até mesmo a Fiat Strada, uma picape compacta, faz uso desse tipo de suspensão.
Mas o que isso significa exatamente? O uso de feixes de mola no eixo traseiro permite com que veículo leve mais carga. Ou seja, a suspensão é mais resistente, o que deixa o veículo, no caso a picape, mais apta a realização de trabalhos pesados.
Ainda não se sabe qual será a nova capacidade de carga da Tarok, mas pode-se ter uma ideia. Isso porque a Mobiauto também trouxe a informação exclusiva de que ela será a substituta da Saveiro aqui no Brasil.
A Tarok então deve conseguir levar mais carga que os atuais 664 kg que a Saveiro Robust suporta atualmente. A expectativa é que a capacidade ultrapasse os 700 kg para brigar com a Strada.
Para efeito de comparação, a Strada tem capacidade 720 kg na caçamba para suas versões de cabine simples. Para as opções de cabine dupla o número diminui para 650 kg.
Uma vez que é esperado que a Tarok rivalize com as versões de topo da Strada, ou seja, de cabine dupla, pode-se dizer que a picape alemã terá capacidade poder levar a melhor nessa disputa.
Vale comparação também com suas outras futuras rivais, as versões de entrada da Fiat Toro e Chevrolet Montana. As versões básicas da Toro, Endurance e Freedom, tem capacidades respectivas de 550 kg e 750 kg, respectivamente. Para a Montana, suas variantes LT e LTZ podem levar respectivamente até 628 kg e 600 kg na caçamba.
Quanto à motorização, ainda restam dúvidas sobre qual trem de força a Tarok vai usar. Existe a chance da picape herdar o conjunto 1.0 200 TSI do T-Cross, o qual deve ser atualizado futuramente, para receber o auxílio de um sistema elétrico que o tornaria um micro-híbrido.
Porém, também há a possibilidade receber o futuro 1.5 TSI Evo2, que já tem produção confirmada para a fábrica de São Carlos (SP). Esse trem de força, além de poder ser a combustão, também suporta motores elétricos para se tornar um híbrido ou híbrido plug-in. Mas esse ponto ainda não está confirmado, o que se tem certeza é que a Volkswagen Tarok trará seu truque da Toyota Hilux.
Projeções: Kleber SIlva/KDesignAG