VW Polo Track 2023 é popular que merecemos a preço que não merecemos pagar

Carro mais barato da marca no Brasil traz o necessário em um hatch de entrada com dinâmica de carro superior, mas preços atuais o afastam
Diego Dias
Por
12.05.2023 às 21:01 • Atualizado em 29.05.2024
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Carro mais barato da marca no Brasil traz o necessário em um hatch de entrada com dinâmica de carro superior, mas preços atuais o afastam

Com a chegada do novo Polo Track 2023 em fevereiro deste ano nas lojas, a Volkswagen ganhou um reforço de peso na gama do hatch. Basta ver o desempenho nas vendas do modelo e a diferença de unidades emplacadas entre fevereiro e março: um salto de 4.435 carros de um mês para outro. 

Como você pode imaginar, o principal responsável por essa marca é o Polo Track 2023, a versão de entrada do hatch compacto que é vendida atualmente por R$ 81.370, ou seja R$ 5.020 mais barato do que o Polo MPI - versão de base do Polo reestilizado.  

Cores disponíveis: sólidas Branco Cristal (R$ 900) e Preto Ninja (sem custo), e as metálicas Prata Sirius (R$ 1.650) e Cinza Platinum (R$ 1.650). 

Carro mais barato da marca no Brasil traz o necessário em um hatch de entrada com dinâmica de carro superior, mas preços atuais o afastam

A questão é que a missão do Polo Track é de substituir o saudoso Gol, que depois de 42 anos de serviços prestados foi aposentado. Com isso, o modelo ocupa agora a posição de carro mais barato da Volkswagen no Brasil, embora a faixa de R$ 80 mil esteja bem distante de boa parte da população no país - afinal, estamos falando, na prática, de 62,5 salários-mínimos para aquisição de um hatch compacto 1.0.  

Apesar da complicada realidade atual de mercado somado ao baixo poder compra, o Polo Track é um “popular” que substitui o Gol com competência e explicamos os motivos a partir de agora.  

Visual é exclusivo 

O Polo Track tem boas diferenças de estilo em relação as demais opções do Polo: leia-se MPI, TSI, Comfortline e Highline. A dianteira traz um desenho próprio, com destaque para os faróis que entregam basicamente mesmo formato do Polo lançado em 2017, porém, contando com um conjunto óptico de parábola simples e com luzes halógenas padrão H4.  

A dianteira é dona das principais diferenças, ainda mais quando observamos o para-choque, que ostenta uma entrada de ar um tanto maior e que adota um friso preto com desenho diferente do MPI.  

À época do lançamento, o designer da marca, José Carlos Pavone, disse que o desenho da peça acabava melhorando o ângulo de entrada do hatch – algo que acabamos comprovado na prática. Entrar na garagem ou passar por valetas são “desafios” fáceis no dia a dia, sem aquela preocupação de raspar a dianteira.  

Carro mais barato da marca no Brasil traz o necessário em um hatch de entrada com dinâmica de carro superior, mas preços atuais o afastam

Aliás, a grade frontal é outro ponto de mudança, sendo mais larga e também contando com preenchimento em colmeia. É bem diferente da grade do Polo MPI, que é consideravelmente mais fina.   

O que acaba indicando que estamos diante de uma versão mais simples são os retrovisores e maçanetas sem pintura. Felizmente, a falta de pintura não atingiu os para-choques – algo que era comum no início da era dos carros populares na década de 1980. Seria algo indefensável caso fosse aplicado num carro 2023.  

Já as rodas são de 15 polegadas de ferro com calotas escurecidas, que trazem quatro furos em vez de cinco furos do Polo MPI. É outro ponto que denuncia que estamos diante de uma versão mais simples, mas que por outro lado traz menos custos de manutenção - algo bem-vindo em um carro de entrada. 

Carro mais barato da marca no Brasil traz o necessário em um hatch de entrada com dinâmica de carro superior, mas preços atuais o afastam

Na traseira são poucas mudanças, sendo a maior diferença o para-choque traseiro que muda principalmente a parte inferior, enquanto a área do suporte da placa é pintada de preto.  

É um estilo que acaba reforçando a ideia de robustez do hatch. Vale lembrar também que não há qualquer menção ao nome Polo, algo reservado para as demais versões, mas sim o nome Track na tampa traseira.  

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Bem construído, mas o acabamento... 

