VW trocará câmbio automático atual por um de oito marchas feito no Brasil
A Volkswagen terá um novo câmbio automático de oito marchas a partir de 2026, que substituirá o atual de seis velocidades utilizado em boa parte dos seus carros vendidos no Brasil. A nova transmissão também será fabricada pela empresa japonesa Aisin, fornecedora da caixa AQ250, identificada pelo nome comercial Tiptronic nos modelos equipados com o motor 1.4 TSI.
Você também pode se interessar:
- Este VW Brasília usou base de Civic e peça de Nivus em projeto de R$ 500 mil
- Novo VW Taos é lançado por R$ 137 mil e será inspiração para o Tera
- Volkswagen T-Cross tem truque para aumentar capacidade do porta-malas
- Volkswagen Tayron pode ser primeiro VW nacional com acabamento alemão
De acordo com o site indiano Autocar India, o novo câmbio é chamado internamente pelo código AQ300, em referência ao torque máximo permitido para a sua aplicação: 300 Nm ou 30,6 kgfm. Essa transmissão deverá ser introduzida nos futuros carros equipados com a motorização híbrida 1.5 TSI Evo2, que terá uma variante flex fabricada em São Carlos (SP) nos próximos anos.
E ainda deve se estender para os motores 1.0 turbo flex, com calibrações 170 TSI e 200 TSI. Com isso, novo VW Tera, Nivus, T-Cross, Polo e Virtus devem ter a novidade no futuro.
O novo câmbio, aliás, chegou a ser citado em fevereiro, durante o anúncio do plano de investimentos de R$ 9 bilhões que a Volkswagen promete aportar no Brasil até 2028. Um acordo da empresa com os sindicatos locais prevê incentivos para que a nova transmissão seja produzida no interior paulista.
A nova transmissão deverá ser aplicada essencialmente nos modelos que atualmente são movidos pelo motor 1.4 turboflex de quatro cilindros (250 TSI): Polo GTS, T-Cross Highline, Virtus Exclusive, Taos e o vindouro Nivus GTS.
Os carros equipados com a motorização 1.0 turboflex de três cilindros (170 TSI e 200 TSI) deverão manter as atuais caixas automáticas AQ160 e AQ200, ambas de seis marchas – inclusive no SUV compacto Tera, confirmado para o ano que vem.
A adoção da nova transmissão automática de oito marchas vai de encontro à estratégia de redução de emissões para atender a nova fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos), que passará a valer no Brasil a partir do dia 1° de janeiro de 2025.