VW Virtus 170 TSI é redenção dos taxistas e rival que Onix Plus não queria
Na última semana, a Volkswagen revelou o novo Virtus para o mercado brasileiro. Apesar do sedan só chegar às lojas em março, a fabricante alemã já confirmou os preços, versões e equipamentos.
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Há duas grandes novidades na gama do Virtus, a configuração Exclusive, que substitui a GTS e promete peitar o Toyota Corolla, e a 170 TSI, que faz o Virtus descer um patamar e tentar recuperar volume de vendas.
A redenção dos taxistas
Taxistas sempre optaram por carros espaçosos e o mais econômicos possíveis. Sedans ainda são a maioria dentro dessa categoria, especialmente pela capacidade do porta-malas.
Nesse cenário, com o compartimento acima dos 500 litros e consumo de até 16,3 km/l na estrada com gasolina, o Virtus deverá ser uma das opções mais procuradas pelos motoristas da categoria.
VW Virtus 170 TSI manual 2023 (cinco marchas) – Consumo Inmetro
· 9,6 km/l com etanol na cidade
· 13,8 km/l com gasolina na cidade
· 11,4 km/l com etanol na estrada
· 16,3 km/l com gasolina na estrada
VW Virtus 170 TSI automático 2023 (seis marchas) – Consumo Inmetro
· 8,7 km/l com etanol na cidade
· 12,4 km/l com gasolina na cidade
· 11 km/l com etanol na estrada
· 15,6 km/l com gasolina na estrada
Recuperar o espaço
A grande maioria dos sedans compactos ou intermediários perdeu espaço em 2021. Os únicos que apresentaram crescimento foram Honda City, que trocou de geração, Toyota Yaris e Renault Logan.
No entanto, o Volkswagen Virtus foi o modelo que mais perdeu espaço. A queda foi de 72,64%, saindo de 20.563 unidades vendidas em 2021 para 5.626 emplacamentos em 2022.
Muito disso foi causado pelo reposicionamento do Virtus no ano passado. Ao perder as versões equipadas com motor 1.6 MSI de 117 cavalos de potência e 16,5 kgfm, o sedan passou a ser vendido apenas na casa dos R$ 120 mil em diante.
Agora, com as versões 170 TSI, ele terá preço inicial em R$ 103.990 com câmbio manual e R$ 112.990 com transmissão automática. Isso o coloca em posição estratégica contra Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus, seus rivais turbinados, além de voltar a incomodar o Honda City.
Ficha técnica Volkswagen Virtus 170 TSI
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros 12V, turbo, flex, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por correia dentada
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 116/109 (E/G) cv a 5.500 rpm
Torque: 16,8 (E/G) kgfm a 1.750 rpm
Peso/potência: 9,8 kg/cv
Peso/torque: 68,2 kg/kgfm
Câmbio: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,5 segundos (manual) e 11,7 segundos (automático)
Velocidade máxima: 192 km/h
Como anda o Virtus mais básico
Caso você não tenha visto, o Virtus 2023 ganhou importantes itens de segurança. Há adição de seis airbags, e todas as versões com câmbio automático receberam frenagem autônoma de emergência. O sedan também ganhou outros itens que o Polo acabou esquecendo.
A grande questão fica por conta da capacidade de rodar com o motor mais fraco. Na cidade a diferença é quase imperceptível, até pela entrega de torque mais cedo (1.700 rpm no 170 TSI contra 2.000 rpm no 200 TSI). No entanto, basta precisar de uma retomada ou fazer ultrapassagens em rodovias para sentir o torque menor.
Quando forçamos uma ultrapassagem ou precisamos subir a velocidade até os 120 km/h, o motor trabalha acima de 3 mil rpm, aumentando o desconforto acústico. No geral, o desempenho ainda é satisfatório, especialmente para quem andava com o 1.6, que até é mais rápido, mas bem menos econômico.
Bom é que a VW aproveitou a atualização de meia vida do Virtus e, a exemplo do Polo, reviu a calibragem dos amortecedores. Isso, mais as rodas aro 16 com pneus de perfil relativamente generoso, deixou o hatch mais confortável em uso urbano.
Dimensões Volkswagen Virtus; 4,561 m de comprimento (+ 79 mm), 1,752 m de largura e 1,507 m de altura (+ 35 mm).
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões tipo McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; vão livre do solo, 149 mm; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo central, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; coeficiente aerodinâmico, 0,344 Cx; carga útil, 424 kg.
Confira a avaliação em vídeo:
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.