Feche as portas e repare também na batida mais abafada delas, isso é um sinal de qualidade construtiva. Um ponto em que ele é bem superior ao antecessor VW Gol, mas como isso não está visível aos olhos, fica difícil justificar seu preço com um acabamento que não encanta aos olhos.  

É verdade que está até em sintonia com o segmento, mas fica devendo uma maior variedade de texturas, à exemplo do Fiat Argo, ou mesmo mais detalhes em outras cores para quebrar a sobriedade, nos moldes de um Hyundai HB20. 

Carro mais barato da marca no Brasil traz o necessário em um hatch de entrada com dinâmica de carro superior, mas preços atuais o afastam

Apesar disso, os bancos são bem confortáveis e tem bons apoios laterais, trazendo a mesma padronagem de tecido do Polo MPI – o que é uma boa notícia.  

Está vendo este rádio básico? Faz parte do kit opcional Rádio Media Plus II que custa R$ 920 e soma também o volante multifuncional, quatro alto-falantes, antena de teto e entradas USB tipo C ali no console central. Sem isso, você terá um volante sem botões e plástico preto tampando onde ficaria o rádio.  

Espaço interno 

O espaço segue à risca do que temos nas outras variantes do Polo 2023, ou seja, o suficiente para quem vai acomodado nos bancos dianteiros e apenas razoável no banco traseiro. Fiat Argo e Chevrolet Onix, só para citar dois concorrentes, oferecem mais espaço para os passageiros atrás. 

Carro mais barato da marca no Brasil traz o necessário em um hatch de entrada com dinâmica de carro superior, mas preços atuais o afastam

Dimensões: comprimento, 4.079 mm; entre-eixos, 2.565 mm; largura, 1.751 mm; altura, 1.471 mm; porta-malas, 300 litros; tanque de combustível, 52 litros; 

Polo Track se mostrou melhor que o Gol 

Utilizar o Polo Track diariamente no trajeto entre casa-trabalho e vice-versa causou uma reflexão de como os carros ditos de entrada evoluíram, especialmente quando a comparação entre Polo Track e Gol, modelo que substituiu, é colocada nos holofotes. Isso sem contar os preços praticados atualmente no mercado, onde os hatches compactos de entrada partem de R$ 80 mil. 

É inegável que existe uma distância enorme entre Polo Track e Gol, começando que aqui temos um projeto baseado numa versão da plataforma MQB, enquanto o velho Gol era derivado da base PQ24 oriunda de Polo e Fox que tinha nada menos do que 21 anos de idade por aqui (o primeiro Polo nacional surgiu em 2002). 

Ao dirigir o Polo Track pelas ruas irregulares de São Paulo fica muito nítido como uma plataforma mais moderna e as soldas a laser na carroceria deixam o hatch com um comportamento dinâmico mais refinado. É um carro muito sólido na rodagem.  

Poderia ter mais força 

Chama a atenção também como o Polo Track é silencioso a bordo, mesmo trazendo um motor três cilindros 1.0 aspirado sob o capô, o famoso 1.0 MPI de até 84 cv de potência e 10,9 kgfm de torque.  

Por natureza esse tipo de propulsor tem bastante vibração, refletindo principalmente em leves “tremedeiras” no volante e câmbio anos atrás, algo que era mais notável no Gol que também tinha esse motor. 

Porém, aqui no Polo Track você praticamente não nota isso, o que revela um trabalho de engenharia bem feito mesmo num modelo de entrada. Na prática, a marca teve mais cuidado na calibração mesmo do motor 1.0 MPI, que evoluiu bastante com o tempo (é o mesmo motor do saudoso Fox Bluemotion), bem como no uso de materiais fonoabsorventes.  

Carro mais barato da marca no Brasil traz o necessário em um hatch de entrada com dinâmica de carro superior, mas preços atuais o afastam

Ao longo da semana em que esteve conosco na redação, o Polo Track foi usado tanto no dia a dia na cidade de São Paulo e também em algumas situações na estrada. O fato é que o motor 1.0 MPI entrega números de potência e torque até que dentro do esperado para a sua categoria, mas no dia a dia ele sente os 1.054 kg de peso do hatch. 

