VW T-Cross x Nissan Kicks: qual o SUV mais barato de manter por ano?
O segmento de SUVs compactos é o mais concorrido do Brasil atualmente. O líder atualmente é justamente o VW T-Cross. Outro que está na briga e ainda não recebe uma atualização desde 2020 é o Nissan Kicks. Por isso, a Mobiauto promoveu um pequeno comparativo de custo anual entre os dois modelos.
Ambos os modelos são as versões de entrada dos SUVs: T-Cross Sense e Kicks CVT. O SUV da VW é equipado como motor 1.0 TSI flex de três cilindros, que oferta 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de seis marchas. Já o SUV japonês tem um motor 1.6 aspirado flex, que entrega 113 cavalos e 15,3 kgfm de torque, com transmissão automático do tipo CVT.
Você também pode se interessar:
- Flagra: Nissan X-Trail pode estrear sistema híbrido que queríamos no Kicks
- Novo Nissan Kicks terá SUV irmão e motor turbo produzidos no Brasil
- Exclusivo: VW T-Cross 2025 tem solução para acabar com furtos de ACC
- Flagra: VW Taos ganhará tapa visual para se fortalecer contra Compass
VW T-Cross Sense 2024 x Nissan Kicks CVT 2024 – Seguro
Como já é de costume, todo proprietário de um veículo que procura um seguro possui um perfil. Dessa forma, contamos com o auxílio da William Kammer Corretora LTDA para fazer uma cotação aproximada, tanto para homens quanto para mulheres. Eis o resultado:
Nissan Kicks CVT
Homem: R$ 3.952,78
Mulher: R$ 2.556,65
VW T-Cross Sense
Homem: R$ 4.242, 03
Mulher: R$ 2.490,05
VW T-Cross Sense 2024 x Nissan Kicks CVT 2024 – Consumo de combustível
Tanto para o Kicks como para o T-Cross, estipulamos que os SUVs tenham rodado 15.000 km no ano. O preço médio no Brasil, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), da gasolina é de R$ 6,11 e R$ 4,04 para o etanol.
Para o Inmetro, o Nissan Kicks tem os seguintes números de consumo: 7,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol e 11,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina.
Seu rival, T-Cross, consome 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada etanol e 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada gasolina.
Logo, o custo anual para abastecer cada SUV é de:
VW T-Cross
Etanol: R$ 7.390,24
Gasolina: R$ 7.701,68
Nissan Kicks
Etanol: R$ 7.769,23
Gasolina: R$ 8.039,47
VW T-Cross Sense 2024 x Nissan Kicks CVT 2024 – revisões
Nesse comparativo, ambas as montadoras indicam uma revisão quando os SUVs atingirem os 10.000 km rodados ou 12 meses, o que acontecer primeiro. A Nissan cobra o valor de R$ 621 para essa primeira revisão. Já a Volkswagen R$ 709,29.
VW T-Cross Sense 2024 x Nissan Kickcs CVT 2024 – IPVA
Para o cálculo, vamos considerar a maior alíquota do Brasil quando o assunto é Imposto de Propriedade de Veículo Automotivo (IPVA), que é a de 4%, cobrada em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Além do valor estipulado para os SUVs na tabela Fipe. Nesse processo, o valor do imposto para o Nissan Kicks é de R$ 4.111,36. Já para o VW T-Cross Sense o gasto é de R$ 4.291,12.
VW T-Cross Sense 2024 x Nissan Kicks CVT 2024 – Cesta de peças
Nissan Kicks CVT 2024
Para-choque dianteiro: R$1.620,00
Para-choque traseiro: R$ 1.319,00
Retrovisor esquerdo: R$ 1.230
Retrovisor direito: R$ 1.316
Capa do retrovisor: R$ 180 (sem pintura)
Farol: R$ 4.880 (cada lado)
Lanterna: R$ 1.490 (cada lado)
VW T-Cross Sense 2024
Para-choque dianteiro: R$ 711, 44 até 2.872,11 (conforme site da marca)
Para-choque traseiro: R$ 933,00 até 2.026, 22 (conforme site da marca)
Retrovisor direito: R$ 595,00 até R$ 1.304, 84
Retrovisor esquerdo: R$ 627,49 até R$ 1.226,03
Lanterna direita: R$ 865,00 até R$ 1.641,62
Lanterna esquerda: R$ 750,00 até R$ 1.617, 29
Farol direito: R$ 1.337,00 até R$ 13.236,02
Farol esquerdo: R$ 1.337 até R$ 13.236,02
VW T-Cross Sense 2024 x Nissan Kicks CVT 2024 – qual o custo anual?
Assim como nos cálculos acima, o custo total precisa de alguns pré-requisitos. Assim, não incluímos gastos na cesta de peças e optamos por usar o valor de consumo com gasolina. Sendo assim, temos:
VW T-Cross
Homem: R$ 16.944,12
Mulher: R$ 15.192,14
Nissan Kicks
Homem: R$ 16.724,61
Mulher: 15.328,48
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.