VW T-Cross é boa opção de SUV usado espaçoso e econômico a partir de R$ 88 mil
O Volkswagen T-Cross foi lançado em 2019 com a missão de introduzir a marca no segmento mais concorrido dos últimos anos. Primeiro SUV compacto fabricado pela Volkswagen no Brasil, o modelo ocupa o espaço do Golf na linha de produção da fábrica de São José dos Pinhais (PR) desde que o hatch médio foi descontinuado, em 2020.
Você pode se interessar por:
- Volkswagen T-Cross tem truque para aumentar capacidade do porta-malas
- VW T-Cross 200 TSI 2025: 28 fotos exclusivas do SUV compacto
- Novo VW Tera: o que o SUV tem do Gol para fazer sucesso no Brasil
- Volkswagen prepara 7 lançamentos para os próximos anos no Brasil
O T-Cross agradou logo de cara, a ponto de conquistar o posto de SUV mais vendido do país em 2020 e 2023 – no ano passado, bateu o seu próprio recorde de vendas ao superar a marca de 72.400 emplacamentos.
Atualmente, o Volkswagen T-Cross lidera o ranking de emplacamentos entre os SUVs. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, o modelo soma quase 65 mil unidades comercializadas, de acordo com a Fenabrave (associação de concessionários), cerca de 8 mil carros de vantagem para o Hyundai Creta, o segundo colocado da categoria.
A boa aceitação do T-Cross pelo público pode ser atribuída pela combinação do bom espaço interno com dirigibilidade acertada, favorecida pelas suspensões bem calibradas e a eficiência dos motores turbo. O SUV é construído sobre a plataforma MQB A0, a mesma arquitetura utilizada pelos modelos Polo, Virtus e Nivus.
Além da estrutura, o T-Cross também compartilha com os “irmãos” uma série de componentes eletrônicos, o motor 1.0 turboflex, o câmbio automático Tiptronic e as suspensões McPherson, na dianteira, e o eixo de torção, na traseira.
O SUV mede 4,20 metros de comprimento, 1,56 m de altura, 1,76 m de largura e 2,65 m de distância entre-eixos. O porta-malas atinge os 420 litros de capacidade quando o encosto do banco traseiro é ajustado em sua posição mais vertical.
As versões de entrada e intermediária são movidas pelo motor 1.0 turboflex de três cilindros, identificado pela nomenclatura 200 TSI (referência ao torque em Nm, ao turbocompressor e à injeção direta de combustível). Esse propulsor gera até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
Na versão topo de linha Highline, o T-Cross leva sob o capô o motor 1.4 turboflex (250 TSI) de quatro cilindros, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm – mesmo propulsor do irmão maior Taos.
Independentemente da motorização, o SUV é sempre equipado com o câmbio automático Tiptronic de seis marchas com opção de trocas sequenciais.
Em seu primeiro ano de fabricação, o T-Cross 200 TSI chegou a ser vendido com o câmbio manual de seis marchas, que deixou de ser oferecido pela baixa demanda.
Desempenho e consumo
O Volkswagen T-Cross 200 TSI com transmissão manual acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, de acordo com os dados de fábrica. Com câmbio automático, o tempo sobe para 10,4 segundos.
O consumo médio declarado pelo Inmetro é de 8,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Com gasolina, o SUV faz 12,2 km/l em ciclo urbano e 14,5 km/l em percurso rodoviário.
Na configuração equipada com o câmbio automático, as médias são de 7,8/11,1 km/l na cidade e 9,4/13,3 km/l na estrada (etanol/gasolina).
Já o T-Cross Highline 250 TSI atinge os 100 km/h em 9 segundos e faz 7,4/10,5 km/l em regime urbano e 9/13 km/l em uso rodoviário (etanol/gasolina), de acordo com o Inmetro.
Principais equipamentos
Todas as versões do Volkswagen T-Cross são equipadas de série com seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas com ABS, bloqueio eletrônico do diferencial, direção elétrica, volante com ajustes de altura e profundidade, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento dianteiro, Isofix, faróis de neblina, luzes de rodagem diurna em LED, vidros e travas com acionamento elétrico, ar-condicionado, entre outros.
