Volvo XC40 mata o motor a combustão e passa a ser só elétrico no Brasil
A Volvo Car Brasil, importadora da marca sueca no país, anunciou que a partir desta quarta-feira (15), toda a gama do SUV XC40, seu carro-chefe em vendas no país, passará a ser 100% elétrica. Além da versão a combustão, as híbridas serão tiradas de linha.
A empresa enxerga o movimento como o "maior anúncio de eletrificação" já feito no país, porque o XC40 é atualmente responsável por mais de 40% de todas as vendas da fabricante em nosso mercado.
Com a medida, a Volvo espera que o volume de emplacamentos do XC40 cresça entre 8% e 10% no ano que vem, tornando-o o automóvel elétrico mais vendido em território brasileiro, posto ocupado atualmente pelo Porsche Taycan.
No momento, o XC40 Recharge (elétrico) é vendido em versão única de acabamento, por R$ 389.950.
São dois motores elétricos de 204 cv e 33,6 kgfm cada, um dianteiro e um traseiro, que geram tração integral e, juntos, rendem 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque combinados.
O conjunto de baterias pesa mais de 500 kg e gera uma autonomia de até 418 km no ciclo WLTP, com uso prioritariamente urbano.
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Rodovias eletrificadas
A Volvo aproveitou ainda para anunciar um projeto de instalação de postos de recarga rápida do tipo DC em rodovias de todas as regiões do país nos próximos dois anos.
Com investimento de R$ 10 milhões, o projeto será dividido em cinco fases. Na primeira, serão instalados 13 postos DC de 150 kW na Região Sudeste, espalhados pelos Estados de São Paulo (dez postos), Rio de Janeiro (um) e Minas Gerais (dois).
De acordo com a companhia, os postos cobrirão 3.350 km de rodovias e ficarão em postos de serviço de grande rotatividade, como Graal e Frango Assado, e serão abertos a modelos de qualquer marca.
Cada tótem terá dois plugs do tipo 2 e permitirá carregar 80% das baterias de um elétrico como o XC40 Recharge em 35 minutos. As instalações desses 13 postos da fase 1 devem ser finalizadas em abril de 2022.
Além disso, no Estado de SP a Volvo instalará outros 52 wallbox de carga lenta (corrente alternada ou AC, de 11 kW) nos chamados SAUs (Serviços de Atendimento aos Usuários), postos de atendimento emergencial espalhados por rodovias do Estado.
O objetivo da Volvo é ter metade de sua frota comercializada no Brasil eletrificada até 2025, chegando a 100% em 2030.
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Jornalista Automotivo