Não que o motor 1.0 seja fraco para ele, nada disso, mas é notável que por conta do maior porte do Polo Track ele acaba sofrendo um pouco nas saídas de semáforo ou mesmo em retomadas. O hatch tem sua agilidade como todo compacto, mas você tem que reduzir sem dó as marchas caso queira uma maior rapidez em algumas situações de trânsito. 

Por falar no câmbio, ele traz uma transmissão manual com cinco velocidades que certamente traz uma calibração claramente voltada para melhor consumo, não uma grande velocidade.  

Os engates são curtos e precisos como em todo Volkswagen, mas é nítido que a relação é mais longa e que existe um certo “buraco” entre a segunda e terceira marcha, que faz o ponteiro do conta-giros cair bem nas trocas.  

Ficha técnica Volkswagen Track 2023 

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros 12V, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão, acionado por correia dentada
Taxa de compressão: 11,2:1
Potência: 84/77 (E/G) cv a 6.450 rpm
Torque: 10,3/9,6 (E/G) kgfm a 3.000 rpm
Peso/potência: 12,7 kg/cv
Peso/torque: 103,9 kg/kgfm
Câmbio:  manual de cinco marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 13,4 segundos
Velocidade máxima: 169 km/h 

Consumo Inmetro:  

Polo Track - Cidade: 9,3 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina. Estrada: 10,5 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina. 

Apesar disso, o Polo Track conta com uma suspensão bem calibrada, que equilibra muito bem dinâmica e conforto, mas logicamente pesando mais para o prazer ao dirigir como é de praxe nos carros da marca.  

Ou seja, mesmo nesse 1.0 aqui você pode contornar as curvas mais fechadas com um pouco mais de fôlego que não ficará na mão, pois traz bastante segurança.  

Além disso, seu para-choque e sua maior altura em relação ao solo comparado ao Polo MPI favorecem um uso mais tranquilo na cidade, sobretudo ao rodar pelas vias lunares de São Paulo, ultrapassando com grande facilidade valetas e entradas de garagem.  

VW Polo Track 2023 – Equipamentos de série e opcional 

  • Aibags dianteiros (2) e laterais para os ocupantes dianteiros (2)  
  • Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros  
  • Alto-falantes (2)  
  • Apoios de cabeça no banco traseiro (3)  
  • Apoios de cabeça para bancos dianteiros  
  • Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen  
  • Banco do motorista com ajuste de altura  
  • Banco/encosto traseiro totalmente rebatível  
  • Cintos de segurança automáticos de três pontos na frente com tensores dos cintos (elétricos) e ajuste de altura  
  • Cintos de segurança automáticos de três pontos para bancos traseiros laterais  
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de Tração (ASR), bloqueio do diferencial (EDS)  
  • Direção elétrica  
  • Faróis halógenos  
  • Farol de rodagem diurna  
  • HHC (Hill Hold Control) - Assistente para partida em subidas  
  • Iluminação interna  
  • Imobilizador eletrônico  
  • Levantador do vidro, elétrico  
  • Limpador do para-brisa dianteiro com temporizador  
  • Limpador do vidro traseiro com temporizador  
  • Palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico  
  • Para-sóis com espelho no lado do passageiro e etiqueta airbag no para-sol  
  • Preparação para rádio  
  • Revestimentos dos bancos em tecido  
  • Rodas de aço 15" com pneus 185/65 R15  
  • Travamento elétrico e remoto das portas, porta malas e tampa de combustível 

Opcional: 

Rádio Media Plus II (R$ 920):  

  • agrega Alto-falantes (4) 
  • Antena de teto 
  • Indicador multifunções 
  • Rádio Media Plus II 
  • Tomada USB tipo C 
  • Volante de direção multifuncional 

Vale a pena? 

Em resumo, visualmente até que fica comum para quem não está muito ambientado com a marca confundir o Polo Track e o Gol, já que o hatch compacto fora de linha que foi o carro mais vendido do Brasil por 27 anos se inspirou no Polo europeu nas suas últimas reestilizações.  

As semelhanças param por aí, já que Polo Track e Gol são hatches muito diferentes estruturalmente e também no que diz respeito a conforto, espaço e dinâmica. Apesar de ser mais do que reconhecido os serviços prestados pelo Gol, a saudade que fica mesmo é dos tempos em que um hatch de entrada custava seus R$ 30 mil.  

Com isso é inegável dizer que o Polo Track 2023 é o popular que merecemos ter a preço que não merecemos pagar. 

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