A partir da configuração 200 TSI automática, são adicionados piloto automático, apoio de braço, volante revestido de couro com aletas para a troca de marchas, duas portas USB, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, central multimídia de 6,5 polegadas.
Na Comfortline 200 TSI, o SUV ainda ganha ar digital, banco do motorista com ajuste lombar, câmera de ré, sensor de pressão dos pneus, manopla do câmbio com acabamento em couro, porta-luvas refrigerado, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de estacionamento dianteiro e sistema de frenagem pós-colisão.
A topo de linha Highline 250 TSI soma aos equipamentos acima os seguintes itens: bancos de couro, retrovisor interno eletrocômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, iluminação ambiente em LED, detector de fadiga do motorista, chave presencial com botão de partida do motor no console central, sistema start-stop, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva.
A versão mais cara pode ser encontrada com opcionais interessantes, como o teto solar panorâmico, painel digital, seletor de modos de condução, assistente de estacionamento automático (Park Assist) e sistema de som assinado pela Beats.
Linha 2025
Na linha 2024, lançada este ano, o Volkswagen T-Cross teve o visual externo atualizado e recebeu melhorias nos materiais do acabamento interno. A central multimídia VW Play foi deslocada para o topo do painel, adotando o efeito semiflutuante comum a outros modelos do segmento. Quase todas as versões passaram a ter saídas de ar-condicionado e duas entradas USB-C para os passageiros do banco traseiro.
As motorizações, no entanto, não sofreram alterações.
Pontos fortes do Vokswagen T-Cross:
- Espaço interno
- Dirigibilidade
- Desempenho dos motores turbo
- Consumo de combustível moderado
Pontos fracos do Volkswagen T-Cross:
- Acabamento interno
- Funcionamento da multimídia VW Play
- Resposta do acelerador
Preços do Volkswagen T-Cross na Tabela Fipe:
Linha 2020
- T-Cross Sense 200 TSI 1.0 Flex 5p Aut: R$ 87.964
- T-Cross 1.0 TSI Flex 12V 5p Mec: R$ 89.798
- T-Cross 200 TSI 1.0 Flex 12V 5p Aut: R$ 90.969
- T-Cross Comfortline 200 TSI 1.0 Flex 5p Aut: R$ 96.761
- T-Cross Highline 250 TSI 1.4 Flex 16V 5p Aut: R$ 105.568
Linha 2021
- T-Cross Sense 200 TSI 1.0 Flex 5p Aut: R$ 91.749
- T-Cross 1.0 TSI Flex 12V 5p Mec: R$ 96.928
- T-Cross 200 TSI 1.0 Flex 12V 5p Aut: R$ 98.631
- T-Cross Comfortline 200 TSI 1.0 Flex 5p Aut: R$ 100.945
- T-Cross Highline 250 TSI 1.4 Flex 16V 5p Aut: R$ 113.292
Linha 2022
- T-Cross Sense 200 TSI 1.0 Flex 5p Aut: R$ 95.210
- T-Cross 200 TSI 1.0 Flex 12V 5p Aut: R$ 101.593
- T-Cross Comfortline 200 TSI 1.0 Flex 5p Aut: R$ 108.764
- T-Cross Highline 250 TSI 1.4 Flex 16V 5p Aut: R$ 119.447
Linha 2023
- T-Cross Sense 200 TSI 1.0 Flex 5p Aut: R$ 101.074
- T-Cross 200 TSI 1.0 Flex 12V 5p Aut: R$ 104.150
- T-Cross Comfortline 200 TSI 1.0 Flex 5p Aut: R$ 114.160
- T-Cross Highline 250 TSI 1.4 Flex 16V 5p Aut: R$ 131.075
Linha 2024
- T-Cross Sense 200 TSI 1.0 Flex 5p Aut: R$ 107.278
- T-Cross 200 TSI 1.0 Flex 12V 5p Aut: R$ 118.869
- T-Cross Comfortline 200 TSI 1.0 Flex 5p Aut: R$ 134.939
- T-Cross Highline 250 TSI 1.4 Flex 16V 5p Aut: R$ 146.779