VW Saveiro Robust 2024: o que tem (ou não) a picape mais barata do Brasil
A VW Saveiro 2024 finalmente foi lançada. Ao todo o modelo possui quatro versões, custando a partir de R$ 95.770 na versão Robust 1.6 MSI Cabine Simples. Estamos falando da nova picape zero-quilômetro mais barata do Brasil, abaixo dos R$ 100.990 cobrados pela Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.3.
Para chegar a esse valor, a Saveiro Robust Cabine Simples 2024 oferece um pacote de itens de série modesto e um pacote estético simplificado, com direito a grade e para-choques em preto fosco, além de rodas de aço, embora surpreendentemente com calotas. A solução é tão rústica que pode ser considerada charmosa por alguns.
Você também pode se interessar por:
- O que VW Saveiro Extreme 2024 perde para custar R$ 9.000 menos que a Cross
- Exclusivo: VW A0 picape, a rival híbrida da Toro com receita da Montana
- VW Saveiro 2024 foge da Strada sem câmbio automático. Veja preços e versões
- Fiat Strada 2024 vai de R$ 100.990 a R$ 132.990. Veja preços e versões
Antes de começarmos a dar mais detalhes sobre a Saveiro Robust, é importante ressaltarmos que ela não é a única versão cabine simples da nova Saveiro. Quem quer um pouco mais de estética, porém com uma caçamba maior e apenas dois lugares, encontrará na versão Trendline CS uma opção mais elegante, porém custando R$ 101.490.
A motorização é a mesma, independentemente da versão escolhida: motor 1.6 MSI aspirado flex 16V, com 106 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina, sendo 116 cv e 16,1 kgfm com etanol, sempre conectado ao famoso câmbio manual de cinco marchas MQ200.
Voltando a falar sobre a Robust, em seu interior o acabamento é simples, sem qualquer tipo de rebuscamento. Os bancos, por exemplo, são revestidos de tecido simples e só possuem uma pequena costura para dar uma enfeitada. Já o painel é todo de plástico duro em tons de cinza escuro, ausentes de qualquer desenho ou estilização.
Quer ouvir música na Saveiro 2024 de entrada? Uma pena, pois ela não oferece rádio. E o ajuste dos retrovisores externos é manual, como os maias e astecas faziam. A chave tem pantógrafo fixo, como uma boa Saveiro quadrada dos anos 1980, mas ao menos as travas e vidros são elétricos.
O modelo também já conta com freios traseiros por discos sólidos, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, faróis com DRL (luzes diurnas), controles de tração e estabilidade, sensores de estacionamento traseiros (!), alertas de cinto de segurança e repetidores de setas nos retrovisores externos.
No exterior, a pegada “raiz” prevalece. A versão possui o nome “Robust” em ambas as laterais, assim como na tampa da caçamba. Na parte da frente, tanto o para-choque quanto a grande são em plástico na cor preta. Dois apliques tentam disfarçar, em vão, a ausência dos faróis de neblina.
O nome Robust acabou sendo perfeito: poucos enfeites e muito foco no trabalho duro. A versão pretende atingir frotistas que precisam de mais espaço na caçamba e capacidade de carga. Por isso mesmo, a Saveiro Robust 2024 aguenta oficialmente mais de 700 kg, mais de 50 kg a mais do que a Strada Endurance. Confira os seus itens de série:
VW Saveiro Robust CS 2024 – Itens de série
- Direção hidráulica
- Ar-condicionado
- ·Freios a disco nas quatro rodas
- Sensores de estacionamento traseiros
- Rodas de aço de 15 polegadas
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Assistente de partida em rampa
- DRL (Faróis diurnos)
- Repetidores de setas nos retrovisores
- Protetor de caçamba
- Alerta de cinto de segurança
Jornalista Automotivo