VW vai produzir dois carros híbridos no ABC Paulista a partir de 2027

Acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da região prevê novo ciclo de investimentos na fábrica de São Bernardo do Campo até 2028
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09.11.2023 às 22:18 • Atualizado em 12.11.2024
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Acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da região prevê novo ciclo de investimentos na fábrica de São Bernardo do Campo até 2028

A Volkswagen finalizou nesta quinta-feira (9) um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista que prevê um novo ciclo de investimentos da fabricante na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) pelos próximos cinco anos, até 2028. Ele prevê a produção de dois carros híbridos da marca na planta a partir de 2027.

Nem o sindicato nem a montadora adiantaram quais seriam os modelos, mas o anúncio, ao falar apenas em “dois carros híbridos”, e não em “dois novos carros híbridos”, dá a entender que se trata da eletrificação de produtos já existentes na gama da marca no Brasil e produzidos lá. Os favoritos são o SUV cupê Nivus e o sedan Virtus.

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O anúncio fala em uma “nova plataforma”, que deve ser a forma de se falar sobre o conjunto híbrido flex eTSI, que está em desenvolvimento no País.

Afinal, praticamente toda a produção do hatch Polo foi migrada para Taubaté, no interior do Estado, conforme contamos neste artigo, ficando apenas o esportivo GTS na chamada fábrica da Anchieta (nome da rodovia onde ela se localiza). O outro produto feito lá é a picape Saveiro, que usa a antiga plataforma PQ24 e deve ser tirada de linha até 2027.

Ainda segundo o acordo firmado entre VW e o Sindicato, o plano envolverá a criação de 111 novos postos de trabalho na engenharia e desenvolvimento de produtos no local, para ampliação da motorização híbrida, além da efetivação de 150 trabalhadores com contratos temporários (contratados em maio e setembro).

“Este é um acordo que dá longevidade para a fábrica da Anchieta, reposiciona nossa região rumo à reindustrialização e gera as oportunidades de crescimento do setor de autopeças do ABC”, comentou Wellington Messias Damasceno, diretor administrativo do Sindicato e representante dos trabalhadores na VW.

As negociações contemplaram, ainda, temas como data-base, vale-alimentação, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e a inclusão de cláusulas sociais para os próximos anos. Por fim, prevê mudanças nos parâmetros do PDV (Programa de Demissões Voluntárias) e do programa de efetivação dos trabalhadores na unidade. Atualmente, a fábrica de São Bernardo do Campo emprega 8,2 mil trabalhadores.

A nova família eTSI da VW

O acordo faz parte de um amplo plano de investimentos, explicado pela Mobiauto neste artigo, que totaliza R$ 5,4 bilhões e contemplará todos os complexos industriais da marca no Brasil, incluindo Taubaté, São José dos Pinhais (PR) e a fábrica de motores de São Carlos, também no interior paulista.

O projeto A0 SUV ou VW246, que já teve sua produção confirmada para Taubaté no início de 2025 e está em fase de montagem de protótipos com carroceria definitiva, abrirá o novo ciclo, ainda com motorização só a combustão. Na sequência, virá a A0 picape ou VW247, descoberta em primeira mão pela Mobiauto em julho deste ano, e que chega em 2026 estreando a leva de produtos híbridos flex da companhia.

Com o anúncio da Anchieta prevendo seu primeiro produto eletrificado para 2027, fica cada vez mais claro que a A0 picape deve ser produzida em São José dos Pinhais (PR), dividindo linha com o SUV T-Cross. Ambos terão plataforma MQB A0.

O plano de investimentos envolve São Carlos porque a VW já cota com fornecedores a produção nacional de motores 1.0 e 1.5 TSI eletrificados. Ambos devem receber sistemas híbridos leves de 48V na já mencionada família eTSI, mas o propulsor de maior capacidade cúbica pode também contar com uma especificação híbrida plena (HEV).

No processo, o motor 1.4 TSI deve ser substituído pelo 1.5 TSI Evo2. A partir disso, toda a gama de produtos nacionalizados da marca, incluindo o argentino Taos, devem ser contemplados com versões híbridas flex até 2028. São Bernardo do Campo também entrará no ciclo como centro de armazenamento de baterias.

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