VW Polo 2023: os itens que o hatch perdeu para ficar mais barato
O lançamento do Volkswagen Polo 2023 causou reações diversas na internet. Muita gente comemorou a redução de preços nas versões Comfortline e Highline, tanto que a VW informou a venda de 7 mil unidades logo em seu primeiro dia oficial nas lojas.
Outras pessoas ficaram incomodadas com a perda de potência do motor TSI. Conforme mostramos, o propulsor 1.0 três-cilindros turboflex passou por uma recalibraçãi e deixou de render 116/128 cv de potência (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque (qualquer combustível). Agora, entrega 109/116 cv e 16,8 kgfm.
A fabricante justificou a medida na tabela de preços, com a inédita versão TSI Manual, oferecida por R$ 92.990, e as automáticas Comfortline e Highline TSI. A primeira viu sua etiqueta cair de quase R$ 109.000 para R$ 102.990, enquanto a segunda baixou de R$ 117.000 para R$ 109.990.
Já testamos o novo Polo TSI e constatamos que, na cidade, a diferença de desempenho praticamente não será sentida. Há alguns incrementos, como os faróis de LED em toda a gama, o quadro de instrumentos digital de 8” nas intermediárias e a manopla de câmbio herdada do T-Cross nas automáticas.
Porém, para chegar a essas reduções, a Volkswagen não mudou apenas a calibração do motor. Confira o que mais o Polo TSI 2023 perdeu para custar mais barato:
Câmbio mais simples
Além do motor, a Volkswagen trocou a especificação do câmbio automático de seis marchas da Aisin, passando a utilizar a caixa AQ160 do extinto 1.6 MSI no lugar da AQ200. A principal diferença está na resistência dos componentes, que não precisam aguentar tanto torque, além de uma modificação nas relações de marcha.
A mesma alteração está prevista para o novo Virtus TSI, que deve chegar ao mercado no princípio de 2023.
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Freios traseiros a tambor
Até a linha 2022, todas as versões do Polo com motor turbo contavam com freios a disco nas quatro rodas. Só as configurações 1.0 MPi e 1.6 MSi traziam pares traseiros a tambor. Agora, os tambores são usados em toda a gama do hatch.
Ajuste da coluna de direção
Na época do lançamento, em 2016, os Polo 1.0 MPI e 1.6 MSI não possuíam nenhum ajuste da coluna de direção. Ao longo dos anos, as versões 1.6 ganharam as regulagens de altura e profundidade, mas isso muda novamente na linha 2023.
Tanto o Polo 1.0 MPI como o 1.0 TSI manual não possuem qualquer tipo de ajuste na coluna de direção. Para achar a posição de dirigir, é preciso regular a altura do banco e do cinto de segurança.
Bancos dianteiros inteiriços
Os bancos do novo Polo também passaram por mudanças. Agora, são inteiriços e inspirados na versão esportiva GTS, segundo a Volkswagen. No entanto, os bancos dianteiros do esportivo possuem abas laterais maiores e estrutura mais complexa.
Dessa forma, a Volkswagen economiza nos encostos de cabeça, que passam a ser padronizados em todas as versões não possuem mais ajustes.
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Banco traseiro bipartido
A simplificação dos bancos também para o banco traseiro, que agora só é bipartido na configuração Highline.
Menos ar e luz
Outro item retirado do Polo é o porta-luvas climatizado. Até a linha 2022, o hatch contava com uma saída de ar-condicionado no compartimento, servindo para deixar uma garrafa de água climatizada, por exemplo.
Outros detalhes são as luzes de cortesia. Antes, havia esse tipo de detalhe no banco traseiro e no porta-malas, mas ambas foram retiradas de todas as versões até agora apresentadas (talvez sejam mantidas na esportiva GTS).
Rodas aro 17
A configuração Highline do novo Polo foi a que sofreu maior redução de equipamentos e preços. Foram R$ 7 mil e, além dos itens já citados, a opção topo de linha do novo Polo perdeu as rodas de liga leve aro 17. Agora, o modelo vem de série com um jogo de 16 polegadas.
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Detector de fadiga
O Polo ainda perdeu o detector de fadiga do motorista.
Retrovisor direito com tilt down
Por fim, o novo Polo deixou de contar com a função tilt down no retrovisor externo direito, aquela que automaticamente direciona o espelho para baixo na hora da manobra, a fim de mostrar a guia para que o motorista não raspe as rodas.
Sem itens de segurança ativa
Aqui não temos algo que o novo Polo perdeu, mas sim que deixou de ganhar. Afinal, não foi desta vez que o modelo brasileiro ganhou algum componente de segurança ativa ou semiautônoma, como assistente de frenagem automática ou de manutenção em faixa, itens presentes em outros produtos da plataforma MQB A0 e até em concorrentes como o HB20.
Desses, o Polo continua a contar apenas com a frenagem automática pós-colisão, que visa a mitigar o efeito rebote em caso de um acidente.
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Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.